aposentadoria

5 desafios da aposentadoria e como solucioná-los

17 mar 2023
9min de leitura

A aposentadoria é uma das fases da vida que estão cheias de expectativas. Afinal, depois de anos trabalhados, finalmente vem o aguardado descanso. Neste conteúdo, listamos os principais desafios e outras informações importantes dessa fase. 

A aposentadoria é um dos períodos mais marcantes da vida, por isso é importante se preparar de modo que essa fase seja tranquila e sem preocupações. Embora seja um momento de muitas mudanças, também existem desafios que o aposentado precisa enfrentar. A relação com a vida financeira é um dos principais desafios da aposentadoria, por exemplo. 

Não é à toa que o empréstimo consignado é uma das soluções mais procuradas por essa parcela da população, visto que é uma solução rápida e prática. No entanto, compreender esses desafios é fundamental para superá-los. E, assim, desenvolver uma relação saudável com o dinheiro durante toda a aposentadoria. 

Vamos listar, neste artigo, alguns desses desafios, além de compartilhar com você informações importantes para superá-los. 

O que é a aposentadoria?

A aposentadoria refere-se ao afastamento remunerado do trabalhador de suas atividades, ao cumprir os requisitos do direito previdenciário para gozar seus benefícios de previdência social e/ou privada. 

Logo, durante a aposentadoria, a pessoa continua recebendo uma renda, geralmente proveniente de um fundo de pensão ou de um benefício do governo, como a Previdência Social.  

Quais são os tipos de aposentadoria no Brasil?

No Brasil, a aposentadoria é garantida por lei e regulamentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é a autarquia federal responsável pelo gerenciamento do sistema de previdência social no país. 

Existem diferentes tipos de aposentadoria no Brasil, que variam de acordo com o tempo de contribuição e a idade do segurado, entre outros fatores. Alguns dos principais tipos de aposentadoria no Brasil são:

  1. Aposentadoria por idade: é destinada a trabalhadores com idade mínima de 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) e tempo mínimo de contribuição de 15 anos.
  2. Aposentadoria por tempo de contribuição: é destinada a trabalhadores que completaram um tempo mínimo de contribuição ao INSS, que varia de acordo com a idade e com o gênero do segurado.
  3. Aposentadoria por invalidez: é destinada a trabalhadores que se tornaram incapazes de trabalhar por motivo de doença ou acidente.
  4. Aposentadoria especial: é destinada a trabalhadores que trabalham em condições insalubres ou perigosas, como mineradores e eletricistas, por exemplo.

Para solicitar a aposentadoria no Brasil, é necessário cumprir os requisitos específicos de cada tipo de aposentadoria e fazer a solicitação junto ao INSS. A aposentadoria é financiada por meio das contribuições previdenciárias, que são descontadas diretamente do salário do trabalhador e repassadas ao INSS pelo empregador.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Empréstimo na aposentadoria no Brasil

Em março de 2022, o governo federal tornou como lei a Medida Provisória (MP) 1006/20, que autorizou a concessão de empréstimos aos aposentados e pensionistas com parcelas que comprometem 40% dos seus benefícios. Anteriormente, o percentual de comprometimento das parcelas era de 35%. 

Essa medida, por sua vez, estimulou a solicitação de empréstimo consignado, uma vez que os aposentados e pensionistas poderiam solicitar valores maiores. 

Em vista disso, a alteração causou um aumento do volume de empréstimos consignados no país. Segundo dados do Banco Central, houve um aumento de 155% com relação aos pedidos de empréstimos consignados no início do ano de 2022. 

De abril a junho, foram solicitados mais de R$ 29 milhões em empréstimos consignados, ao passo que de janeiro a março esse número foi de R$ 11,3 bilhões.

Embora as possibilidades de empréstimo tenham aumentado, é preciso ter cautela antes de solicitar crédito. Isso porque existem riscos de inadimplência que podem comprometer consideravelmente a aposentadoria. 

Portanto, é fundamental que o aposentado ou pensionistas faça pesquisas e estude sua realidade financeira. Além disso, é importante que ele busque parcelas que não comprometam seu orçamento. 

Quais são os 5 maiores desafios da aposentadoria? 

Os desafios que a aposentadoria reserva podem variar dependendo da classe social, renda e perfil do aposentado. No entanto, existem alguns pontos em comum que permitem traçarmos um panorama geral. 

1. Falta da renda do trabalho

Uma das grandes preocupações decorrentes da aposentadoria é a renda. Isso porque a ausência da renda do trabalho pode fazer falta, principalmente para os aposentados que não juntaram dinheiro suficiente para suprir suas necessidades nesta fase da vida ou não investiram em previdência privada. 

2. Gastos com saúde

Neste período, a saúde exige maiores cuidados e requer atenção, uma vez que os aposentados costumam ter mais problemas de saúde se compararmos com a população mais jovem. Isso implica, portanto, em maiores gastos com remédios, consultas, plano de saúde e assim por diante. 

Segundo reportagem do UOL, o aposentado gasta cerca de 50% da renda com remédios. Além disso, os planos de saúde para idosos costumam ser mais caros, pois se espera que nesta fase os procedimentos realizados sejam de alta complexidade, demandando maiores gastos aos consultórios e hospitais. 

3. Vida social

A vida social do aposentado tende a se tornar menos agitada, pois o convívio com colegas de trabalho e o ambiente social se torna menos ativo. Tal fato, contudo, pode desencadear problemas com solidão, propiciando o surgimento de doenças emocionais. 

4. Manter-se ativo

Realizar uma atividade durante a aposentadoria é fundamental para manter uma boa saúde e evitar a solidão. No entanto, os desafios relacionados à saúde, vida social e renda podem tornar esse processo mais difícil. 

5. Inflação

A inflação pode afetar o poder de compra do aposentado ao longo do tempo, o que pode tornar mais difícil manter um estilo de vida confortável na aposentadoria. Esse fato, portanto, é responsável pelo endividamento dos aposentados. 

O aumento dos preços de itens básicos e essenciais podem comprometer a renda, o que consequentemente reduz a qualidade de vida. 

Cada um destes desafios impactam de forma significativa a vida do aposentado, visto que eles se relacionam uns com os outros. 

Dicas para superar os desafios da aposentadoria

Existem várias formas de driblar os desafios da aposentadoria. Porém, com planejamento, é possível superá-los e ter muito mais qualidade de vida durante esta fase tão especial. 

1. Faça um planejamento 

O planejamento é uma etapa que irá ajudá-lo a fazer as escolhas certas durante sua aposentadoria. Neste plano, procure incluir seus objetivos e os caminhos para alcançá-los. 

2. Organize suas finanças

As finanças são um dos principais desafios para os aposentados. Portanto, é fundamental organizar suas finanças. Dessa forma, você poderá mapear soluções de forma racional. Isso porque  vai identificar onde precisa investir mais dinheiro ou quando será necessário solicitar um empréstimo. 

3. Busque uma atividade

Manter-se ativo é importante para sua saúde como um todo. Além de ajudar na manutenção da saúde, também existe a possibilidade de usar essa atividade como renda extra. Portanto, busque alguma ocupação que lhe dê prazer e faça você se sentir bem. 

4. Pesquise preços 

Pesquisar preços é um hábito importante em todos os momentos da vida. Na aposentadoria, essa prática é importante porque evita gastos desnecessários. Assim, é possível destinar esses recursos para áreas que demandam mais gastos, como saúde.

5. Solicite um empréstimo, se necessário 

Caso a situação fique apertada, solicitar um empréstimo consignado pode ser a solução. As taxas de juros dessa modalidade são uma das menores do mercado, visto que as parcelas descontadas diretamente do benefício oferecem mais segurança ao credor. 

Como funciona o empréstimo para aposentados?

O empréstimo para aposentados é uma opção de crédito que permite que pessoas aposentadas obtenham empréstimos com condições de pagamento mais vantajosas em relação a outras modalidades de crédito. Isso ocorre porque os aposentados possuem uma renda regular e estável proveniente de sua aposentadoria, o que dá mais segurança aos credores.

No Brasil, a modalidade de empréstimo mais comum para aposentados é o empréstimo consignado. Nessa modalidade, o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício da aposentadoria, o que torna a operação mais segura para o credor e permite que as taxas de juros sejam mais baixas. 

Além disso, os aposentados podem optar por prazos de pagamento mais longos, o que resulta em parcelas menores e mais fáceis de pagar.

Para obter um empréstimo consignado, o aposentado deve procurar uma instituição financeira que ofereça essa modalidade de crédito e apresentar os documentos necessários, como comprovante de renda e extrato de benefícios. É importante lembrar que o valor máximo do empréstimo é limitado a uma porcentagem do valor do benefício da aposentadoria e que as condições de pagamento podem variar de acordo com a instituição financeira e o perfil do cliente.

Quais são as principais taxas do empréstimo consignado?

A principal taxa cobrada nesta linha de crédito é a taxa de juros consignados. Ela é de 20% a 35% ao ano. Para comparar, as taxas do rotativo do cartão de crédito chegam a 283% ao ano, ao passo que os juros do cheque especial chegam a 320% ao ano.  

Embora mostre-se mais baixa, em comparação com outras modalidades de empréstimo, há opções que possuem melhores condições e mais benefícios. 

Conclusão

A aposentadoria é uma fase da vida esperada por milhares de trabalhadores. Porém, ela também traz consigo uma série de desafios que podem preocupar aqueles que estão próximos desse momento. 

Alguns desses desafios envolvem, principalmente, a vida financeira. Isso porque o afastamento do trabalho pode desencadear um receio de ficar sem renda durante este período. 

A inflação, inclusive, é uma das preocupações do aposentado, uma vez que ela reduz o poder de compra e contribui para o endividamento dessa parcela da população. 

Além das questões econômicas, o aposentado também precisa enfrentar questões que vão desde a saúde até a vida social. 

Todos esses pontos, por sua vez, somados às facilidades de acesso ao crédito na aposentadoria contribuíram para um aumento na solicitação de empréstimos. 

Por isso, em 2022, o Brasil presenciou um crescimento considerável no volume de pedidos de crédito consignado e de crédito com garantia de imóvel.  

Como você já conhece todos os desafios que envolvem a aposentadoria, aproveite para conferir as soluções de empréstimo disponibilizadas pela Cashme e proporcione uma aposentadoria muito mais tranquila para você. 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade