2-via-energisa

Como tirar 2ª via da Energisa? Passo a Passo

21 out 2021
5min de leitura

Perdeu a conta de luz enviada pela Energisa ou não recebeu o documento em sua residência? Fique tranquilo, pois você pode solicitar a 2ª via de três formas: em uma agência da distribuidora, pelos canais de atendimento com entrega no endereço do imóvel ou pela Agência Virtual no site da Energisa.

Fazer o processo pelo site é a forma mais rápida e fácil de acessar o seu documento, além de ser o único processo sem cobrança de taxas. Mas, você deve escolher o modo mais cômodo para obter sua conta, fazer o pagamento e evitar o corte do fornecimento da energia elétrica de seu imóvel.

No texto de hoje, você confere como tirar a 2ª via da Energisa pelo site tanto fazendo cadastro e acessando a Agência Virtual quanto informando apenas o código da Unidade Consumidora e gerando o boleto para o pagamento. Boa leitura!

Energisa: 2ª via da conta de luz

Se você não recebeu ou perdeu sua conta de luz da Energisa, tem duas possibilidades para conseguir a segunda via: você pode fazer o processo pelo site da Energisa, por onde o acesso é mais rápido e fácil, ou gerar um boleto informando apenas o número da Unidade Consumidora do imóvel.

Acessando a Agência Virtual

Se você quer solicitar a segunda via pelo site e já possui cadastro, é só seguir o passo a passo:

  1. Faça login com seus dados de acesso ou com os dados de suas contas nas redes sociais;
Tela inicial da Energisa para solicitar Segunda via
Fonte: Site Energisa
  1. Acesse a Agência Virtual;
  2. Clique em Extrato e Segunda Via de Conta;
  3. Selecione a opção que você prefere: segunda via completa ou boleto para pagamento.

Se você não tem cadastro, basta acessar a área de cadastro, informar seu CPF e outros dados pessoais, como nome completo, telefone e e-mail, e criar uma senha de acesso para a Agência Virtual. Também é possível usar os dados de suas redes sociais para agilizar o processo de cadastro.

Solicitar 2ª via de conta Energisa pelo CPF
Fonte: Site Energisa

Por meio de boleto para pagamento

Se você não tiver ou não quiser fazer o cadastro para ter acesso à Agência Virtual, ou mesmo se precisar apenas do boleto simplificado para fazer o pagamento da conta de luz, é possível gerar um boleto informando apenas o número da Unidade Consumidora.

Para isso, basta seguir os passos:

  1. Acesse o site;
  2. Preencha o número da Unidade Consumidora na área Acesso fácil – boleto para pagamento de fatura​;
Código da Unidade Consumidora da Energisa para solicitar segunda via
Fonte: Site da Energisa
  1. Digite o código CAPTCHA corretamente;
  2. Clique no botão Download quando o documento for gerado.

Dessa forma, você terá acesso aos boletos com código de barras para pagamento. O código da Unidade Consumidora pode ser encontrado em sua fatura física. Ele serve para identificar o titular, e para que o cidadão possa solicitar serviços e tirar dúvidas nos canais de atendimento da Energisa.

Essa opção também pode ser utilizada por quem não é titular do imóvel e precisa da segunda via. ​​A emissão dos boletos é feita de forma gratuita pelo site da Energisa, e para ter acesso a eles, é preciso ter o Adobe Reader instalado em seu aparelho. 

É possível tirar 2ª via Energisa de conta em débito automático?

Se sua conta de luz se encontrar cadastrada em débito automático, não será possível acessar o código de barras para a emissão da 2ª via. Então, o que fazer se não houver saldo suficiente para o pagamento no dia cadastrado para o débito?

Se esse for seu caso, será necessário aguardar dois dias para que o sistema gere automaticamente um código de barras para que você possa fazer o pagamento das faturas em atraso normalmente.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Energisa: 2ª via de conta é cobrada?

Se você solicitar a entrega da 2ª via de conta no endereço de instalação novamente ou se solicitar a impressão da 2ª via em uma agência da Energisa, receberá a cobrança de uma taxa em sua próxima conta.

Porém, se você fizer a solicitação da 2ª via pela Agência Virtual, seguindo os passos que indicamos acima, poderá visualizar, imprimir e pagar sua conta automaticamente sem cobrança de taxa e sem a necessidade de aguardar prazo de entrega.

Além disso, é importante saber que a data de vencimento não será alterada pela solicitação da 2ª via. Ela é apenas uma cópia fiel de sua conta de luz original.

Passo a passo: c​omo consultar débitos pelo site da Energisa?

  1. Acesse o site da Energisa;
c​omo consultar débitos pelo site da Energisa
Fonte: Site da Energisa
  1. Acesse o link Serviços online;
Serviços online da Energisa
  1. Clique em Extrato e Segunda via da conta;
Extrato e Segunda via da conta da Energisa
Fonte: Site da Energisa
  1. Informe os dados de acesso;
Tela para informar dados de login e solicitar 2ª via
Fonte: Site da Energisa
  1. Clique no link Contas Pendentes;
  2. Acesse todas as informações de pendências de sua ligação;
  3. Na Agência Virtual, você pode tanto consultar as contas em atraso como imprimi-las.

Como fazer o pagamento da 2ª via Energisa

Você pode fazer o pagamento da 2ª via Energisa tanto pessoalmente em agências lotéricas ou instituições bancárias quanto online, por meio do internet banking ou do aplicativo da instituição bancária em que você possuir uma conta.

Não esqueça de fazer o pagamento da fatura dentro da data de vencimento registrada no documento. Assim, você evita o corte do fornecimento, além de juros e multas por atraso em sua próxima fatura. 

A Aneel estipula nos artigos 17, § 2º, da Lei nº 9.427/1996 e 126 da Resolução nº 414/2010 que a taxa de juros por atraso do pagamento da conta de luz é de 1% ao mês mais correção monetária em todo o país. Além disso, uma multa de 2% é inclusa.

Conclusão

Se você não recebeu ou perdeu a fatura de sua conta de luz da Energisa, seja para pagamento ou para usar como comprovante de residência, pode tirar a 2ª via pelo site ou solicitar nos canais de atendimento ou agências da companhia. Porém, apenas pelo site o processo é feito automaticamente e sem a cobrança de taxas.

As informações de como tirar a 2ª via de sua fatura da Energisa foram úteis para você? Deixe sua opinião nos comentários.

1/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade