vendedores de sucesso

5 segredos de vendedores de sucesso

11 ago 2020
6min de leitura

Ser um dos famosos vendedores de sucesso é adquirir habilidades de venda com o decorrer do tempo para melhorar a prática e experiência. Ou seja, não é algo que está relacionado diretamente ao que as pessoas costumam dizer, que saber vender é um dom.

Embora existam mesmo pessoas que têm uma facilidade mais natural para realizar vendas, a arte da venda é repleta de técnicas e, sobretudo, muita disciplina. Neste conteúdo, vamos falar sobre os 5 segredos de vendedores de sucesso!

A intenção aqui é mostrar que qualquer pessoa pode se tornar uma boa vendedora desde que conheça as técnicas corretas e saiba aplicá-las nas ocasiões adequadas. Afinal, para se tornar um bom vendedor é necessário ir atrás de conhecimento, informações e ter muita determinação.

A importância de ser um vendedor de sucesso

É muito importante lembrar que dominar técnicas de vendas não é importante apenas para vendedores profissionais. Ou seja, aquelas pessoas que trabalham comercializando produtos e serviços. Isso porque todo e qualquer profissional precisa saber vender, pois, eventualmente, mesmo alguém da área técnica pode se ver às voltas com um cliente em potencial. Mais do que isso, profissionais de todas as áreas e especialidades precisam saber vender ideias, projetos, argumentos para seus superiores.

Será que eu consegui vender bem a ideia deste post para você? Então continue lendo para conhecer 5 segredos de vendedores de sucesso.

1 – Saiba ouvir o cliente

A concretização de uma venda é, sem dúvidas, decorrente de um processo de comunicação entre alguém com uma demanda e alguém com uma possível solução. Assim, é fundamental que o mecanismo de comunicação funcione perfeitamente para que a venda seja bem sucedida.

Um dos principais – senão o mais importante – elemento para a boa comunicação é a escuta. Existe até mesmo um ditado popular que, para salientar a importância de ouvir o que o próximo tem a dizer, afirma: “Existe uma razão para termos dois ouvidos e uma boca”.

Sendo assim, antes mesmo de pensar em efetuar a venda, os vendedores de sucesso escutam atentamente o que o cliente tem a dizer. Somente assim conseguem entender qual é a sua demanda e oferecer a solução mais adequada. Afinal, é muito inconveniente – e pouco produtivo – quando o vendedor fica mais interessado em falar sobre características da oferta que, muitas vezes, nem têm relação com o problema apresentado.

2 – Empenhe-se em descobrir o problema do cliente

Ao ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer os vendedores de sucesso conseguem chegar ao segundo principal segredo: descobrir o problema do cliente.

Uma venda que não atende à demanda do cliente pode ser pior do que não realizar venda alguma. Dúvida? Pois imagine que uma pessoa chegou a uma loja de eletrodomésticos procurando um equipamento para fazer um bolo.

Nesse nosso exemplo, o vendedor que só se interessou em fechar o pedido, sem entender o que o cliente queria, vendeu um liquidificador quando o cliente precisava uma batedeira. Resultado, o cliente chegou em casa, usou o produto e não obteve o resultado esperado. Voltou à loja e exigiu devolver o produto.

Além de criar um alto nível de insatisfação no cliente, o vendedor gastou o tempo dele e do pessoal administrativo para tirar o pedido inicial e para atender o cliente na volta. Além dos custos com o equipamento, que não poderá mais ser vendido, há todos os custos operacionais envolvidos. Imagine, então, vendas mais complexas do que a do exemplo!

Ou seja, é uma venda que não valeu a pena. Por isso, é extremamente importante entender o que o cliente quer. E, acredite, muitas vezes nem mesmo o cliente sabe o que quer e é função do vendedor ajudá-lo a descobrir.

3 – Mantenha o seu foco na qualidade do atendimento

Com isso, chegamos a outro segredo de vendedores de sucesso, a qualidade do atendimento prestado. E esta está diretamente relacionada à intenção do vendedor que, por mais surpreendente que possa parecer, não deve ser vender.

Lembra do exemplo anterior? Vender por vender pode ser um mau negócio. O importante é o vendedor se posicionar como um parceiro do cliente. Dessa maneira, ao procurar ouvi-lo e entender seu problema, o vendedor exerce empatia. Esse é o segredo para elevar a qualidade do atendimento e ser mais assertivo ao oferecer a solução.

A consequência de uma abordagem comercial focada na qualidade do atendimento é a satisfação de todas as partes. É claro que o objetivo é a concretização da venda. E se ela acontecer será com base em um entendimento mútuo e baseado em empatia.

4 – Ajude o cliente no momento da tomada de decisão

Quanto mais complexa a venda, mais o cliente vai se sentir inseguro em dar o passo final para a aquisição do produto ou contratação do serviço. Isso é natural e um vendedor de sucesso não força a barra nesse momento.

Pelo contrário, um dos segredos de vendedores de sucesso é se colocar inteiramente à disposição para sanar toda e qualquer dúvida que o cliente venha a ter. Ou seja, se posicionando muito mais como um consultor do que como um vendedor. Lembre-se de que sua função não é apenas tirar o pedido, mas evoluir na tratativa com o cliente em busca de um entendimento amplo e aprofundado sobre suas necessidades e as possibilidades da sua oferta.

Ajude-o na tomada de decisão procurando endereçar todas as dúvidas e necessidades dele. Isso, em alguns casos, significa orientar o cliente a buscar a melhor alternativa para pagar o produto ou serviço adquirido. O vendedor pode, inclusive, mostrar que há alternativas de empréstimo com imóvel como garantia em que os juros são muito mais baixos e podem viabilizar o desejo ou necessidade de consumo dele.

5 – Esteja sempre preparado para o não

Ainda que você domine todos os segredos dos vendedores de sucesso, nem sempre a venda se concretiza. Isso porque muitas vezes o cliente não está no momento de tomar a decisão. Muitas vezes as pessoas simulam uma compra apenas como forma de obter mais informações sobre um produto ou serviço e não necessariamente com intenção de comprar.

Assim, é preciso estar sempre preparado para negativas com ou sem justificativa. O segredo, em casos como esse, é ser paciente. Se você cumpriu com todos os demais segredos de vendedores de sucesso, o cliente irá voltar caso precise mesmo da sua oferta.

Conclusão

Ao longo deste texto, você viu que os segredos de vendedores de sucesso não são, na verdade, segredos. São técnicas baseadas em empatia, paciência e até mesmo educação. O vendedor que foca na construção de relacionamentos de confiança sabe que, em algum momento, o cliente irá consumir sua oferta. Ou, até mesmo, indicar seu atendimento para outras pessoas.

Para quem deseja se tornar um vendedor cada vez melhor é importante investir na realização de cursos que ensinem as técnicas adequadas. Para fazer isso, é importante o vendedor saber que pode contar com empréstimos com imóvel como garantia, que viabilizam a realização de cursos e treinamentos.

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