Como aumentar o score: 7 dicas práticas para melhorar a sua pontuação

23 maio 2024
4min de leitura

Saber como aumentar o score de crédito proporciona ao consumidor mais chances de conseguir um bom empréstimo, taxas menores e passar mais rapidamente pelas análises de crédito das instituições financeiras. A pontuação é um indicativo do seu perfil como pagador e o seu comprometimento com as dívidas.

Por isso, se a sua nota está baixa ou o seu CPF está negativado, continue a leitura para conferir as dicas da CashMe que vão te ajudar a conquistar um score alto!

1. Conheça a sua pontuação

Os scores consideram o histórico de crédito e a capacidade de pagar dívidas de um consumidor. A informação é oferecida por quatro serviços de proteção: Serasa, SPC, Quod e Boa Vista.

Cada um utiliza critérios próprios e, por isso, a pontuação de um mesmo consumidor pode variar em cada serviço. As pontuações vão de 0 a 1000, indicando score alto, médio ou baixo, com risco de inadimplência.

Então, conheça a sua pontuação e priorize as medidas que você deve tomar para aumentar o seu score. Algumas práticas levam mais tempo para surtirem efeito, enquanto outras te tiram da zona de risco com mais urgência.

2. Quite as suas dívidas

Para conseguir aumentar o seu score com rapidez é preciso limpar o seu nome e regularizar o seu CPF. Por isso, é importante que você quite todas as contas atrasadas e organize as suas pendências.

Você pode renegociar as suas dívidas e conquistar juros menores, prazos de pagamento mais extensos e parcelas mais acessíveis. O score reflete o seu comportamento enquanto pagador, então regularize tudo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

3. Pague os boletos em dia

Esse é o próximo passo após quitar as dívidas atrasadas. Priorize pagar as suas despesas antes do vencimento, pois após esse prazo as contas acumulam juros, aumentando o valor a ser quitado e virando uma bola de neve ao final do mês.

Faça um planejamento financeiro, anote os seus saldos e despesas fixas, além das variáveis para garantir que você consiga pagar os boletos em dia, sem sufoco. O cartão deve ser usado com parcimônia, mas é um bom recurso para agendar o débito automático das suas contas e assegurar o pagamento no período ideal.

4. Solicite crédito com cautela

A contratação de crédito pode parecer uma solução prática para quitar as dívidas e sair do vermelho. Mas a solicitação também pode trazer parcelas e juros que pesam no orçamento do negativado, trazendo mais dor de cabeça.

Além disso, cada vez que uma empresa consulta o seu CPF para realizar uma análise de crédito, a operação fica registrada em um histórico. Isso pode ser interpretado como pedido urgente e impacta o seu score.

Por isso, quando precisar solicitar aumento de limite, empréstimos ou cartão de crédito, organize-se para garantir um intervalo de três meses entre as operações para não afetar o seu cadastro.

Também é fundamental encontrar as melhores oportunidades de crédito para quem está com o score baixo. O empréstimo com garantia de imóvel para negativados pode ser uma alternativa que te auxiliará a quitar as dívidas e limpar o seu nome.

5. Mantenha o seu Cadastro Positivo

Ao reorganizar as suas finanças, você precisa manter o hábito de pagar tudo em dia e evitar comprometimentos maiores que o seu orçamento suporta. A partir disso, você pode ativar o seu Cadastro Positivo e gerar um novo histórico de pagador, agora com todas as dívidas em ordem.

Semelhante ao cadastro de negativados, ele registra todos os seus hábitos financeiros saudáveis. Ao mantê-lo regularizado e positivo, você aumenta o seu score e potencializa as suas chances de ter a análise de crédito aprovada mais rapidamente.

Esse banco de dados é gerenciado pelos quatro serviços de crédito que consideram o score do consumidor. Você pode ativar o Cadastro com CPF ou CNPJ e solicitar o cancelamento a qualquer momento.

6. Tenha contas básicas em seu nome

Para que os seus pagamentos em dia sejam contabilizados para o seu CPF, as contas precisam estar em seu nome. Por isso, para conseguir aumentar o seu score, coloque contas básicas como luz, água, internet, TV, entre outras, em seu nome.

As análises de score consideram também a sua relação com fornecedoras de serviços e produtos. A partir do seu histórico de pagamentos com essas empresas, é avaliado o seu comportamento e obrigações financeiras.

7. Mantenha os seus dados atualizados

Quem deseja aumentar o score deve manter o seu cadastro atualizado em serviços de crédito e instituições financeiras. Com as informações mais recentes, será possível ter um acompanhamento e metrificação mais fiel dos seus hábitos como pagador.

Essa é uma medida que proporciona resultados a médio e longo prazo, já que considera o seu registro histórico de consumo.

O segredo para aumentar o seu score é ter paciência e comprometimento em adotar práticas financeiras mais saudáveis para o seu orçamento. Ao aliviar o sufoco das dívidas e remanejar as suas finanças para pagar as contas em dia, você tem mais chances de conseguir crédito e taxas mais atrativas de empréstimo.

No blog da CashMe, você explora outros conteúdos que vão te ajudar a impulsionar a sua vida financeira. Por aqui, apresentamos dicas para sair das dívidas, como fazer o melhor negócio com solicitação de crédito e muito mais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

3 pensamentos sobre “Como aumentar o score: 7 dicas práticas para melhorar a sua pontuação

  1. Avatar
    LUCIO FLAVIO diz:

    Ola Cashme
    Sou Lucio Olyver, é preciso resolver o meu nome e da minha empresa
    .

    poderia me chamar no zap?
    021 995951742

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade