Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?
ícone de calendario

Atualizado:
29/04/2022

ícone de calendario

Publicado:
31/03/2022

ícone de relógio

Leitura de
9 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Para contratar essa linha de crédito, é preciso colocar um imóvel como garantia de pagamento à instituição financeira, através de um processo de alienação fiduciária. E por isso ele oferecer vantagens exclusivas como juros baixos e longo prazo para parcelar.  

Você já ouviu falar em empréstimo com garantia de imóvel? Esse tipo de crédito não é tão diferente do empréstimo pessoal, com o qual você deve estar mais familiarizado. O principal diferencial é que, nesse caso, o cliente oferece um imóvel que ele possui como garantia de pagamento. 

Isso também acontece quando você contrata um financiamento: o próprio imóvel que você está comprando serve como garantia de pagamento. Se você não conseguir pagar as parcelas, o imóvel passa a ser da instituição financeira. Esse tipo de solução pode ser muito útil para quem quer começar seu próprio negócio, quitar dívidas ou adquirir um bem com valor mais alto. 

Buscando a melhor opção de crédito? Faça agora uma simulação grátis e garanta os juros mais baixos do mercado!

Conheça o Crédito com Garantia de Imóvel

No texto de hoje, você tira todas as suas dúvidas sobre como funciona o empréstimo com garantia de imóvel, seja: você pode morar no imóvel que está em garantia? Ou mesmo alugar ou vender? O que pode fazer você perder seu imóvel? É preciso comprovar renda? E muitos outros tópicos. Continue a leitura até o final e não perca!

O que é empréstimo com garantia?

Um empréstimo com garantia é uma linha de crédito na qual você oferece um bem que possui como se fosse uma caução de que você fará o pagamento das parcelas. Esse bem pode ser um imóvel, um automóvel ou até mesmo um celular. Se as parcelas não forem pagas, o bem deve ser entregue para a instituição financeira.

Mas no conteúdo de hoje vamos focar no empréstimo com garantia de imóvel, que também é popularmente conhecido como home equity em países europeus e nos Estados Unidos. No Brasil, ele vem despertando o interesse de muitas pessoas devido a sua taxa de juros, que está entre os mais baixos do mercado. 

Essa também parece uma boa vantagem para você? Espera que tem mais!

As principais características desse tipo de crédito são:

  • Quem solicita o empréstimo tem que apresentar um imóvel como garantia de pagamento do valor. Esse imóvel não pode estar alienado com nenhum banco;
  • O valor disponível costuma se de até 60% do valor avaliado do imóvel;
  • Os prazos de pagamento são maiores;
  • As taxas de juros são especialmente baixas.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Como o próprio nome diz, no empréstimo com garantia de imóvel, o cliente oferece uma propriedade como caução do pagamento das parcelas. Quando faz isso, ele demonstra para a instituição financeira que não oferece risco de inadimplência. E por isso consegue condições melhores do que em outras modalidades de crédito.

O imóvel a ser usado como garantia pode ser uma casa, ponto comercial, terreno ou um apartamento. Durante o período em que o empréstimo estiver sendo pago, a propriedade passa a ser responsabilidade da instituição financeira. 

Para solicitar esse tipo de empréstimo, é necessário enviar a documentação do imóvel para a instituição. Ela também pode requerer uma vistoria no imóvel para avaliar como estão suas condições antes de assinar o contrato. A aprovação normalmente leva apenas alguns dias e o cliente pode usar o dinheiro da maneira que preferir, sem a necessidade de prestar satisfação à instituição. 

Quando contratar esse tipo de empréstimo?

Confira algumas situações em que fazer um empréstimo com garantia de imóvel pode ser vantajoso para você:

Para quitar dívidas e organizar suas finanças

Como o empréstimo com garantia de imóvel tem taxas mais baratas e um prazo de pagamento maior, pode ser uma ótima opção para quem tem dívidas com juros altos. É uma ótima forma de substituir uma dívida cara por outra mais barata.

Para investir no seu próprio negócio

Se você quer abrir uma empresa, deve saber que normalmente só terá retorno no médio ou no longo prazo. Por isso, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima opção para cobrir suas despesas e fazer os investimentos necessários para o crescimento do seu negócio.

Para fazer um intercâmbio ou uma viagem ao exterior

Sonhar é de graça, mas realizar seus sonhos pode ser mais caro do que suas condições. Por isso, para evitar pagar mais caro para fazer aquela viagem dos sonhos e fugir das altas taxas para fazer compras no exterior, você pode usar o empréstimo com garantia de imóvel.

Como contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

Quando você pensa em empréstimo com garantia de imóvel, vem à sua cabeça a ideia de que a burocracia é ainda maior? E se eu te disser que aqui na CashMe o processo pode ser totalmente online e você passa por apenas quatro etapas?

  1. É isso mesmo! Tudo começa quando você decidi fazer uma simulação de empréstimo gratuita. Nessa etapa, que leva apenas três minutos, você preenche alguns campos e tem acesso às condições do seu crédito. 
  1. Em seguida, fazemos uma análise de crédito, do seu perfil e do seu imóvel para oferecer a melhor solução para sua necessidade.
  1. Após a aprovação de crédito, é o momento da assinatura do contrato. Essa etapa pode ser feita online, por meio de certificado digital. Aqui cuidamos disso para você!
  1. Depois de todas essas etapas, é só aguardar que o dinheiro será depositado na conta indicada. Simples não?

Quais são as vantagens desse tipo de crédito?

A principal vantagem dessa modalidade de empréstimo é a possibilidade de pagar taxas de juros reduzidas com prazos maiores. Mas, esses não são os únicos benefícios. Confira:

As menores taxas de juros do mercado

Esta não é a única, mas certamente é a principal vantagem do empréstimo com garantia de imóvel. Como a instituição financeira tem uma segurança a mais contra a inadimplência, acaba oferecendo as melhores condições para o cliente.

Aqui na CashMe, por exemplo, nossa taxa de juros é inferior a 1% ao mês.

Maior prazo de pagamento

O nosso maior objetivo é ajudar você a conquistar um crédito saudável, com parcelas que cabem no seu bolso. E é por isso que nosso prazo de pagamento é estendido e maior do que qualquer outra modalidade do mercado. Sem contar que você tem um período de carência para pagar a primeira parcela. 

Parcelas com valores reduzidos

As taxas de juros reduzidas somadas ao prazo de pagamento estendido fazem com que o valor das parcelas desse tipo de crédito seja reduzido. Assim, fica muito mais fácil fazer o pagamento das parcelas, concorda?

Liberdade para usar o dinheiro

Em um financiamento, a liberação do crédito está condicionada a um uso específico do dinheiro. Ou seja, você só pode usar o dinheiro para comprar um carro ou um imóvel, por exemplo. Por outro lado, as opções de empréstimo que não são vinculadas a um uso específico costumam ter taxas de juros mais altas.

Com um empréstimo com garantia de imóvel, você consegue reunir as melhores partes das duas opções: juros reduzidos e a liberdade para fazer o que quiser com o dinheiro. 

Por que os juros são mais baixos?

Os juros do empréstimo com garantia de imóvel costumam ser menores do que os de outras modalidades de crédito. Isso acontece exatamente porque a instituição financeira tem uma garantia de que o dinheiro que está emprestando será pago.

Ou seja, os riscos de inadimplência para ela são muito menores do que em créditos que não possuem nenhuma garantia. Por esse motivo, a instituição consegue proporcionar as melhores condições de pagamento ao cliente, o que inclui os juros mais baixos.

Agora que você já tem informações sobre o empréstimo com garantia de imóvel faça uma simulação grátis e garanta os juros mais baixos do mercado!

Eu quero Crédito com Garantia de Imóvel

Dúvidas comuns sobre empréstimo com garantia de imóvel

Como essa é uma modalidade de crédito relativamente nova no Brasil, é comum que ainda existam muitas dúvidas ao redor dela. Por isso, abaixo vamos te ajudar com algumas dessas questões. Confira:

Posso morar, alugar ou vender o imóvel usado como garantia?

Quando você coloca um imóvel como garantia em um empréstimo, você pode continuar usando-o como bem entender. Isso porque, embora o imóvel seja transferido para o nome da empresa até você quitar o débito, a posse continua sendo sua.

Assim, você pode continuar morando, alugando ou usando da forma que você sempre fez. Quando terminar de pagar as parcelas do empréstimo, o imóvel é transferido novamente para o seu nome.

Mas, e quanto à venda? O dono do imóvel também pode vendê-lo, mas nesse caso, tem duas opções: ou ele quita a dívida ou o novo comprador a assume. Todo esse processo também é documentado e registrado no cartório. 

Posso perder o meu imóvel?

Quando você coloca seu imóvel como garantia de pagamento de um empréstimo, você corre o risco de perdê-lo. Mas isso só acontecerá se você não conseguir pagar as parcelas, e essa for a última opção da instituição. 

Isso porque a negociação da dívida é um direito do consumidor. Em casos de imprevistos, ele pode entrar em contato direto com o credor e renegociar as parcelas para que caibam em seu bolso. 

Na CashMe, por exemplo, os clientes podem solicitar carência adicional de um mês por ano ou de até seis meses para se restabelecer financeiramente. Para solicitar o recurso, o cliente deve ter pago as primeiras seis parcelas.

Outras medidas, como o leiloamento do imóvel, só são tomadas caso a renegociação não funcione. O processo funciona assim: o bem é leiloado, o valor da venda é usado para cobrir a dívida e o que sobrar é devolvido ao proprietário. Isso significa que o banco não tem lucro na operação. 

Lembre-se que o objetivo do empréstimo com garantia de imóvel não é que a instituição receba o imóvel como pagamento. A intenção é receber o pagamento do valor emprestado mensalmente, conforme acordado em contrato.

O imóvel tem que ser meu?

Não é obrigatório que o imóvel esteja em seu nome para solicitar esse tipo de empréstimo. Porém, o proprietário do imóvel deve estar de acordo com a transação e também deve assinar o contrato.

Assim, o dono de imóvel se torna o responsável pelo acordo, sendo chamado de interveniente garantidor. Assim, mesmo que você não tenha um imóvel em seu nome, é possível pedir um empréstimo com garantia de imóvel se alguém que você conhece e possui um imóvel concordar em concedê-lo para você.

Eu preciso comprovar renda?

Embora muitas pessoas acreditem que ao dar o imóvel como garantia de pagamento não precisam comprovar sua renda, isso é um mito. Essa impressão errada surge da ideia de que o imóvel irá ressarcir o banco.

Mas, como já falamos acima, nossa intenção é que o pagamento das parcelas seja feito todos os meses. A garantia é só um recurso para o caso de não caber mais negociação, ou seja, o pior cenário possível para ambos os lados.

Além disso, existe uma Lei que determina que a parcela de um empréstimo não pode comprometer mais do que 30% da renda de uma pessoa. Assim, é necessário comprovar sua renda para garantir que as parcelas fiquem dentro desse limite.

Qual a diferença entre empréstimo com garantia e hipoteca?

É comum que as pessoas confundam empréstimo com garantia de imóvel com hipoteca. Mas, essas são duas modalidades de crédito diferentes, e o principal ponto de distinção está no contrato estabelecido entre o cliente e a instituição.

Na hipoteca, o imóvel também deve ser entregue como garantia do pagamento da dívida à instituição credora. Mas, a diferença é que a propriedade continua em nome do cliente, o que torna a retomada do bem mais difícil para a instituição financeira.

No empréstimo com garantia de imóvel, também chamado de alienação fiduciária, por outro lado, o cliente transfere a propriedade para a instituição. Assim, o processo é mais rápido e menos burocrático em casos de inadimplência.

Como funciona alienação fiduciária no empréstimo com garantia de imóvel
Como funciona alienação fiduciária

Quais são os documentos necessários para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel?

Para solicitar seu crédito aqui na CashMe é necessário apresentar alguns documentos pessoais. Confira a lista:

  • RG e CPF ou CNH de todos os envolvidos no empréstimo;
  • Se solteiro, certidão de nascimento;
  • Se casado, certidão de casamento. Se o casamento for em comunhão universal ou total de bens, deverá apresentar a Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (devidamente averbada no cartório de imóveis);
  • Se separado, divorciado ou viúvo, certidão de casamento com a averbação da atual situação;
  • Comprovante de Residência atualizado (mês vigente/água, luz ou telefone fixo);
  • Comprovante de renda, por meio de holerites recentes ou extrato bancário.

Também é preciso apresentar documentos do imóvel:

  • Matrícula do imóvel;
  • Capa de IPTU, constando a metragem do imóvel;
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio.

Conclusão

O empréstimo com garantia de imóvel vem se popularizando no Brasil por ser uma opção mais barata do que outros tipos de crédito. Além disso, como o risco de inadimplência é reduzido, as instituições financeiras costumam oferecer outras facilidades, como tempo de carência e prazo de pagamento estendido.

Aqui na CashMe você garante as melhores condições do mercado, pois somos especialistas no assunto e queremos que você conquiste um crédito saudável. Com a nossa a linha empréstimo home equity você conta com juros baixos, carência no pagamento e longas parcelas.

Para contratar um empréstimo com garantia de imóvel, basta fazer uma simulação online aqui no nosso site e dizer pra gente qual é o valor que está procurando! Tudo isso de maneira rápida, segura e sem burocracia.

Você já conhecia todas essas características dessa modalidade de empréstimo? Conta pra gente aqui nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.