Consulta Serasa: Consulte CPF, Nome Limpo e seu Score de Crédito

Consulta Serasa: Consulte CPF, Nome Limpo e seu Score de Crédito
ícone de calendario

Atualizado:
09/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
01/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Uma das formas para saber se o seu CPF está regular é realizar uma consulta Serasa Experian. A empresa é um dos bureaus de crédito mais conhecidos do país e disponibiliza o serviço gratuitamente. A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo. Por meio dela, você descobre também o seu score de crédito.

O Brasil fechou o ano de 2020 com 66,3% dos seus consumidores endividados. Esse resultado foi obtido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) através da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que foi divulgada pela Agência Brasil em uma reportagem. 

Parte desses consumidores podem ter seus nomes incluídos na lista de negativado das instituições de crédito do país. Uma forma de saber se o seu CPF está regular é realizando consultas nesses bureaus. Fazendo parte dos 66% ou não, fazer essas consultas regularmente é importante para manter-se atualizado sobre sua saúde financeira. 

Passo a passo de como fazer consulta Serasa

Entre os bureaus de crédito brasileiros, um dos mais conhecidos é a Serasa Experian. Neste artigo, mostraremos o passo a passo para fazer uma consulta Serasa online. Pois, você também pode realizar essa tarefa indo diretamente a uma agência física da empresa. 

Usando a internet, é possível fazer a consulta Serasa de duas formas: pelo site ou aplicativo oficial da instituição de crédito. Em ambos o passo a passo é similar. Aqui, mostraremos as etapas para aqueles consumidores que realizam o primeiro acesso e, portanto, ainda precisam criar um login. 

Consulta Serasa pelo site

Confira abaixo o passo a passo para consulta Serasa pelo site. 

  1. Acesse a página da Serasa;
  2. Clique em “Consultar agora seu CPF”;
  3. Crie conta com seu login do Google ou preencha os dados indicados;
  4. Escolha a forma de verificação (e-mail ou SMS); 
  5. Digite o código de verificação recebido.

Com a conta criada, você pode fazer login e acessar outras vezes a consulta. Por meio dela, você tem acesso a eventuais dívidas lançadas no seu CPF e também a sua pontuação no Serasa Score.

Consulta Serasa pelo aplicativo

Pelo aplicativo, o passo a passo é similar.

  1. Baixe o app de acordo com a versão para o sistema operacional do seu celular iOS ou Android;
  2. Realize o cadastro (ou use o criado no site caso já tenha um);
  3. Faça login.

Saiba como consultar o Serasa grátis

Os dois passo a passo ensinados acima são para realizar consulta grátis no Serasa. Outros bureaus de crédito podem cobrar para fazer uma pesquisa online como essa. Entretanto, é importante reforçar que a consulta ao Serasa significa que seu CPF está regular ou irregular com os credores associados à empresa. É possível que seu CPF esteja positivo na Serasa e negativado em outros bureaus, porque os credores associados variam de bureau para bureau. 

Entenda o que é Serasa Score

Acima falamos que a consulta Serasa online informa se seu CPF está negativado e também traz sua pontuação no Serasa Score. O Serasa Score é a versão do score de crédito mantido pela empresa. Este, por sua vez, é uma nota atribuída por bureaus de crédito ao histórico de pagamento e relacionamento do consumidor com o mercado de crédito. 

Essa pontuação é a soma de informações sobre questões como número de pedidos de empréstimos, movimentação nas suas contas bancárias, empréstimos em andamento;

participação em empresas, frequência em que suas contas ficam atrasadas, etc.

Não existe uma fórmula para chegar a essa pontuação de crédito. Cada bureau usa sua própria lógica de cálculo e, por isso, seu score de crédito pode variar levemente de um bureau para outro. Entretanto, eles podem ir de 0 a 1000. Sendo que de:

  • 0 a 300 pontos: indica um score de crédito baixo e alto risco de inadimplência.
  • 300 a 700 pontos:  indica um score de crédito médio e risco médio de inadimplência.
  • 700 a 1000 pontos: indica um score de crédito alto e baixo risco de inadimplência.

Quando uma empresa consulta as informações que a Serasa tem sobre o seu CPF e score, ela pode fazer uma avaliação financeira e analisar qual a chance de, por exemplo, que você pague o crédito que está solicitando. 

Como aumentar o score de crédito

O score de crédito não é fixo. A pontuação pode aumentar ou baixar de acordo com as mudanças no seu hábito financeiro. Se você passa a fazer mais movimentações financeiras e a pagar suas contas antes do vencimento, ele pode subir. Já se você deixou de pagar um boleto ou está com uma conta corrente parada, pode baixar.

Essa mudança não é diária e pode levar algum tempo para que o seu score suba quando, por exemplo, você paga uma dívida. Entretanto, se você está interessado em aumentar seu score de crédito, siga as dicas abaixo:

  • Quite suas dívidas;
  • Atualize seus dados em bancos e instituições financeiras;
  • Tenha movimentação financeira;
  • Tenha contas em seu nome;
  • Pague contas antes do dia de vencimento;
  • Mantenha seu cadastro positivo ativo;
  • Não faça muitas solicitações de crédito em um curto período de tempo.

Como ter CPF regular

Preocupar-se com o seu score de crédito já é um bom indicador de que você está atento à sua saúde financeira e, consequentemente, à regularidade do seu CPF. Para que ele esteja regular, é importante realizar esse tipo de consulta Serasa que ensinamos aqui, mas você também pode conhecer neste artigo outras formas de consultar CPF grátis.

Se nessa pesquisa você identificar uma pendência no seu nome, é importante agir imediatamente. Primeiro, verifique se a dívida foi corretamente atribuída ao seu CPF. É possível que ela esteja sendo cobrada injustamente. Caso a cobrança seja justa, entre em contato com a empresa para conversar sobre o débito.

O pagamento da dívida é a única forma de regularizar rapidamente seu CPF. Quando você quita a pendência, seu score de crédito não aumenta imediatamente. Entretanto, o bureau de crédito deve retirar a ocorrência do seu nome em até cinco dias úteis após a comunicação de pagamento da dívida por parte do credor.

Feirão Limpa Nome da Serasa

Caso você não consiga chegar a um acordo conversando com o credor, você também pode aproveitar uma das edições do Feirão Limpa Nome organizado pela Serasa. Nele, as empresas oferecem descontos que podem chegar a aproximadamente 90% do valor da dívida. 

As negociações podem avançar com maior facilidade nesse tipo de evento que coloca os dois interessados em contato. Saiba melhor como ele funciona e como foi o Feirão Limpa Nome de 2020.

Conclusão

A consulta Serasa pode ser feita pelo site ou aplicativo da empresa. Após um cadastro básico, você faz seu login e tem acesso a situação do seu CPF e pontuação do seu Serasa Score, o score de crédito mantido pelo bureau. Essa é uma forma de consultar gratuitamente seu CPF na Serasa e ficar atento à sua saúde financeira.

A consulta Serasa pode trazer surpresas desagradáveis, mas importantes para colocar suas contas em dia. Caso você descubra que tem uma dívida em seu nome e queira resolver logo essa pendência, saiba que seu imóvel próprio pode te ajudar a conseguir crédito para saldar o débito. Veja as possibilidades de empréstimo para negativado faça uma simulação!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *