controle financeiro pessoal

11 sinais de que você não tem controle financeiro pessoal

6 jan 2020
4min de leitura

Você pode dizer que tem um bom controle financeiro pessoal ou sua vida é um completo desequilíbrio quando se trata de dinheiro? De acordo com as estatísticas do Serviço de Proteção do Crédito (SPC), o mais provável é que esteja enquadrado no último grupo, afinal o Brasil possui mais de 62 milhões de consumidores inadimplentes.

O problema é que nem sempre é fácil perceber que você não está administrando seu capital da melhor forma possível. E quando isso ocorre é porque a situação já chegou a um nível crítico, revelando dívidas exorbitantes.

Tendo essa questão em mente, vamos explicar no post de hoje quais são os sinais de que você precisa ficar mais atento à forma como controla o seu dinheiro. Siga acompanhando!

Os problemas de não ter controle financeiro pessoal

Diversos são os problemas decorrentes de um mau controle financeiro pessoal. Entre eles, podemos citar:

  • Ficar negativado no mercado e com dificuldade para conseguir crédito;
  • Apresentar um nível maior de estresse por conta das preocupações com os débitos;
  • Perda de bens usados para quitar alguma dívida;
  • Brigas com a família relacionadas a dinheiro.

Sinais de que seu controle financeiro pessoal precisa melhorar

A seguir, listamos 11 sinais que mostram de forma clara que você não sabe controlar as suas finanças. Caso se identifique com vários deles, procure mudar seus hábitos, fazer um planejamento e, talvez, buscar a ajuda de um consultor ou até mesmo de um psicólogo.

1. Você tem muitas compras parcelas

Fazer compras parceladas aumenta o risco de você perder o controle sobre os seus gastos. Afinal, uma pequena prestação se junta a várias outras e gera um montante muito maior que o planejado.

2. Você perde a noção dos gastos quando sai para se divertir

Aquela saída para a balada ou aquela viagem acaba sendo muito mais cara do que o imaginado, simplesmente porque você não analisa o que está sendo gasto.

3. Seus cartões de crédito estouram o limite com facilidade

Em geral, as instituições financeiras liberam um limite no cartão de acordo com os ganhos de cada cliente. Então, caso o seu limite esteja sempre estourado é o momento de rever o nível de gastos.

4. Várias vezes, suas compras são feitas por impulso

Quando você compra por impulso com frequência, seu orçamento fica desequilibrado, pois surgem débitos inesperados, o que pode resultar em dívidas. Então, é importante pensar bem antes de realizar um gasto extra.

5. Você não segue ou não tem um planejamento financeiro

Seu planejamento financeiro ou é inexistente ou nunca é cumprido de forma efetiva. Isso significa que caso veja algo que desperte seu interesse, você tende a não pensar no futuro, deixando-se levar apenas pela satisfação momentânea.

6. Em geral, você não realiza pesquisa de preços

Seja porque tem preguiça ou por falta de tempo, o fato é que você tende a fazer compras sem realizar pesquisas antes. Isso faz com que acabe pagando muito mais caro em um item que poderia estar em promoção ou com um valor reduzido em outras lojas.  

7. Você encara o consumo como uma forma de diminuir o estresse e a ansiedade

Algumas pessoas compram porque isso gera uma grande sensação de bem-estar e descontam no consumo todas as frustrações e estresse do cotidiano. Isso gera um comportamento compulsivo e desenfreado, quase como um vício.

8. Suas compras são baseadas apenas no desejo

Mesmo que você não tenha dinheiro suficiente para comprar algo no momento, o desejo de adquirir um determinado item é mais forte que o bom senso. Assim, você acaba fazendo parcelas ou pedindo empréstimos desnecessários conseguir aquilo que deseja no momento.

9. Você compra para se sentir especial

A compra de um produto, de um carro novo ou de um serviço é feita baseada na vontade de se sentir especial e não em uma necessidade real. Isso significa que você se deixa levar por tendências e valoriza muito o ter em vez do ser. Desse modo, pode acabar fazendo débitos além do que consegue arcar.

10. Várias vezes paga as contas atrasadas

Por causa das compras desreguladas e, muitas vezes, com valores acima do que você ganha mensalmente, a maior parte das suas contas são pagas depois do vencimento, o que gera juros e gastos ainda maiores.

11. Você gasta tudo o que ganha

Por causa da falta de controle financeiro, você acaba gastando tudo o que ganha e nunca tem dinheiro para realizar investimentos ou para montar uma reserva de emergência. Desse modo, quando ocorrem imprevistos, seus débitos aumentam bem mais.

Bem, chegamos ao final do post de hoje. Caso tenha se identificado com mais de cinco itens da lista apresentada é porque seu controle financeiro pessoal precisa melhorar de forma urgente. Do contrário, você corre o risco de desestabilizar de forma irremediável o seu orçamento e ter diversos problemas por conta disso.

Porém, caso já esteja com altos débitos, que tal entrar em contato com a CashMe e solicitar um empréstimo para colocar suas contas em ordem novamente? Converse com os nossos consultores e descubra todos os detalhes.

Gostou do texto? Faça uma simulação com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade