Conheça os 13 melhores aplicativos para empresas

ícone de calendario

Atualizado:
17/08/2020

ícone de calendario

Publicado:
17/08/2020

ícone de relógio

Leitura de
6 min

ícone de conversa

Comentarios
0

CashMe

CashMe


Aplicativos para empresas ajudam na gestão de projetos, organizam finanças, melhoram a produtividade e fazem até o controle de vendas. Beneficie-se da tecnologia e adote alguns apps no dia a dia para otimizar a rotina do seu negócio.  

Com um celular e seus aplicativos para empresas, agora ficou mais fácil e menos burocrático gerir projetos, orientar equipes, produzir documentos, organizar finanças, compartilhar arquivos e muito mais!

A todo momento surgem novos apps para ajudar empresas a otimizar suas rotinas, dedicando menos tempo para tarefas repetitivas e mais tempo à criação, inovação e conexões humanas. Veja a seguir uma lista com 13 aplicativos para empresas. 

Aplicativos para empresas se comunicarem com os seus times

O diálogo é essencial para o trabalho em equipe, gestão de pessoas e alinhamento entre empresa e funcionários.

Nas atividades remotas ou presenciais, aplicativos para empresas podem funcionar como ferramentas de comunicação, facilitando o compartilhamento de informações, integrando times, aumentando a produtividade e evitando aquela reunião que poderia ser resolvida com uma mensagem.   

1. Slack

O Slack é usado em muitas empresas como a principal plataforma de comunicação privada ou em grupo. O app dá um tom profissional e mais oficial à troca de mensagens no ambiente de trabalho. Com o celular em mãos, é possível responder aos colegas de trabalho sem que a conversa se misture com outras mensagens pessoais, como costuma acontecer por WhatsApp.

O app permite a criação de grupos por projetos ou assunto, desativar ou ativar o recebimento de mensagens de acordo com o horário de trabalho, compartilhamento de documentos e integração com outros apps como o Google Drive e Asana. 

Versão para Android e iOS

2. Hangouts

O aplicativo do Hangouts é uma opção para empresas que usam o Gmail como serviço de e-mail. Simples e sem excesso de recursos, ele reúne conversas individuais ou em grupo (até 150 pessoas) e permite realizar chamadas de vídeo, que estão limitadas até 10 ou 25 pessoas a depender do tipo de conta do usuário.  

Versão para Android e iOS

Aplicativos para empresas otimizarem tarefas

O checklist das tarefas diárias também pode migrar para o celular. Os aplicativos de gestão de projetos atendem a propósitos pessoais de organização e otimização do tempo, facilitando a visualização das tarefas que precisam ser feitas na rotina de um empreendedor, por exemplo.

Muitas empresas usam esses aplicativos para criarem e gerirem projetos em grupo, pois seus quadros e funções permitem montar fluxos de trabalho detalhados, organizar etapas de desenvolvimento de produto e muito mais. 

3. Trello

O Trello é uma versão intuitiva e digital do método Kanban – sistema onde o fluxo de produção é visualizado por cartões de sinalização que são trocados de lugar conforme o avanço das etapas. No aplicativo, os projetos ficam organizados por quadros e listas que podem ser arrastados conforme o fluxo da atividade, aprovação da demanda etc.

É possível criar times e compartilhar informações com outros usuários. O app sinaliza o status dos prazos, permite anexar documentos e imagens – boa forma de aprovar artes, textos e afins – e deixar mensagens em cada tarefa. 

Versão para Android e iOS

4. Asana

O Asana é uma excelente opção de aplicativo para empresas que precisam fazer a gestão de projetos mais complexos e equipes maiores.

Ele segue a mesma organização por listas, cartões e quadros do Trello, mas dispõe de mais ferramentas e suas funcionalidades são mais aprofundadas, especialmente em sua versão paga. Um exemplo é a possibilidade de gerar relatórios de progresso e analisar a produtividade dos membros da equipe. 

Versão para Android e iOS

Aplicativos para empresas realizarem videoconferências

Videochamadas. O que antes era uma alternativa para encurtar distâncias, acabou virando regra para a continuidade das rotinas em muitas empresas devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus.

Com isso, apps de videoconferência viraram pré-requisito para reuniões, capacitação, recrutamento e até o happy hour da empresa. E a tendência é que esses aplicativos para empresas continuem sendo usados após a pandemia. 

5. Zoom

O aplicativo Zoom permite ao anfitrião a criação de chamadas individuais e salas para videoconferências. Nele o anfitrião pode convidar e permitir o acesso, bloquear e desbloquear o áudio e vídeo de participantes, gravar reuniões, incluir moderadores na sala, compartilhar arquivos etc.

Essas funções estão disponíveis em maior ou menor variedade de acordo com o plano pago pelo usuário. Sua versão gratuita limita a duração da reunião a 40 minutos e 100 participantes. Já os planos pagos chegam a permitir até 500 usuários em uma mesma sala.   

Versão para Android e iOS

6. Skype

O Skype é um dos aplicativos mais tradicionais para reuniões por vídeo. Ele permite a gravação das reuniões, compartilhamento de tela, chat por mensagem durante a videoconferência, além de não limitar a duração da ligação.

Sua versão gratuita suporta até 50 pessoas em uma mesma chamada.  

Versão para Android e iOS

Aplicativos financeiros para pequenas empresas

Os setores administrativo e financeiro também podem ser otimizados com alguns aplicativos para empresas, em especial no caso de autônomos e MEIs. Existem opções de apps para controle financeiro, emissão de boletos, acompanhamento de vendas e consulta de CNPJ.  

7. CNPJ

O aplicativo da Receita Federal permite consultar a situação de um CNPJ através do celular. Os dados vêm diretamente das bases da Receita e trazem informações como endereço, quadro societário, situação cadastral, opção pelo Simples Nacional, telefone etc. É possível cadastrar um CNPJ e receber alertas toda vez que algum dado da empresa for alterado. 

Versão para Android e iOS

8. Controlle

O Controlle é um gerenciador financeiro para MEI e PME. O empreendedor tem, na palma da mão, uma visão geral das finanças da empresa, facilitando a organização e controle das entradas e saídas.

Entre os recursos do app estão lançamento de despesas, fluxo de caixa, receitas, transferências, relatórios gerenciais, acompanhamento das movimentações mês a mês e acesso a múltiplas contas da empresa.

Versão para Android e iOS

9.SmartPOS

Esse aplicativo concentra em um mesmo lugar o controle de estoque, cadastro de produtos, registro, controle de caixa, contas dos clientes, emissão de nota fiscal e várias outras funções úteis para a administração e gestão das finanças da empresa.

A disponibilidade desses recursos varia de acordo com o plano solicitado pelo cliente. Na versão gratuita, é possível realizar o cadastro de clientes e produtos, mas não há o controle de estoque e caixa, por exemplo. 

Versão para Android

10. Asaas

Com o Asaas, o Microempreendedor ou autônomo pode gerar boletos, usar o celular como maquininha de cartão de crédito e emitir NFS-e. A emissão de boletos com geração de nota fiscal eletrônica facilita a cobrança e recebimento de contas de clientes. 

Versão para Android e iOS

11. Controle de Vendas

O app Controle de Vendas é uma outra opção de aplicativos para empresas que querem  organizar vendas e cobranças no celular. Ele faz o cadastro de clientes, registra vendas por categoria e produto, notifica cobranças a serem feitas etc.

Os dados registrados podem gerar relatórios que facilitam o acompanhamento da evolução do negócio.

Versão para Android

Aplicativos para empresas compartilharem arquivos

Usar o celular para tarefas da empresa pode facilitar o envio de arquivos e, até mesmo, a edição simultânea de um documento com pessoas que estão em outros lugares.

Essas ferramentas facilitam o trabalho remoto e presencial de empresas que ainda não podem ou não precisam arcar com servidores próprios.  

12. Google Drive

A versão para celular do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem da Google e seus aplicativos complementares (Documentos Google, Planilhas Google, Apresentações Google, Google PDF etc) permite visualizar e editar documentos, planilhas e apresentações.

O app é uma boa solução para quando você precisa acessar seus arquivos, mas está fora de casa ou longe do computador da empresa. Cada conta tem direito a até 15 GB de armazenamento gratuito.   

Versão para Android e iOS

13. DropBox

A versão para celulares do DropBox possibilita o armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos com outras pessoas. O app é uma boa forma de enviar e receber arquivos maiores – vídeos, pastas de foto, etc – sem a necessidade de um HD externo, cartão de memória ou Pen Drive.  

Versão para Android e iOS

Conclusão

O celular é uma ferramenta que facilita, e muito, a rotina de um empreendedor. Os aplicativos para empresas ajudam a ter, na palma da mão, o controle das finanças, a gestão de projetos, a coordenação de times, o contato com clientes e funcionários e muito mais. Tudo isso sem precisar se deslocar, facilitando o trabalho remoto e a otimização do tempo. 

Invista na tecnologia para a sua empresa incluindo alguns aplicativos na sua rotina. O celular pode te ajudar, inclusive, na hora de conseguir mais crédito para realizar um sonho ou expandir seus negócios. Conheça mais sobre empréstimo online e faça uma simulação!

Gostou do texto? Compartilhe com outras pessoas que podem se beneficiar desses aplicativos para empresas.


CashMe

Escrito por CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR