5 passos para não ser reprovado na análise de crédito

5 passos para não ser reprovado na análise de crédito

20 out 2022
6min de leitura

Conheça os 5 passos para não ser reprovado na análise de crédito. Após a recente crise econômica que se instalou no país, cada vez mais mais pessoas acabam com o nome negativado devido a restrição financeira. Tomar um empréstimo é uma alternativa para quem precisa colocar as contas em dia ou resolver uma situação de emergência.

Antes da liberação do dinheiro, é preciso passar por uma análise de crédito, ou seja, um processo de avaliação da capacidade de pagamento da dívida. Muitas vezes, as pendências jurídicas podem impedir o crediário de conseguir o empréstimo. Existem, no entanto, alguns perfis que possuem mais chances de serem aprovados

O que é a análise de crédito?

Quando se solicita um empréstimo, é feita uma análise de crédito que avalia principalmente o histórico do cliente, para que a instituição tenha certeza de que é um “bom pagador”. Essas informações são obtidas pelo CPF e dados que ficam nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa

Esse histórico é conhecido como score, uma pontuação que vai de 0 a 1000 pontos. Seu cálculo considera o comportamento de consumo e pagamento nos últimos 12 meses e, quanto mais alta for, melhor. Caso a pontuação no score seja baixa, significa que há uma inadimplência ou dívida a ser paga, o que ocasiona a negação do pedido de empréstimo.

O score mostra para uma instituição financeira se deve ou não confiar no solicitante do empréstimo para liberar o dinheiro. Além disso, o score estimula o consumo consciente, uma vez que o consumidor fica sabendo se é um bom ou mau pagador e assim pode aprender a controlar melhor as próprias finanças. Também deixa o beneficiário cliente caso tenha o nome negativado, ajudando assim a reverter a situação ou evitá-la.

Contudo, antes de pedir um empréstimo, é preciso saber quais os fatores que tornam um perfil ideal que seria facilmente aprovado na operação. Confira a seguir e não caia no erro de fazer toda uma operação de solicitação de empréstimo à toa. 

  • Motivos do empréstimo

Quando se vai fazer a solicitação de um empréstimo, é preciso decidir a finalidade em que o dinheiro será usado. É recomendado fazer um planejamento do objetivo do dinheiro de forma clara e precisa. Essa primeira etapa do processo irá definir para qual modalidade de crédito será encaminhado, por exemplo.

É importante avaliar questões como necessidade, a urgência em que precisa do empréstimo e verificar se não será usado em algo supérfluo. Os tipos mais comuns de se fazer um empréstimo costumam ser os mais bem aceitos pelas instituições financeiras como, para o pagamento de dívidas, financiamento de imóveis, pagamento de viagens, cirurgias e compra de ativos para uma empresa.

Cada instituição financeira tem seu método de análise de crédito e sua especialidade, de modo que as motivações podem variar. Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição escolhida e pergunte a respeito da modalidade que pretende utilizar para tomar o empréstimo.

  • Comprovação de renda ou de trabalho

A comprovação de renda é um fator importante na hora de solicitar um empréstimo. Desse modo, sua ocupação será levada em consideração em uma análise de crédito para mostrar para a instituição que tem uma renda mensal consolidado e constante. Assim, a instituição se sentirá mais segura em emprestar o dinheiro, pois norteia a capacidade de pagamento da pessoa que está solicitando.

Segundo aos dado levantados por uma fintech brasileira, funcionários de setores privados e públicos possuem mais chances de serem aprovados pela análise de crédito. A taxa de aprovação dos trabalhadores de empresas privadas é de 30%, seguida pela dos servidores públicos de 27% e depois, os profissionais liberais com 22%.  

Os últimos da lista são aposentados e beneficiários do INSS, aprovados em 20% dos casos, e os autônomos, com 19% da aprovação nas análises. Quanto maior o grau de instrução, maior a chance de ter uma profissão sólida, de modo que tende a possuir mais documentos que comprovem a renda,

Coisas como a falta de organização com as finanças pessoais e financeiras, e a inconstância de um serviço prestado podem dificultar a vida dos trabalhadores autônomos que desejam obter uma linha de crédito. Isso se dá porque muitos autônomos confundem o fluxo de caixa pessoal com o profissional. 

A categoria depende também da flutuação da própria economia, uma vez que a cada mês sua renda será diferente. Assim, é preciso ficar ainda mais atento e fazer um planejamento financeiro com o máximo de cuidado possível para não ser prejudicado. Um empréstimo pode se tornar uma dívida tão cabeluda quanto as outras, quando deveria ser a solução.

  • Residência

O tipo de residência pode ser um facilitador para a aprovação na análise de crédito. Muitas vezes é utilizado também no empréstimo com garantia ou simplesmente como uma referência na operação de crédito.

Aqueles consumidores que possuem a casa financiada tendem a ter mais chances de aprovação, uma vez que para financiar um imóvel, geralmente, o proprietário já passou por outra análise de crédito no passado. Assim, o crediário tem mais chances de demonstrar que possui uma renda fixa e capacidade de pagar o empréstimo.

Contudo, é importante lembrar que ter sido aprovado na análise de crédito em um empréstimo com garantia de imóvel não quer dizer que também será em uma nova aprovação em outra tomada de crédito.

  • Conta bancária

O crediário que tiver uma conta corrente, seja ela com ou sem cheque especial, também possuem mais chances de serem aprovados na análise de crédito. O perfil bancário do solicitante de empréstimo é algo que será levado em conta. Mas isso não significa que aqueles que possuem somente conta salário ou poupança serão recusados, apenas que possuem menos chances.

Os especialistas enxergam a movimentação bancária como uma vitrine de gastos e a vitalidade financeira do solicitante de empréstimo. Para aqueles que já possuem acesso ao cheque especial na conta corrente, é preciso ter passado por uma análise de crédito. Assim, esse consumidor costuma ter um histórico de bom pagador já analisado previamente,

  • Estado civil

O estado civil também é avaliado durante uma análise de crédito. Pessoas casadas possuem um pouco mais de chances do que as divorciadas e solteiras de terem aprovadas, uma vez que o consumidor casado tem mais condições de ter um avalista para somar ou complementar a renda.  Contudo, seja qual for o estado civil do solicitante, deve ter capacidade de pagar a dívida.

Para ser um avalista, não é preciso ser somente o cônjuge do solicitante. Parentes de primeiro grau como pais, filhos e irmãos também podem serem incluídos como avalistas.

Gostou do texto? Faça uma simulação de empréstimo online com a gente!  Compartilhe e deixe a sua opinião, queremos saber.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “5 passos para não ser reprovado na análise de crédito

    • Avatar
      CashMe diz:

      Olá, Vagner! Tudo bem?

      Convido você a fazer uma simulação em nosso site e contar pra gente qual é o valor que está procurando, combinado? Queremos ajudar você a realizar seus sonhos com o crédito com os juros mais baixos do mercado!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade