Registrato do Banco Central

Como consultar o Registrato do Bacen?

29 fev 2024
4min de leitura

Descubra como consultar o Registrato do Bacen de maneira fácil e rápida, tudo online! Ele é um banco de dados que guarda informações sobre suas transações financeiras, seja você pessoa física ou jurídica. 

Vamos explorar o que é, como acessar e como ele pode ser útil para organizar sua vida financeira. Saiba tudo abaixo!

O que é o Registrato do Bacen?

O Registrato do Bacen é um resumo das informações financeiras de uma pessoa ou empresa com um banco. Esse registro inclui dívidas, operações de crédito e câmbio.

Através do Registrato, é possível acessar online, o histórico gerado por bancos e financeiras. Ele revela todas as contas bancárias associadas, ativas ou inativas, as últimas dívidas liquidadas ou não, e relatórios de envio de valores para o exterior.

Bancos e instituições frequentemente utilizam o Registrato ao analisar solicitações de crédito, junto com consultas no SPC e na Serasa. Mesmo com um nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito, o Registrato pode conter informações que afetam a aprovação da solicitação.

Como acessar o Registrato?

Para consultar registrato do Banco Central é bem simples, conforme os passos abaixos:

  1. Entre no site do Banco Central na parte do Registrato;
  2. Clique em “Entrar no Registrato”. 
  3. Você será redirecionado à página para acesso ou criação da sua conta gov.br;
  4. Caso não tenha uma conta gov.br, siga o passo a passo indicado na tela;
  5. Caso você já tenha uma conta gov.br, é só usar seu CPF e sua senha para acessar o Registrato.
  6. Com isso, você terá acesso à página inicial do Registrato.

Vale ressaltar que, para acessar o Registrato, você precisa ter uma conta gov.br com níveis prata ou ouro. Para saber mais, acesse o guia do governo sobre os níveis da conta gov.br.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como gerar relatórios no Registrato?

Como gerar relatórios no Registrato?

O relatório do Registrato do Banco Central lista todas as instituições financeiras vinculadas ao seu CPF ou CNPJ. Aqui está um guia simples para gerar o relatório:

  1. Acesse o site do Banco Central: Entre na página de login do Registrato usando seu CPF e senha do credenciamento online.
  2. Clique em Consultar: Na tela dividida entre diferentes opções, como “Cheques Sem Fundos” e “Empréstimos e Financiamentos”, clique em “Consultar” para gerar os relatórios desejados.
  3. Aceite os termos de uso: Em cada categoria, aceite os termos e clique no botão correspondente para gerar o relatório.
  4. Acesse o relatório: Visualize todos os dados de instituições financeiras, incluindo valores vencidos, montante atual devido ou histórico de cheques sem fundo.
  5. Emissão do relatório de câmbio: No caso específico do painel de câmbio, o Banco Central emite um relatório das transações em moeda estrangeira. O arquivo PDF estará disponível para download em até dois dias úteis.

Veja também: Como consultar dívidas no CNPJ? Saiba tudo aqui!

O que é exibido no Registrato?

O Registrato do Banco Central oferece seis tipos de relatórios: Cheques Sem Fundo, Empréstimos e Financiamentos, Contas e Relacionamentos, Cadin Federal, Chaves Pix e Câmbio. Confira abaixo o que significa em cada um deles:

Cheques Sem Fundo

Esse relatório lista a quantidade de cheques emitidos em seu nome que foram devolvidos por falta de fundos em sua conta bancária.

Empréstimos e Financiamentos

É possível verificar especificamente informações sobre operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, além de outras opções. Nesse relatório estão todas as operações com valores de no mínimo R$200, além da instituição em que o crédito foi realizado.

Contas e Relacionamentos

Nesse relatório, constam as instituições na qual você tem ou já teve algum tipo de relacionamento. Dessa maneira, fica mais fácil identificar inclusive se há alguma conta aberta que você já não se lembrava, por exemplo.

Cadin Federal

O Cadin Federal é uma sigla para “Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal”. Em outras palavras, esse relatório permite ver se há dívidas em seu nome relacionadas a órgãos e entidades federais.

Chaves Pix

Estão listadas todas as chaves Pix em seu nome. Você confere tanto a identificação da Chave Pix quanto os dados bancários e datas de registro atreladas a elas.

Câmbio

Nas operações cambiais são exibidas informações de transferências internacionais, como operações de câmbio e demais transações que envolvam o nome do usuário cadastrado. 

Vantagens do Registrato

O Registrato do Banco Central oferece vantagens importantes para quem busca reorganizar suas dívidas ou iniciar um financiamento imobiliário. Com ele, é possível visualizar todas as dívidas, facilitando a organização financeira para planejar investimentos ou compras.

Se você já possui uma linha de crédito aberta, como empréstimo ou financiamento, a consulta ao Registrato é útil para garantir a inexistência de cobranças indevidas de taxas e juros.

As instituições financeiras utilizam o Registrato para analisar o histórico do cliente, permitindo a escolha do melhor produto ou serviço de acordo com o perfil do consumidor.

Ao solicitar um empréstimo, o cliente pode usar o Registrato para comprovar seu histórico de crédito, buscando benefícios como juros mais baixos ou prazos de pagamento facilitados.

Conclusão

Como você pode ver, o Registrato do Banco Central é o histórico financeiro que pode ajudá-lo na solicitação de empréstimos, financiamentos ou até mesmo para que você faça seu planejamento financeiro.

Com a facilidade para consulta e para conseguir relatórios com todas essas informações, utilizar essa ferramenta pode ser ainda mais vantajoso para você acompanhar sua situação de crédito também.

1/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

20 pensamentos sobre “Como consultar o Registrato do Bacen?

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Nailton. Tudo bem?😊 Aqui na CashMe trabalhamos com empréstimo com garantia de imóvel. Você coloca seu imóvel como garantia da operação e, em troca, consegue taxas mais baixas e prazos maiores para pagamento. Emprestamos valores a partir de R$50 mil. Nossa taxa é de a partir de 0,72% ao mês + CDI e você tem até 240 meses para pagar. Faça uma simulação em nosso site, clicando em SIMULE AGORA.

  1. Avatar
    Dalva Batista diz:

    Tenho um risco bancário que eu não sei do que se trata preciso saber o porquê não consigo financiamentos empréstimo e etc

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade