Saiba como ativar ou cancelar o seu cadastro positivo

1 jun 2021
6min de leitura

O cadastro positivo é similar ao cadastro de negativados mantido por bureaus de crédito como Serasa e SPC, com o diferencial de reunir dados sobre obrigações financeiras pagas ou em andamento. Atualmente, CPFs e CNPJs são incluídos automaticamente no cadastro, bastando informar um dos bureaus para cancelar.

Ter seu nome acionado no SPC, Serasa, Boa Vista ou qualquer bureau de crédito é um dos receios dos consumidores e empresas brasileiras. Até pouco tempo, isso significava uma mancha no seu histórico de pagador. Entretanto, com o cadastro positivo, o consumidor passou a contar com um outro histórico que, dessa vez, mostra seus bons hábitos financeiros.

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo foi uma proposta do governo estabelecida em 2011 por meio da Medida Provisória nº 518. O objetivo por trás dessa ação ​era criar “um conjunto de bancos de dados que contém informações de pessoa física ou jurídica relativas a obrigações, vinculadas ou não a operações de crédito, adimplidas pelo cliente (pagamento já foi realizado) ou em andamento (que ainda não venceram)”.

Essa é a definição dada pelo Banco Central para o Cadastro Positivo. Em outras palavras, podemos entender o cadastro positivo como um banco de dados similar ao cadastro de negativados mantido pelos bureaus de crédito (SPC, Serasa, Boa Vista etc) com o diferencial de manter boas ações do consumidor em seu histórico de pagamento.

Para que serve o cadastro positivo?

Ou seja, o cadastro positivo coloca em seu histórico as contas pagas em dia ou parcelamentos em andamento que estão em dia ao invés de registrar quando você deixa de pagar uma conta ou um empréstimo, por exemplo. Assim, um banco tem outras fontes de informação para concluir se dar crédito para um consumidor é uma ação de baixo ou alto risco de inadimplência e definir a taxa de juros de empréstimo, por exemplo.

O Banco Central, inclusive, diz que “a proposta do cadastro positivo é beneficiar aqueles que possuem um bom histórico de crédito e uma boa pontuação de modo a facilitar a obtenção de empréstimos e financiamentos e a possibilitar a negociação de melhores taxas e condições de pagamento”. 

Como funciona o cadastro positivo?

Esse histórico pode ser compartilhado pelos bureaus de crédito que mantêm um cadastro positivo (Serasa Experian, SPC, Boa Vista SBPC e Quod). Eles também atribuem notas para cada consumidor, cada um com diferentes formas de fazer o cálculo da pontuação. Contam para o histórico e a pontuação, as informações sobre obtenção de crédito, autofinanciamento, compras parceladas e outras transações com risco financeiro.

Segundo o Banco Central, essas informações podem ser obtidas pelos bureaus através de:

  • bancos e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central;
  • empresas responsáveis pelo serviço de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações;
  • outras pessoas naturais e jurídicas, desde que observem o requisito de conceder crédito, administrar operações ou realizar transações que impliquem risco financeiro.

Qual a vantagem do cadastro positivo?

Aqui entra um dos grandes diferenciais por trás da proposta do cadastro positivo. Ele não considera apenas informações fornecidas por bancos ou empresas de crédito, mas inclui também contas de telefone, luz e água. Esse é um passo interessante para aqueles consumidores que não possuem conta em banco (e, sim, ainda é uma parcela considerável no país).

Com isso, esse grupo tem mais chance, por exemplo, de conseguir crédito e melhores ofertas de taxas de juros. Isso porque, as movimentações financeiras bancárias eram um ponto bem relevante no score de crédito e para avaliar o histórico de um consumidor. Agora, a relação com companhias desse tipo de serviço de telefonia, água e luz passam a ser relevantes também. 

Todas essas informações de histórico e pontuação podem ser repassadas pelos bureaus de crédito às empresas que usam os bancos de dados para, por exemplo, realizar análises de crédito.

Como faço para me cadastrar no cadastro positivo

A MP que instituiu o cadastro positivo em 2011 previa que a adesão por parte do consumidor seria voluntária. Ele deveria, portanto, procurar os bureaus e solicitar seu cadastro. A adesão foi baixa e, em 2019, a Lei Complementar nº166 mudou algumas questões no cadastro. 

A principal, talvez, tenha sido a adesão automática. O governo deu um prazo (8 de julho de 2019) para que os titulares de CPFs e CNPJs indicassem que não desejavam ser incluídos nos cadastros positivos dos bureaus. Depois da data, os que não haviam se manifestado vão passar a fazer parte da base de dados automaticamente e devem ser avisados pelos bureaus quando isso for acontecer.

Como saber se tenho cadastro positivo

Dessa forma, não é preciso fazer o cadastro. Porém, se você quer confirmar que tem o cadastro positivo ativo basta entrar no site de um dos quatro bureaus e realizar uma consulta. Serão solicitadas informações pessoais para o primeiro acesso e também a criação de uma senha. 

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Como cancelar cadastro positivo

Se você estiver com o cadastro positivo ativo e, por qualquer motivo, decidir que não quer mais fazer parte do banco de dados, é possível solicitar o cancelamento do cadastro positivo em alguns passos. Basta que você entre em contato com algum dos quatro bureaus. 

Isso pode ser feito através dos sites dessas empresas, telefone ou presencialmente. Confira abaixo o site e o telefone de contato de cada um deles. Os cancelamentos pelo site exigem que você faça o passo a passo do primeiro acesso caso ainda não tenha login. 

  • Serasa Experian: acesse a página para cancelar cadastro positivo na Serasa ou entre em contato pelo telefone 0800 776 6606.
  • SPC: acesse a página para cancelar cadastro positivo no SPC. O SPC não disponibiliza um telefone, mas deixa o e-mail de contatofalecomcadastropositivo@spcbrasil.org.br.
  • Boa Vista SBPC: acesse a página para cancelar cadastro positivo no Boa Vista ou entre em contato pelo telefone 0800 727 0201
  • Quod: acesse a página para cancelar cadastro positivo no Quod ou entre em contato pelos telefones 3003-7863 ou 0800 400 7863.

Como reativar o cadastro positivo?

Caso você decida cancelar o cadastro positivo, mas mude de ideia, é possível novamente ativá-lo. Para isso, você deve procurar os bureaus pelos mesmos canais de atendimento linkados acima e informar que deseja ativar o cadastro positivo.  Da mesma forma, esses endereços também servem para aqueles consumidores que desejam consultar sua pontuação.

Conclusão

O cadastro positivo é um banco de dados mantido por quatro bureaus de crédito (Serasa Experian, SPC, Boa Vista SBPC e Quod) com informações sobre pagamentos feitos e parcelamentos em andamento e em dia por parte do consumidor. Ele se soma ao cadastro de negativados como fonte de informação para análise de crédito, por exemplo.

Entretanto, por trazer os bons hábitos financeiros, ele valoriza o histórico de consumidores que sempre mantiveram as contas em dia e uma ou outra vez atrasaram pagamentos. Sem o cadastro positivo, esse consumidor, talvez, não causasse “boa impressão” na hora de solicitar crédito. 

Atualmente, a inserção de CPFs e CNPJs na base de dados dos bureaus de crédito é automática. Aqueles titulares que não desejarem ter seu cadastro positivo devem entrar em contato com um dos bureaus e solicitar o cancelamento. 

Ainda assim, é bom refletir, pois o cadastro positivo pode ser um aliado caso você deseje tirar algum sonho do papel e esteja pensando em pedir um empréstimo. Nós também podemos ser sua aliada nesse momento. Conheça nosso empréstimo online e veja como obter uma das taxas de juros mais baixas no mercado de crédito com garantia de imóvel.

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