Como funciona o empréstimo como garantia de imóvel: Guia completo

1 jan 2024
6min de leitura

Se você deseja entender como funciona o empréstimo com garantia de imóvel, está no lugar certo! Preparamos um guia completo sobre o assunto para sanar todas as suas dúvidas. Além disso, veja como solicitar a linha de crédito e quais os documentos necessários.

O que é empréstimo com garantia de imóvel (Home Equity)?

O empréstimo com garantia de imóvel é também conhecido como Home Equity. Essa é uma das linhas de crédito mais vantajosas do mercado para quem possui uma propriedade em seu nome, pois conta com uma das menores taxas de juros.

Para as instituições financeiras, ter um imóvel em garantia representa menor risco de inadimplência do empréstimo. Com isso, elas conseguem oferecer valores mais altos com taxas de juros mais baixas, além de prazos estendidos de pagamento.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Para solicitar o Home Equity, ter um imóvel para oferecer como garantia é fundamental. Após a solicitação, a instituição financeira realiza uma análise de crédito.

Com a aprovação do seu perfil, o seu bem imobiliário é transferido para a organização através de um contrato de alienação fiduciária, permanecendo assim até a quitação das parcelas do crédito. Mas atenção: apesar da transferência para a instituição financeira, você continua com o direito de uso do imóvel, podendo, inclusive, alugá-lo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

5 vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

O Home Equity possui diversas vantagens, conheça as principais:

  1. Baixa taxas de juros: como dissemos anteriormente, a grande vantagem do Home Equity é, sem dúvidas, suas taxas de juros mais baixas por conta da garantia dada na operação.
  2. Maior prazo de pagamento: como os valores do crédito são altos e também por conta do imóvel em garantia, o prazo para pagamento é longo. Na CashMe, pode chegar até 240 meses para quitar;
  3. Valores maiores de empréstimo: o valor do crédito pode chegar até 60% do valor do imóvel, podendo chegar a 1 milhões de reais;
  4. Parcelas com valores reduzidos: o valor das parcelas é o reflexo direto da taxa de juros e do prazo, facilitando o orçamento;
  5. Liberdade para usar o dinheiro: diferente de um financiamento imobiliário, no empréstimo com garantia de imóvel o crédito não está atrelado a apenas uma finalidade. Assim, você tem liberdade de uso do crédito.

Como utilizar o dinheiro do empréstimo com garantia de imóvel?

Além das boas condições financeiras, outra vantagem do Home Equity é a liberdade para utilizar o crédito da forma que você desejar. Veja algumas opções abaixo:

Para quitar suas dívidas

Diferentes dívidas em locais distintos podem representar uma dor de cabeça na hora de administrar suas finanças. Dependendo da situação, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma boa solução para quitar as demais e manter apenas uma dívida.

Com o dinheiro em mãos, você tem também a oportunidade de negociar as dívidas para quitá-las à vista. Dessa forma, é possível manter a sua saúde financeira, limpar seu nome e aumentar seu score de crédito.

Para investir no seu negócio

Se você precisa investir no próprio negócio, o empréstimo com garantia de imóvel é uma excelente opção com juros mais baixos para você realizar os aportes necessários, além de obter capital de giro.

Para viajar ou fazer intercâmbio

Viajar ou fazer intercâmbio é um investimento pessoal de conhecimento, experiência e aprendizados. Por isso, esse valor pode ser aplicado para cobrir todos os gastos da viagem.

Você também pode se interessar: Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena? Como fazer?

Para estudar

Gastos que envolvem educação são ótimos investimentos no longo prazo. Além disso, existe a possibilidade desse retorno ser mais rápido do que imagina, afinal, profissionais bem preparados tem mais chances de conseguir empregos estáveis e boas remunerações.

Como solicitar o empréstimo com garantia de imóvel?

Você sabe como funciona o empréstimo com garantia de imóvel? Pode parecer complicado, mas não é. Na CashMe, por exemplo, o processo é totalmente online de modo transparente e seguro. Confira as etapas, abaixo:

  • Simulação: faça uma simulação de empréstimo. É online, gratuito, fácil e rápido de realizar, basta preencher os dados que a página solicitar;
  • Análise do crédito: serão analisados o seu perfil e o imóvel oferecido em garantia. Também é realizado a vistoria do imóvel, ou em alguns casos a autovistoria;
  • Assinatura do contrato: caso sua solicitação seja aprovada, o contrato será enviado para você assinar digitalmente;
  • Crédito liberado: seu crédito será liberado na conta indicada.

Entenda: CET: o que é e como funciona essa taxa

Principais dúvidas sobre o empréstimo com garantia de imóvel

Confira as dúvidas mais frequentes sobre o empréstimo com garantia de imóvel.

Posso continuar utilizando o imóvel?

Você pode continuar morando normalmente, ou ainda utilizar o imóvel em locação para gerar renda. Mas, só pode vendê-lo após quitar o empréstimo. Se após a quitação do empréstimo seu imóvel estiver locado e você deseja vendê-lo, é preciso se atentar ao direito de preferência para evitar processos judiciais.

Corro o risco de perder meu imóvel?

No Home Equity existe o risco de perder o imóvel, porém só ocorre em casos extremos. Afinal, a instituição financeira tem interesse em receber o valor emprestado e não em pegar os imóveis.

Eu preciso ser o dono do imóvel?

Não, assim como não é necessário ter apenas um dono na escritura do imóvel. Mas, é preciso que todos os envolvidos assinem o contrato do empréstimo. Dessa forma, o dono do imóvel se torna responsável pelo acordo como interveniente garantidor.

Confira também: Aprenda como calcular juros de empréstimo em poucos passos

Preciso apresentar comprovante de renda?

Sim, mesmo que exista a garantia do empréstimo, é preciso pagar as parcelas mensais, por isso que o comprovante de renda é essencial para sua solicitação ser aceita. A garantia só é utilizada em caso de inadimplência das parcelas e falta de negociação da dívida.

Empréstimo com garantia x Hipoteca

Apesar de serem 2 modalidades de empréstimo com garantia de imóvel, os contratos entre cliente e instituição são diferentes. Como dissemos anteriormente, no Home Equity existe o contrato de alienação fiduciária sobre o imóvel.

Na hipoteca, o imóvel continua no nome do cliente e, em casos de inadimplência, a tomada do imóvel pela instituição financeira é mais difícil, exigindo uma medida judicial.

Quais são os documentos necessários para solicitar o Home Equity?

Confira a lista dos documentos que geralmente são exigidos para solicitar o empréstimo com garantia de imóvel. É importante saber que as instituições podem solicitar novos documentos ao longo do processo.

  • RG, CPF ou CNH de todos os envolvidos;
  • Certidão de nascimento: se for solteiro;
  • Certidão de casamento: se for casado. Caso seja em comunhão universal ou total de bens, deverá apresentar a Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (averbada no cartório de imóveis);
  • Certidão de casamento com a averbação: em casos de separação, divórcio ou viúvo;
  • Comprovante de residência atualizado: pode ser conta de água, luz ou telefone fixo;
  • Comprovante de renda: holerites, extratos bancários e mais.

Os documentos do imóvel também são solicitados, todos devem estar devidamente regularizados.

  • Matrícula do imóvel emitida há menos de 30 dias;
  • Cópia simples do IPTU do ano vigente, constando a metragem do imóvel;
  • Certidão negativa de impostos municipais (IPTU/TLP) da propriedade.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Compra conjunta de imóvel? Tudo o que você precisa saber. Até a próxima!

5/5 - (3 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

14 pensamentos sobre “Como funciona o empréstimo como garantia de imóvel: Guia completo

  1. Avatar
    Dalva Ramos Gomes diz:

    Eu tenho uma curiosidade,se a pessoa
    Pega um empréstimo dando a casa como garantia e com o dinheiro do empréstimo compra outra casa pra alugar por exemplo, essa segunda casa também entra na negociação caso
    a pessoa não pague as parcelas? Ou não? Eu estou precisando de um empréstimo mais eu não sei,sobre as parcelas é 240 anos ou vezes ,as vezes o prazo é longo mais a parcela mensal sai muito caro,eu na minha opinião acho que quando a parcela é mais barato as pessoas podem até Quita 2 ou 3 parcelas por mês,por favor me responde a pergunta sobre compra outra casa como fica na negociação, aguardo sua resposta,bom dia!!!

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Dalva! Tudo bem?
      Nossos especialistas entrarão em contato para ajudar você com todas as suas dúvidas!
      Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

  2. Avatar
    Felipe Guimarães diz:

    Esqueceram de dizer no artigo da obrigatoriedade do imóvel ter apenas um único dono na escritura

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Felipe! Tudo bem?
      Na CashMe, a escritura pode ter mais de um dono sim. A obrigatoriedade é que todos os proprietários participem da operação de crédito.

      Muito obrigado pelo seu contato.
      Qualquer dúvida, ficamos à disposição.

  3. Avatar
    Jose Wellington do Nascimento diz:

    comprei uma loja e sobre loja mas so possuo o contrato de compra e venda registrado no cartorio posso usalo como garantia de um empresstimo

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, José! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

  4. Avatar
    Danilo diz:

    Eu possuo uma construção 80% concluida no meu terreno regularizado e a construção esta aprovada na prefeitura, na matricula esta como terreno, é possivel alguma linha de credito pra eu concluir? preciso de algo em torno de 70 mil, a casa acabada esta avaliada em 400 aproximado…existe alguma linha de credito pra mim?

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Danilo! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

    • Avatar
      Redação CashMe diz:

      Olá, Rafaela! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

  5. Avatar
    Marcos Antônio Galdino dos Santos diz:

    Moro em uma casa tenho vinte mil preciso de 60 mil o valor da casa está em 200 mil como você pod nós ajudar

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade