Home Equity: o que é, como funciona, vantagens e mais!

27 set 2023
5min de leitura

O Home Equity, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é uma linha de crédito que pode ser solicitada por pessoas físicas ou jurídicas. Você sabe por que essa modalidade está ficando conhecida?

Muito popular nos Estados Unidos, essa modalidade vem ganhando espaço no mercado brasileiro devido às taxas de juros mais baixas, crédito com valores altos e pagamento estendido em até 240 vezes. Além disso, algumas fintechs, como a CashMe, possuem processo 100% online e oferecem até 60% do valor do imóvel em crédito.

Se deseja aprender mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é Home Equity?

Também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, o Home Equity é uma modalidade de empréstimo em que você pode utilizar uma propriedade que já é sua como garantia.

Esse tipo de empréstimo é muito atrativo, pois oferece valores de crédito alto e taxas mais baixas que as outras modalidades tradicionais. Esse valor pode ser utilizado para quitar dívidas, investir na propriedade, em projetos pessoais ou abrir o próprio negócio.

A diferença desse tipo de contrato é a alienação fiduciária que falaremos a seguir.

O que é alienação fiduciária?

A alienação fiduciária é um instrumento jurídico que permite utilizar uma propriedade como garantia. Diferente do empréstimo com garantia tradicional, ao realizar um empréstimo com garantia de imóvel, significa que essa propriedade é transferida para quem concede o crédito até a quitação da dívida.

É importante saber que, esse imóvel continua com o proprietário original, que pode utilizá-lo normalmente seja para morar ou para alugar.

Na alienação fiduciária, o imóvel entra apenas como garantia do pagamento das prestações pré-definidas no contrato. Assim, a instituição financeira que ofereceu o empréstimo, consegue praticar juros mais baixos, porque a garantia de inadimplência é menor.

Corro risco de perder meu imóvel?

Sim, porém em casos extremos! Toda instituição financeira prioriza e deseja a quitação da dívida do cliente. Por isso, em caso de inadimplência, há etapas de negociação anteriores à perda do imóvel em garantia.

Esse é outro motivo pelo qual a análise de crédito é um dos instrumentos utilizados pelas financeiras. Garantir uma operação saudável para ambas as partes é fundamental para evitar esse cenário. Aprenda com consultar as dívidas e encontrar as principais para quitá-las.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais tipos de imóveis posso usar no Home Equity?

Como dissemos anteriormente, cada instituição financeira possui suas próprias regras, mas de modo geral, os imóveis aceitos são os residenciais (apartamentos e casas), salas e prédios comerciais novos ou usados. Alguns terrenos também são aceitos, localizados dentro de condomínios ou em áreas urbanas.

Você sabe como são avaliados os imóveis para o Home Equity? A gerente comercial da CashMe, Marina D’Aulísio, explica tudo no vídeo abaixo, confira:

Vantagens do Home Equity

O Home Equity apresenta diversos benefícios pelo fato de ter um imóvel como garantia. Abaixo estão as principais vantagens, mas atenção: alguns detalhes, como valores e prazos, podem variar uma instituição financeira para outra. E as condições também dependem da análise de crédito do cliente.

  • Taxas mais baixas — mais baratas do que outros tipos de crédito;
  • Valores maiores — até 60% do valor do imóvel;
  • Prazos mais longos — até 240 meses para pagar;
  • Pagamento flexível — cada instituição financeira oferece opções de flexibilização do pagamento;
  • Seguro e confiável — procure instituições financeiras que sejam reguladas pelo Banco Central para não cair em golpes;
  • Comodidade — algumas instituições financeiras e principalmente as fintechs oferecem processos 100% online, descomplicado e prático.

Existem também outros tipos de empréstimos para os mais diferentes fins. Conheça sobre as opções para uma dessas motivações com o texto 7 tipos de empréstimo para abrir franquia!

Posso compor renda com outra pessoa?

Sim, a maioria das instituições financeiras que oferecem esse serviço aceitam mais de um participante na mesma operação. Antes de finalizar o contrato de empréstimo, verifique essa possibilidade. Algumas instituições, como a CashMe, aceitam até mais de um imóvel como garantia na mesma operação.

Mitos sobre o Home Equity

Algumas pessoas evitam essa modalidade de empréstimo devido a vários mitos sobre o assunto, confira abaixo os principais:

“Home Equity é complicado”

Algumas instituições e fintechs fazem esses procedimentos totalmente online. Até mesmo a vistoria do imóvel pode ser feita remotamente, o que torna o processo simples e prático.

“Só posso solicitar o empréstimo se não tiver outras dívidas”

Você pode usar o crédito do Home Equity para qualquer fim, inclusive quitar dívidas.

“O risco de perder meu imóvel é alto”

Esses casos só ocorrem em situações extremas. As instituições financeiras têm como prioridade garantir uma transação saudável e evitar cenários como esse.

Leia também: Empréstimo de R$ 100 mil: veja como solicitar

Diferenças entre Home Equity x hipoteca

As modalidades possuem processos semelhantes, mas os objetivos e contratos são diferentes.

Para o Home Equity é necessário ter um imóvel para colocá-lo como garantia no contrato de alienação fiduciária. A finalidade desse empréstimo não está atrelada ao uso, ou seja, esse dinheiro pode ser utilizado para quitar o imóvel, pagar as dívidas, investir no próprio negócio e mais.

Na hipoteca, o imóvel é utilizado como garantia, mas não há o contrato de alienação fiduciária, na prática, se o cliente não pagar o empréstimo a instituição financeira precisa entrar com um processo judicial para poder tomar o imóvel. Por isso, essa modalidade conta com taxas de juros mais altas.

Se deseja fazer um empréstimo, mas ainda não possui um imóvel, continue no blog e saiba como financiar um imóvel. Veja o passo a passo. Nos vemos no próximo post!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade