O desgaste do meio ambiente pela utilização em larga escala das fontes de energias não renováveis vem demonstrando sinais cada vez mais nítidos. O aumento substancial da temperatura média das principais metrópoles do mundo é apenas um dos efeitos desse desgaste.

Desse modo, novas soluções para o esgotamento das energias não renováveis são adotadas pelas principais economias do mundo. A meta de redução de emissão de poluentes, como dióxido de carbono, vêm se intensificando. Além disso, projeções sobre as condições climáticas nos levam a procurar meios de ter uma vida mais saudável.

No entanto, durante muito tempo este foi um assunto tratado de maneira secundária. Isso é, apesar de todas as projeções, o investimento em melhorias nesse sentido foram retaliados, devido aos custos para instalação e operação dos equipamentos.

Portanto, para aqueles que pensam em mudar este panorama, é possível encontrar soluções acessíveis. Para empresas de pequeno e médio porte, o investimento em energias renováveis pode contribuir para o equilíbrio entre a sustentabilidade e a necessidade do consumo. Além disso, com as novas formas de captação de energia sustentável, tornou-se atraente do ponto de vista financeiro. 

Com isso, o mercado de energias renováveis vêm se apresentando como um parceiro de negócios. Essa aproximação se torna ainda maior quando o assunto é setor industrial. Para atenuar os gastos de produção na linha de montagem, a empresa deve procurar maneiras de reduzir os gastos.

Dessa forma, para aquelas indústrias que utilizam caldeiras ou qualquer outra forma de aquecimento, a biomassa se apresenta como alternativa. A biomassa, sendo oriunda da matéria orgânica animal ou vegetal, pode ser utilizado para aquecer o fogo da caldeira. 

Portanto, confira a seguir algumas das principais informações sobre as energias renováveis, quais os benefícios para a sua empresa e de que forma utilizar.

Saiba mais: Confira dicas de como realizar importações para a sua empresa

Energia solar vem se tornando em uma ótima opção de investimento

O uso de energia elétrica tem se intensificado cada vez mais nos últimos anos. Com o advento de novos equipamentos elétricos e o maior consumo destes equipamentos pela população é um dos motivos.

No entanto, o principal motivo apontado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), para o aumento de consumo são as indústrias. De acordo com a Agência, cerca de 39% da energia elétrica produzida no país são consumidas pelo setor industrial. Dessa forma, o consumo acaba refletindo nos valores cobrados pelas companhias de energia elétrica.

Além disso, o alto consumo de energia por parte das indústrias pode representar riscos para o fornecimento para o restante do país. No últimos anos, diversas crises de energia ocorreram. Não chegou ao extremo de ocorrer um apagão, mas houve reajustes de bandeiras, além da utilização das usinas nucleares para atender a demanda energética do país.

Dessa forma, o consumo da energia passa a representar um custo expressivo, se tornando um problema também de ordem financeira. Com isso, os gastos do orçamento com a conta de energia elétrica impedem a busca por novas alternativas de mercado, por exemplo. 

Além disso, a capacidade de produção das máquinas pode ser reduzida, conforme a carga de energia que vem da rede. Portanto, com todas estas adversidades, o empresário pode encontrar a solução com o uso de energia solar. Com investimento considerado razoável, as placas de captação da energia solar podem representar uma economia significativa no médio prazo.

No entanto, para que a empresa possa realizar o investimento em energia solar, é preciso contar com toda uma adequação. Do ponto de vista da construção civil, é necessário que haja uma estrutura suficiente para suportar os equipamentos da melhor forma. Já por outro lado, o investimento requer uma certa organização financeira, para que esta ampliação não traga riscos ao orçamento da empresa.

Saiba mais: Fluxo de caixa: entenda por que essa ferramenta é essencial na empresa

Biomassa é alternativa para o setor industrial

Ao longo dos últimos anos a economia brasileira passou por uma série de problemas. Com algumas mudanças de panorama, ocorreu a queda do indicador de diversos setores da economia brasileira. 

No entanto, apesar de todo este problema, houveram alguns segmentos que seguiram mantendo a estabilidade da economia. Portanto, um dos principais setores nesse período foi o industrial, com destaque as indústrias automobilísticas e de bens de consumo.

Dessa forma, para que seja possível manter o padrão e a qualidade de investimentos da empresa, é preciso encontrar alternativas de reduzir os gastos. Conquanto, conforme o volume de consumo de energia para o aquecimento de caldeiras e afins, é importante que a esta seja uma energia limpa e viável economicamente.

Portanto, a biomassa se apresenta como uma ótima alternativa. Com a base sendo produzida geralmente através de fibras vegetais, a principal matéria-prima é resíduos de madeira. 

No entanto, para ser utilizada, a biomassa deve passar por um processo de preparação, que pode ser feito pela própria empresa. A partir disso, é possível projetar uma melhora na produção dos equipamentos, bem como a redução considerável de emissão de poluentes.

Saiba mais: Nichos de mercado: a importância de especializar o seu negócio

Poder de investimento da empresa é importante na implementação de energia renovável

Como na maioria das situações de melhorias nas empresas, a implementação do uso de energias renováveis requer alguns ajustes financeiros. Desse modo, é preciso ajustar as finanças da empresa e obter alternativas para viabilizar a melhoria da estrutura.

No entanto, mesmo com todas as projeções e cálculos de controle orçamentário, por vezes os resultados financeiros da empresa acabam sofrendo oscilações. Dessa forma, para manter o poder de investimento da empresa, muitos procuram linhas de crédito no mercado.

Entretanto, estas opções por vezes representam a cobrança significativa de juros, além de condições de pagamento pouco flexíveis. Mas com a CashMe você pode realizar o empréstimo com imóvel em garantia, considerado uma das melhores linhas de crédito do mercado. Com juros que chegam a menos de 1%, o empréstimo com imóvel em garantia preserva a saúde financeira da empresa. Acesse o nosso site e confira as condições do empréstimo com imóvel em garantia. 

Faça uma simulação de empréstimo conosco!