SPC e Serasa: qual a diferença e como impactam seu crédito

21 jun 2024
4min de leitura

Apesar de ouvirmos “SPC Serasa” como se fosse uma única empresa, é importante saber que não é. As duas organizações são confundidas por oferecerem serviços de proteção ao crédito, auxiliando às empresas que oferecem algum tipo de crédito, como parcelamento de compras ou empréstimos.

Tanto o SPC quanto a Serasa podem apontar os CPFs inadimplentes e pessoas que estão com o nome sujo, impactando diretamente nas análises de crédito. Entenda todos os detalhes sobre este tema no conteúdo abaixo e boa leitura!

Qual a diferença entre SPC ou Serasa?

É muito comum a confusão das pessoas sobre os dois termos e pensarem que são uma empresa só. No entanto, são duas empresas diferentes e ambas prestam serviços de proteção ao crédito, em que as empresas podem consultar o score de crédito dos consumidores. Quando uma pessoa fica inadimplente, seu credor pode incluir o CPF na lista do SPC, Serasa, entre outros.

O que é e como funciona o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa privada que coleta informações confiáveis de compradores e aponta situações financeiras relacionadas à inadimplência. Assim, quando uma empresa pretende conceder crédito, ela consulta o CPF do seu cliente no SPC para saber se existe algum risco caso libere o crédito.

Os dados utilizados pelo SPC são fornecidos pelos lojistas, instituições financeiras, indústrias e mais. Além disso, o SPC oferece um serviço para as pessoas que desejam consultar o seu CPF. Ao pagar a taxa deste serviço, o consumidor recebe um relatório com diversos registros de inadimplências.

O que é e como funciona o Serasa?

A Serasa também presta serviço de proteção ao crédito, indicando as pessoas que possuem dívidas e inadimplências, sendo uma solução para os lojistas e instituições que oferecem empréstimos. Além de oferecer serviços para as empresas, a Serasa também tem soluções para os consumidores, como a consulta do CPF gratuita e o Feirão Limpa Nome, em que auxiliam na negociação de dívidas.

Qual dos dois devo consultar?

Depende dos seus objetivos. O SPC geralmente é procurado por lojistas, enquanto a Serasa é procurada por instituições financeiras. No entanto, algumas empresas podem consultar mais de um órgão de proteção ao crédito para fazer análises mais profundas.

É importante saber que o mesmo CPF pode estar cadastrado nas duas empresas ou somente em uma. Ou seja, o mesmo consumidor pode estar negativado em uma empresa e em outra pode estar com o nome limpo.

Confira também: Empréstimo sem consulta ao SPC existe? Como solicitar um?

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

SPC, Serasa e Score de crédito: qual a relação entre eles?

O score de crédito, ou pontuação do CPF, é uma nota atribuída ao consumidor conforme seus hábitos de pagamento. Uma pontuação baixa representa alto risco de inadimplência, e uma nota alta representa baixo risco. Essa pontuação é um dos fatores considerados em uma análise de crédito. Inclusive, você pode consultar o seu score tanto no SPC quanto na Serasa.

Por que o score do SPC é diferente do Serasa?

Cada uma das empresas possui um banco de dados próprio e utilizam critérios, cálculos e informações diferentes para suas análises. Assim, o mesmo CPF pode apresentar um score de crédito diferente no SPC e na Serasa.

Como aumentar o score de crédito?

Se você consultou o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e sua pontuação está baixa, saiba que existem algumas ações que você pode realizar para aumentar o seu score de crédito. Caso tenha, comece pagando as suas dívidas, se precisar, negocie. Se tiver várias dívidas, você pode pedir um empréstimo e quitar todas elas ficando apenas com a parcela do crédito.

Você também pode pagar os boletos antes do vencimento, manter o seu cadastro positivo, ter contas básicas no seu nome e atualizar os seus dados nas instituições financeiras, serviços de crédito e mais. É importante saber que a sua nota não vai subir imediatamente.

Como ficar com o nome limpo na Serasa e no SPC?

Como vimos, o mesmo CPF inadimplente pode estar no banco de dados das duas empresas ou somente em uma. Mas, para manter seu nome limpo em ambas, siga as dicas abaixo:

  1. Tenha um planejamento financeiro: para começar, faça um planejamento financeiro para organizar as suas entradas e saídas. Utilize planilhas, aplicativos ou até mesmo um caderno;
  2. Não deixe suas contas atrasar: mesmo que atrase um dia, você paga multas e juros. Para evitar estes gastos, pague os boletos antes do vencimento, assim você também aumenta seu score de crédito;
  3. Economize seu dinheiro: tendo um panorama sobre os seus gastos, é possível economizar ou até evitar alguns gastos. Tenha metas financeiras, como formar uma reserva financeira, investir, adquirir a casa própria, abrir um negócio e mais.

Para aprender outros conteúdos sobre educação financeira, empréstimos e como quitar dívidas, continue navegando no nosso blog. Aproveite para saber como conseguir empréstimo para score baixo.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade