técnicas de vendas

10 técnicas de vendas eficientes

24 jul 2020
5min de leitura

Quem é vendedor sempre quer aumentar seus ganhos, mas para isso é importante não apenas ter boa lábia, mas sim saber técnicas de vendas. Você conhece elas?

Nessa matéria vamos te ensinar a como conquistar seus clientes por meio dessas técnicas que vão te permitir crescer profissionalmente. Além disso, utilizando-as, você pode se tornar um vendedor de sucesso.

Aliás, segundo pesquisa de 2017 feita pela empresa sueca Better Business World Wide, o Brasil ficou na penúltima posição em ranking de simpatia de vendedores. O levantamento foi feito comparando outros 16 países.

Conheça agora as 10 principais técnicas de vendas

A verdade é que se você não souber usar as técnicas de vendas corretamente ao invés de atrair o cliente, pode perdê-lo. Então não seja o tipo de vendedor que ao acaba expulsando quem deseja seu serviço ou produto.

O que se tira de lição disso é que temos que ter simpatia para conseguir atrair mais clientes. Você tem?

Antes de tudo, as técnicas de vendas são variadas e devem ser consideradas conforme o seu modelo de negócio. Veja abaixo 10 técnicas de vendas e utilize qual se adequa melhor ao seu produto ou serviço. O resultado é garantido, mais vendas!

Entenda quem é seu cliente e o que ele precisa!

Saber a quem você está vendendo algo é fundamental para ter sucesso em suas vendas. Conheça seu público-alvo e a partir dele você saberá como conquistá-lo.

Apresente aos seus clientes o benefício, características e vantagens daquilo que está vendendo e faça com que ele se sinta convencido, por meio da persuasão.

Nas características você pode apresentar o que seu produto, por exemplo, tem a oferecer. Nas vantagens conte ao cliente o seu diferencial dos demais. Já nos benefícios fale sobre como o que você tem a oferecer pode resolver o problema ou necessidades dele.

Conheça seu produto

Uma das principais técnicas de vendas é você conhecer o produto que está vendendo. Caso o cliente te pergunte qualquer coisa relacionado ao que vai comprar é necessário que você tenha a resposta na ponta da língua. Caso isso não aconteça você pode colocá-lo em dúvida quanto ao produto e ele possivelmente deixará de fazer a aquisição.

Seja simpático

Ao contrário do que a pesquisa aponta, tente abrir um sorriso e ser simpático com quem deseja comprar aquilo que está oferecendo. Isso pode ser o pontapé inicial de uma boa compra a ser realizada.

Seu cliente precisa confiar em você!

Essa dica é infalível, visto que se ele confiar em você, provavelmente voltará a comprar contigo e virar o famoso cliente fiel. Isso só é possível de acontecer utilizando ética, simpatia e convencendo seu cliente que ele precisa daquilo que está diante dos olhos dele.

Se conseguiu que o cliente volte a comprar de você, podemos dizer que a venda está completa, visto que foi estabelecida uma relação de confiança.

Ser flexível é fundamental

Técnicas de vendas Flexível

Cada cliente tem seu perfil e você precisa logo identificá-lo para evitar de perdê-lo. Sendo assim, certamente é necessário ser flexível, por exemplo em caso de você não ter o que ele deseja naquele momento.

Tendo estabelecido uma relação de confiança é possível avisá-lo de quando o que ele deseja estará disponível e ele retornará para fazer a compra.

Ou seja, é muito importante estar preparado para se adaptar a qualquer tipo de situação que venha a acontecer durante um processo de venda. Por isso, saber as técnicas de vendas é muito importante para não perder seus clientes.

Seja estratégico

Sabe o que seu concorrente está vendendo? Não? Então essa é uma das técnicas de vendas mais comuns a ser utilizada.

Conheça o produto do seu concorrente e crie estratégias que demonstre o porquê seu produto é melhor.

Nessa hora é importante mostrar o diferencial do seu produto ou serviço para convencer seu cliente e garantir sua venda.

Criatividade é a alma do negócio

Seus clientes não estão chegando até você? Então essa é uma boa hora de tentar chamar a atenção dele.

Seja criativo, faça uma promoção atrativa, busque alternativas inovadoras que permitam que o que você tem a oferecer seja vendido.

Divulgação é fundamental

Essas técnicas de vendas não adiantarão muito se não houver divulgação daquilo que deseja colocar no mercado para as pessoas comprarem.

Aposte nas redes sociais e na divulgação da sua empresa. O marketing é fundamental para que suas vendas aumentem

Uma boa comunicação visual também pode ajudar a atrair o cliente para dentro do seu estabelecimento, se for o caso.

Além disso, utilize todas as possíveis formas de comunicação, sendo e-mail, telefone, WhatsApp, Google Meu Negócio, tudo que for possível para atrair o cliente.

“Nunca ache que o cliente não conhece o produto ou serviço oferecido”

Cuidado ao achar que o seu cliente não sabe sobre aquele produto que deseja vender. Pode ser que ele tenha pesquisado antes mesmo de chegar na sua loja.

Atualmente, as redes sociais colaboram muito para isso por meio de seus mecanismos de buscas. Nelas é possível consultar comentários e avalições sobre um determinado produto ou serviço.

Sendo assim, nada de empurrar aquilo que seu cliente não deseja. Assim, você evite qualquer tipo de propaganda negativa sobre seu negócio!

Honestidade é muito importante

Sabe aquela história de não venda aquilo que não compraria? Isso se encaixa muito bem nesse tópico de técnicas de vendas eficientes.

Seja ético com quem deseja comprar de você e não use de mentiras ou omissões sobre aquilo que deseja vender. Da mesma forma que não gostaria que fizesse isso contigo, não faça isso com seu cliente.

Conclusão

Com essas 10 técnicas de vendas eficientes será possível atrair ainda mais clientes e fazer seus lucros aumentarem significativamente.

Além disso, utilizando dessas técnicas você terá a confiança de seus clientes e seu negócio pode crescer muito. Caso tenha outras sugestões de técnicas de vendas que acredita ser importante para concluir uma venda bem-sucedida deixe abaixo nos comentários.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade