como aumentar o score de crédito

Como aumentar o score de crédito? 6 dicas para ter uma pontuação alta

27 mar 2023
6min de leitura

Consultou seu score de crédito e viu que a sua pontuação está baixa? Não se preocupe, porque tem como aumentar o score! Mas, atenção, isso não acontece do dia para a noite. O primeiro passo é quitar dívidas e seguir pagando as contas em dia. Mantendo hábitos financeiros saudáveis, sua pontuação aumentará com o tempo. 

Quem está em busca de empréstimo ou financiamento, precisa estar atento ao seu score de crédito. Não é raro ter a solicitação de crédito negada devido à baixa pontuação. 

Isso porque o score de crédito indica para a instituição financeira se você apresenta um alto, médio ou baixo risco de inadimplência.Ou seja: quais são as chances da dívida ser paga. 

No blog da CashMe, você vai encontrar muitos conteúdos sobre o que é score de crédito e como ele funciona. 

Aqui, basta saber que ele é uma pontuação que reflete seu comportamento como pagador, considerando, portanto, diversos fatores na hora do cálculo. 

Se você descobriu que o seu score de crédito é baixo, não se preocupe, pois a pontuação é dinâmica. Você pode então, mudar alguns comportamentos visando aumentar o score de crédito. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que faz o score de crédito subir. 

Como aumentar o score de crédito rapidamente?

Mas antes, é importante destacar que não existe dica mágica para fazer o score subir em um poucas horas ou dias. 

Lembre-se: sua pontuação é resultado do seu histórico de hábitos como pagador, dados cadastrais, relação com instituições financeiras etc. Então, fazer a pontuação mudar depende da adoção de novos hábitos e uma constância. 

Ou seja: é preciso tempo para aumentar sua nota. Se você precisa de crédito urgente, leia nosso artigo sobre empréstimo para score baixo

Ainda assim, fique atento e não caia em propostas ou dicas que prometem fazer sua pontuação subir rapidamente, muito menos pague empresas ou pessoas que oferecem serviços semelhantes. 

6 dicas para aumentar o score de crédito

Isso não significa que não tem como aumentar o score de crédito. Mesmo pessoas que já possuem uma pontuação alta, podem melhorar a sua nota adotando ou mantendo hábitos considerados positivos no mercado de crédito. 

Tenha em mente que esses hábitos precisam ser constantes para se sobressaírem no seu histórico e, só então, contribuírem para aumentar sua pontuação.

Confira a seguir as principais dicas para melhorar o score de crédito.

1. Limpe seu nome 

A atitude mais importante que você deve tomar caso esteja procurando meios de aumentar o score de crédito é pagar contas em atraso, de modo a limpar seu nome e regularizar seu CPF. 

Um dos principais objetivos do score de crédito é refletir seu comportamento como pagador. Portanto, deixar contas atrasadas a ponto do seu CPF ser negativado é um ponto que vai contar negativamente para a sua pontuação. 

Dessa forma, limpar seu nome e mantê-lo assim é um grande passo rumo a um score de crédito mais alto. 

2. Tenha o Cadastro Positivo

Entretanto, não são apenas os comportamentos não saudáveis que são levados em conta no momento do cálculo do score de crédito. Com a criação do Cadastro Positivo, os hábitos financeiros saudáveis também passaram a ter um peso na pontuação. 

Serviços de crédito como Serasa levam em consideração os registros no Cadastro Positivo, um banco de dados que mantém seu histórico de crédito, incluindo ações como o pagamento em dia de contas. 

Toda pessoa com CPF ou empresa com CNPJ tem o seu Cadastro Positivo. Caso queira excluir suas informações, é preciso sinalizar algum dos quatro serviços de crédito que gerenciam o banco de dados (Serasa, Quod, Boa Vista e SPC Brasil).

Porém, isso fará com que as informações não sejam levadas em conta no cálculo do seu score ou mesmo em análise de crédito realizadas por instituições financeiras.

3. Pague contas antes do vencimento

Outro hábito financeiro muito saudável e levado em consideração no cálculo do score de crédito é o pagamento das contas em dia. Lembre sempre que o score de crédito mostra suas características como pagador de responsabilidades financeiras. 

E isso não inclui apenas quando você atrasa pagamentos, mas também comportamentos positivos como quitar contas antes do vencimento. 

Assim, adiantar o pagamento de boletos é uma boa prática para você que quer saber como aumentar o score

4. Tenha contas básicas em seu nome 

Porém, para que os serviços de crédito consigam analisar se você paga seus boletos em dia, primeiro é preciso ter contas em seu nome. 

A maioria dos cálculos de score leva em consideração sua relação com empresas fornecedoras de energia, gás, telefonia, TV a cabo, água e internet. Ter contas em seu nome com algum desses serviços é importante para entender como você se comporta com essas obrigações financeiras. 

5. Mantenha dados cadastrais atualizados 

Outro ponto importante a ser considerado por quem está buscando como aumentar o score é atualizar seus dados cadastrais junto aos serviços de crédito e instituições financeiras com as quais tenha relacionamento. 

Ter essas informações atualizadas e iguais nesses bancos de dados vai ajudar a manter ou aumentar sua pontuação ao longo do tempo. 

6. Cuide das consultas ao seu CPF

Esse ponto é relativo a um curto período de tempo. Ter seu CPF consultado em análises de crédito de empréstimos e financiamentos repetidamente e dentro de poucos dias é um sinal de alerta e pode diminuir seu score de crédito. 

Assim, é importante ser cauteloso ao solicitar crédito e não realizar esse pedido em diversas instituições financeiras, evitando ter várias consultando seu CPF ao mesmo tempo.

Leia nosso artigo e entenda em mais detalhes o que é análise de crédito e como o score impacta esse processo de solicitação de empréstimos e financiamentos.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como ter score de crédito alto?

Com base nessas dicas de como aumentar o score de crédito, não é muito difícil imaginar quais são os hábitos mantidos por uma pessoa com pontuação alta, não é mesmo?

O comportamento mais importante é manter seu nome limpo pagando as contas em dia. Para ter score de crédito alto, também é fundamental:

  • atualizar dados cadastrais em serviços de crédito;
  • ter Cadastro Positivo;
  • solicitar empréstimos e financiamentos com cautela;
  • ter contas em seu nome. 

Por fim, não faz mal relembrar sempre que o score de crédito é resultado do seu histórico de hábitos como pagador e demais ações da sua vida financeira. 

Conclusão

Dessa forma, é preciso manter esses hábitos por um bom tempo até que eles passem a contar positivamente na sua pontuação. Seja paciente e cuide sempre da sua vida financeira se você quer saber como aumentar o score

Pague dívidas atrasadas de forma a regularizar seu CPF, pague suas contas antes do vencimento, atualize seus dados cadastrais em bancos e serviços de crédito, tenha contas em seu nome e seja criterioso ao solicitar financiamentos ou empréstimos. 

E não esqueça que não tem como aumentar score de crédito com fórmula mágica.  Mantendo esses hábitos por um bom período você verá sua pontuação melhorar. 

Siga lendo os conteúdos do blog da CashMe e acesse mais conteúdos que vão impulsionar sua vida financeira.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

3 pensamentos sobre “Como aumentar o score de crédito? 6 dicas para ter uma pontuação alta

  1. Avatar
    LUCIO FLAVIO diz:

    Ola Cashme
    Sou Lucio Olyver, é preciso resolver o meu nome e da minha empresa
    .

    poderia me chamar no zap?
    021 995951742

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade