Conheça os 7 bancos digitais e os benefícios

Conheça os 7 bancos digitais e os benefícios
ícone de calendario

Atualizado:
07/06/2021

ícone de calendario

Publicado:
07/06/2021

ícone de relógio

Leitura de
5 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Um banco digital é uma instituição bancária regularizada pelo Banco Central e protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Desta forma, os depósitos feitos em contas digitais têm a mesma proteção de um banco convencional.

Ou seja, a diferença para o modelo tradicional é que os bancos digitais não têm agências físicas. Todo o processo desde a abertura de conta, movimentações e atendimento é feito de forma virtual, pelo app ou internet banking. 

Da abertura da conta bancária ao esclarecimento de dúvidas, todas as necessidades dos clientes podem ser resolvidas pelo computador ou aplicativos. Sem fila, sem burocracia e sem precisar sair de casa.

São novas propostas – algumas ainda em consolidação – que estão em busca de resolver problemas como tarifas elevadas, falta de transparência, conflito de interesses, entre outros.

O objetivo é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de consumidores.

Os principais serviços que um banco digital oferece são:

  • Conta-corrente digital sem tarifa;
  • Cartão de crédito, em muitos casos sem anuidade;
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Consórcios;
  • Empréstimos.

Com todos esses benefícios e vantagens, agora é importante só entender dentre tantos bancos digitais disponíveis, qual atende melhor suas necessidades.

Para ajudá-lo, separamos aqui todas as informações que você precisa saber sobre o assunto, desde os bancos mais populares até seus benefícios e vantagens.

Vamos começar?

Conheça os principais bancos digitais do mercado

De acordo com um levantamento realizado pelo UBS Evidence Lab, em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos dos novos players ultrapassou a de instituições tradicionais. Em 2019, a participação dos maiores bancos era de 52% e dos novos, 48%. No ano passado, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52%.

Por conta de tanta popularidade, o número de opções de bancos digitais pode te deixar confuso sobre qual é a melhor opção para você. E pensando nisso, separamos nesse post as 7 principais instituições digitais.

Agibank

Fundado como Agiplan em 1999, no Rio Grande do Sul, o Agibank especializou-se em crédito consignado em 2010 e, no ano seguinte, recebeu autorização do Banco Central para montar sua instituição financeira.

Em 2013, passou a oferecer conta-corrente e cartão de crédito com bandeira MasterCard. Com forte investimento em soluções de pagamento, o banco atingiu a marca de 1 milhão de clientes em 2018 e tem planos de lançar ações na bolsa.

Banco Inter

Com um aplicativo para realizar todas as transações, o Banco Inter é isento de tarifas, mesmo para transferências e saques na rede 24h.

Um diferencial é o depósito com boleto, em que, para depositar uma quantia em sua conta, basta gerar um boleto no próprio aplicativo e pagar em qualquer casa lotérica.

Tem cartões de crédito e débito internacionais sem custo adicional e também oferece os mesmos serviços para pessoa jurídica, sendo outra alternativa para PMEs.

Banco Original

O Banco Original foi uma das primeiras instituições a oferecer um serviço completamente digital, com a disponibilidade de cartão múltiplo (funções crédito e débito), e um gerenciador financeiro integrado à conta.

Entretanto, seus serviços não são gratuitos. A isenção de tarifas só ocorre caso o cliente invista R$ 100 mil com o banco.

C6 Bank

O C6 Bank é uma instituição fundada por ex-sócios do banco BTG Pactual. É focada em clientes do segmento premium e oferece conta digital, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, dentre outros serviços bancários.

Mercado Pago

Plataforma de pagamentos online do Mercado Livre, empresa que ficou famosa pela revenda digital de produtos.

O serviço financeiro foi lançado em 2019 e oferece pagamento por aproximação, empréstimos e maquininhas de cartão para lojistas.

Neon

Para ter uma conta na Neon, basta baixar o aplicativo em seu celular e seguir os passos indicados de maneira simples e gratuita.

Não é necessário aprovação de crédito. A conta é ativada quando o cliente deposita os primeiros R$ 25,00.

O banco digital também oferece um cartão de débito internacional e através do aplicativo, disponibiliza serviços de gestão financeira para empresas (pessoa jurídica), sendo uma alternativa para micro e pequenos empresários (PMEs).

Nubank

O Nubank é uma startup criada em 2013 que, inicialmente, oferecia apenas um cartão de crédito sem anuidade. A fintech lançou sua conta digital no final de 2017, a NuConta, e caminha para se transformar em um banco.

Em 2020, o banco digital adquiriu a corretora de investimentos Easynvest, que representou um grande passo para a maior instituição financeira digital do país.

A aquisição foi feita em sua maior proporção por trocas de ações, na qual os acionistas da Easynvest receberam uma parte dos ativos do Nubank e o restante do valor será pago em dinheiro.

Vantagens dos bancos digitais

Entre as principais vantagens dos bancos digitais, selecionamos os pontos positivos acerca dos serviços dessas instituições:

Não cobram taxas

A ausência de agências físicas diminui muito os custos de um banco digital. Afinal, ele não terá contas altas de aluguel, iluminação e folha de pagamento de funcionários, por exemplo. 

Isso faz com que essas instituições não repassem diversas taxas que são cobradas por bancos convencionais.

O resultado é que você usufrui de muita economia quando opta por um banco digital. Afinal, você não está só está livre de pagar a cesta de serviços do banco tradicional, mas também não costuma ser cobrado para realizar as transações online.

Logo, os pagamentos de boleto, as transferências para qualquer outra conta e os depósitos são gratuitos. Muitos dos bancos digitais também não cobram nenhuma taxa para o saque. Entretanto, é importante conferir essa informação, pois em alguns é preciso pagar.

Praticidade

Outro benefício vivenciado por quem abre conta em um banco digital é a maior praticidade no dia a dia. Resolvendo suas demandas financeiras no celular ou computador você evita perder tempo se deslocando até a agência e pegando filas.

Um pagamento pode ser feito em poucos segundos, sem sair de casa, em vez de esperar minutos ou horas no banco ou na casa lotérica. Assim como as movimentações financeiras, possíveis problemas em relação à conta podem ser resolvidos através do suporte online.

Além disso, você tem a possibilidade de checar o saldo ou verificar o extrato do banco em qualquer momento e lugar. Assim, não há necessidade de buscar uma agência aberta para fazer isso. Ter saques ilimitados na rede de caixas 24 horas é outra facilidade que economiza seu tempo.

Pouca burocracia

Se você é uma daquelas pessoas que perde o bom humor quando sabe que vai precisar resolver uma pendência no banco, com certeza vai achar a conta digital vantajosa. Ela diminui bastante a burocracia, já que os processos ocorrem online e de forma mais rápida.

O acesso à conta é bastante descomplicado e não existem limites de transações, como depósitos, transferências ou pagamentos. Os demais serviços oferecidos pelo banco, como cartão de crédito, empréstimo, investimento, também são solicitados e analisados rapidamente online.

Melhores opções de investimentos

Muitos investidores se frustram ao procurar produtos financeiros nos bancos tradicionais. Não é raro que os gerentes dessas instituições ofereçam opções pouco interessantes. Essa é mais uma diferença entre as instituições tradicionais e bancos de investimentos digitais, por exemplo.

Afinal, é possível encontrar uma ampla oferta de produtos de investimento nas plataformas digitais de bancos de investimentos. Tudo sempre bastante acessível a qualquer investidor.

Outra vantagem do banco digital é diminuir a burocracia também para os investidores. Além das inúmeras opções de investimentos, as contas digitais facilitam a transferência do seu dinheiro para as contas de Investimentos.

Conclusão

Como você pode ver, as opções de bancos digitais são inúmeras. Algumas mais vantajosas que outras, com serviços gratuitos ou isenção de anuidade no cartão de crédito.

Por conta de todo esse movimento, os bancos tradicionais têm perdido cada vez mais espaço e lutam para se digitalizar para não perder antigos clientes nessa onda de tecnologia.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *