Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin, Youtube, Tumblr, Tik Tok… as redes sociais estão na internet e, sem sombra de dúvidas, vieram para ficar. Seja qual for o tamanho ou o segmento da sua empresa, em algum momento vai surgir a necessidade de investir em marketing para redes sociais.

Antigamente, investir em marketing para redes sociais era apenas uma opção. Atualmente, se tornou uma necessidade para as empresas que querem manter um contato mais próximo com o seu público e que querem ganhar mais autoridade na internet.

Porém, mesmo diante dessa realidade, ainda existem muitas empresas que se mantém relutantes em investir nas redes sociais e outros canais de marketing. Isso acontece porque elas não entenderam a real necessidade e todo o potencial que as redes sociais podem trazer para o seu negócio.

Se você ainda acha que não vale a pena investir em marketing para redes sociais na sua empresa, você precisa ler este artigo. Aqui você vai encontrar bons motivos que farão você rever sua opinião sobre investir em marketing para redes sociais. Boa leitura!

Invista em marketing para redes sociais para que sua empresa se aproxime e interaja com seu público

As redes sociais não estão aí apenas para que você poste sobre o seu dia a dia ou veja memes. Elas estão aí para aproximar sua empresa do seu público, permitindo que você interaja com eles 24 horas por dia. E o melhor: você ainda tem a chance de conquistar novos clientes.

Na internet, você não precisa de tanta formalidade. Você pode ser mais leve e descontraído, sem descaracterizar o seu negócio. Isso permite que você crie um relacionamento entre a sua marca e o seu cliente. Mas, não adianta apenas estar presente na internet.

É preciso que você faça posts que agreguem valor para o seu cliente. Que permita que o seu cliente se identifique com a sua marca, que faça com que o cliente queira ter um contato mais íntimo com a sua marca.

Por isso, o recomendado é que você foque em posts mais humanizados. Mostre que atrás daquela rede social existe uma pessoa que entende o cliente e que está ali para ajudá-lo no que for preciso. Seus posts devem contar e vender uma história, despertando sentimentos por parte dos clientes.

Lembre-se que a sua empresa não é apenas uma marca. São pessoas que fazem seu negócio. E é com essas pessoas que seu cliente precisa se relacionar para que o seu serviço ou produto tenha mais visibilidade e sua empresa ganhe mais autoridade na internet. Com isso, pode ter certeza que suas vendas vão aumentar e o seu negócio terá grandes chances de prosperar.

Custo reduzido

Se você ainda tem alguma dúvida do porquê investir em marketing para redes sociais, agora você ficará totalmente convencido. O marketing nas redes sociais não é o mesmo que um marketing tradicional.

No marketing tradicional você possui grandes gastos para impulsionar o seu negócio. No digital, isso não acontece. Obviamente, você não fará tudo de graça, se quiser realmente ter bons resultados. Mas, se comparado com o marketing tradicional, como o rádio, a televisão ou uma revista, seus custos serão bem reduzidos.

E isso vale até mesmo para quando trabalhamos com anúncios sociais dentro das redes como o Facebook, o Instagram ou o Youtube. Ainda assim, o custo se torna bem acessível, se comparado com o lucro que você pode vir a ter.

Maior poder de segmentação

Quando você investe em marketing para redes sociais, você garante uma chance maior de segmentar seu anúncio de acordo com o mercado e com o público que você quer atingir. Vamos combinar que no marketing tradicional você não tem essa dinâmica.

Afinal, quando você coloca um anúncio em uma revista, você não pode segmentar qual público verá ou não aquele anúncio. Qualquer pessoa, desde uma criança até um aposentado pode ver aquele anúncio. Já pensou o quanto você perde com isso? Nas redes sociais, isso não aconteceria.

Por meio das redes sociais, você consegue direcionar o seu anúncio por demografia, isto é, o estado civil, o sexo, a faixa etária, região onde mora, escolaridade e etc. Além disso, você ainda consegue direcionar sua campanha com base no comportamento, interações nas redes sociais e muito mais.

Por exemplo, se você possui um restaurante, é possível você fazer uma campanha de marketing nas redes sociais que alcancem usuários do sexo feminino e masculino do Facebook, que morem em um raio de 20 km do seu estabelecimento.

Se você quiser, pode segmentar ainda mais, colocando um público que tenha idade entre 25 e 50 anos, que tenha filhos e que sejam interessados em comida italiana. Percebe o quanto uma ação de marketing para redes sociais pode ser bem mais assertiva, gerando mais chances de qualquer negócio alcançar seus objetivos?

Ajuda a atrair mais clientes em potencial

Não há dúvidas de que o marketing digital é o caminho mais rápido para gerar mais leads e obter uma interatividade maior com clientes que possuam potencial de compra. Isso ocorre porque o marketing digital permite que seu negócio fique disponível 24 horas por dia para o cliente.

Além disso, ele ainda permite que seja construído um relacionamento mais próximo, possibilitando um aumento nas vendas e transformando o cliente em um divulgador do seu negócio no mercado.

As redes sociais tornam tudo mais prático

A comunicação na internet é muito mais rápida e isso permite que sua empresa fique ainda mais próxima do público. Em alguns casos, é possível que o seu cliente tenha um retorno imediato. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado, com um retorno eficiente e personalizado para que ele tire todas as suas dúvidas ou faça algum elogio ou crítica.

Fora isso, é a interação que sua empresa tem com o público que mostra o que está dando certo e o que deve ser melhorado nos produtos ou serviços prestados pelo seu negócio.

Você consegue vender pelas redes sociais

Outro fator que você deve levar em conta ao fazer marketing para redes sociais é com a possibilidade de você vender na plataforma. Essa ação é chamada de s-commerce em analogia ao e-commerce, mas basicamente funciona da mesma forma, sendo cada vez mais comum.

Pelo Brasil e pelo mundo você consegue ver vários empreendedores vendendo produtos como roupas, móveis, produtos eletrônicos, acessórios, dentre outros produtos e serviços.

Redução da sobrecarga de trabalho em Marketing e Vendas

No marketing tradicional, a obtenção de novos clientes funciona por meio de prospecção ativa, isto é, é a empresa que busca por novas vendas. Como exemplo, podemos citar o telemarketing ou a venda que é feita de porta em porta.

De acordo com a estatística B2B, é preciso em média que oito tentativas sejam realizadas para que uma venda seja realizada. Viu só quanto tempo é desperdiçado com todo esse processo? Isso acontece porque os clientes são contactados de forma fria, ou seja, não estão próximos ao seu momento de compra.

Já quando você investe em marketing para redes sociais, você consegue prospectar clientes em potencial, que já estão trabalhados, o que chamamos de um lead “quente”. Esse tipo de cliente tem mais chance de fechar um negócio e com isso os custos de marketing e venda são reduzidos.

Assegura credibilidade no mercado

O que você faria se alguém perguntasse para você qual a sua página no Facebook ou Instagram e você dissesse que não tem um? Certamente, você ficaria incomodado e desconsertado com a situação, não é mesmo?

Uma empresa que não está nas redes sociais, é o mesmo que uma empresa sem identidade. E o marketing para redes sociais serve justamente para isso: para que o cliente conheça a sua marca e perceba que pode confiar nela. Afinal, elas terão um canal de comunicação mais rápido e viável para entrarem em contato, caso precisarem. Ou seja, credibilidade.

Basta que você se coloque no lugar do cliente. Você vai preferir comer em um restaurante que tem uma boa autoridade na internet, boas referências e é bem indicado ou em um que não está na internet? Certamente, você vai preferir a primeira opção. Pois é, o seu cliente também.

Informações em tempo real

No marketing tradicional, você faz uma campanha e só saberá do resultado semanas depois. No marketing digital, você consegue receber dados, relatórios e o desempenho da sua campanha em tempo real, isto é, a qualquer momento.

Existem várias ferramentas que podem fazer o monitoramento de forma instantânea, em todas as mídias sociais, conferindo sua repercussão e os resultados obtidos. Dentre os pontos que você consegue obter, podemos elencar:

  • Quantas pessoas clicaram em um anúncio
  • Quantas visitaram a página do seu negócio
  • Por onde elas acessaram sua página
  • Quantas estão na página no momento que você puxou o relatório
  • Em qual momento elas deixaram sua página
  • Quantas viram o seu anúncio e não clicaram
  • Quantas viram o seu perfil e não clicaram
  •  Dentre outras informações

Já no marketing tradicional, não dá para mensurar alguns resultados que são importantes para saber se a estratégia deu bons resultados ou não. Por exemplo, como mensurar quantas pessoas foram atingidas por aquele outdoor que foi colocado na frente do shopping? Como saber quantas pessoas viram aquele anúncio na TV ou ouviram a chamada na rádio?

Por mais que esses canais tradicionais tenham suas estimativas, não há como elas informarem com exatidão o que realmente aconteceu. Dessa forma, o marketing para redes sociais se torna muito mais assertivo e confiável para você montar estratégias para o seu negócio.

Você fica à frente da concorrência

Já deu para perceber que o marketing para redes sociais é uma das melhores formas de você atingir o seu público, não é mesmo? Mas não para por aí. Por meio dele, você ainda pode ficar muito à frente da sua concorrência.

“Ah, mas os meus concorrentes também estão na internet”. Não tem problema. Já percebemos que a internet é um canal de comunicação democrático. Porém, existe um detalhe que você, talvez, não tenha percebido. Só se destaca na internet quem for realmente bom, os melhores.

E se você faz um marketing estratégico, com boas ações e acompanha os resultados, certamente, você estará entrando nesse jogo apenas para vencer, não é verdade? Por isso, saia na frente e comece hoje mesmo a investir em marketing para redes sociais.

Acreditamos que, nessa etapa do post, você já está convencido. Porém, tem mais um detalhe: provavelmente, seus concorrentes já estão usando o marketing para redes sociais contra o seu negócio.

Eles estão publicando um conteúdo que engaje, otimizando sua marca nos mecanismos de busca, atraindo seguidores nas suas redes sociais, ganhando a confiança do mercado, compartilhando informações relevantes…

Fala sério! Você não vai deixar que a concorrência fique na sua frente, não é mesmo? Se você fizer isso, pode ter certeza que o seu negócio ficará para trás, se comparado com a concorrência.

Seu negócio pode ser inovador e também tradicional

Muitas pessoas consideram o marketing digital uma “ferramenta” inovadora e com uma alta tecnologia. E realmente é. Porém, não podemos esquecer que o marketing digital é baseado no que sabemos sobre o marketing tradicional.

Isso significa que ele é focado em entender como as pessoas se comportam, e por meio disso, transformar desejos em necessidades.

Auxilia sua empresa nas estratégias de SEO

Por fim, mas não menos importante, esse tipo de marketing também permite que sua empresa ganhe uma grande visibilidade. Afinal, uma das chaves para ficar conhecido é manter a sua página nos principais motores de busca. E você faz isso por meio das estratégias de SEO.

O SEO vai definir sua presença no mundo online. Assim, quando um possível cliente pesquisar sobre um produto ou serviço que você oferece, você estará lá. Por isso, investir no marketing digital é fundamental.

Afinal, é ele que vai ajudar o cliente a encontrar o seu negócio. Além disso, ele ainda mostra que a sua empresa tem a solução que ele precisa para o problema dele. Perfeito, não é?

Agora você já sabe porque você deve investir em marketing para redes sociais na sua empresa. Sem dúvidas, após ler este artigo você já se convenceu. E se não se convenceu, fique sabendo que a concorrência já passou na sua frente.

E para aqueles que desejam investir em sua empresa, aqui na CashMe oferecemos ótimas oportunidades para que consiga o crédito que tanto precisa para mudar a sua vida. Conosco, você vai mais longe!

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