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Clube de assinatura: Comece o seu próprio negócio

28 jan 2020
10min de leitura

Clube de assinatura é uma modalidade de negócio que ganhou destaque no Brasil a partir do começo da última década e vem crescendo anualmente. Como o nome sugere, os clubes de assinaturas surgem como uma alternativa de compra regular, em que o consumidor, a cada determinado período, receberá um quantidade X de produtos em sua casa.

Porém, por que esses clubes são uma boa opção de negócio? Como dar o primeiro passo para criar a sua própria oferta de produtos? Quais os riscos envolvidos? Tudo isso passa na mente de qualquer empreendedor que planeja investir nesse mercado em expansão.

Pensando nisso, hoje vamos tirar suas principais dúvidas relacionada às famosas caixinhas por assinatura. Também explicaremos o que fazer para construir uma empresa com esse perfil, além, é claro, de dar sugestões de produtos que podem ser interessantes investir.

Desse modo, continue acompanhando o texto e descubra como dar início ao seu próprio negócio. Boa leitura!

Como funcionam os clubes de assinatura?

Existem, basicamente, dois tipos de clubes de assinatura. O primeiro deles trabalha com artigos “misteriosos”. Ou seja, a pessoa escolhe um tipo de produto (livros, maquiagem, comida etc.), mas não sabe exatamente quais serão os itens que vai receber até cheguem na sua casa.

Isso gera um suspense no cliente e a sensação de estar ganhando um presente, mesmo que ele tenha pago pelos produtos. Em geral, ele é ofertado por empresas cujo negócio central é apenas a negociação desse serviço de assinatura.

O outro tipo de clube funciona de modo similar ao pagamento de contas em débito automático, só que voltado para produtos. Ou seja, muitas empresas varejistas perceberam que as pessoas compram regularmente determinado tipo de produto, desde a ração do gato até a cerveja do final de semana.

Sendo assim, criaram a opção de você escolher esses itens e programar uma frequência de compra. Então, a cada período marcado, o sistema debita o valor dos produtos do seu cartão de crédito e os envia para a sua casa, de forma totalmente automática.

Por que investir em clubes de assinatura?

Existem várias razões para se investir em clubes de assinatura, sejam naqueles que trabalham com itens surpresas ou nos que estão ligados a lojas de varejo. A seguir, listamos os principais pontos.

Renda regular

Por estar vendendo ao cliente uma assinatura, isso significa que você terá uma renda regular vinda desses pacotes. Desse modo, a empresa consegue ter muito mais estabilidade e prever receitas e despesas com maior precisão.

Redução de custos

Por causa da forma como os clubes de assinatura funcionam, você consegue reduzir os custos do negócio. Isso porque a produção automatizada e o trabalho integrado de logística faz com que todos os processos ocorram com maior precisão e menos desperdício.

Otimização de estoques

O controle dos estoque é outro ponto positivo dos clubes. Afinal, ao saber quantos clientes você tem em assinaturas mensais, semestrais ou anuais é possível calcular a quantidade de itens necessários para manter as atividades ocorrendo de forma tranquila.

Além disso, algumas empresas estipulam uma quantidade máxima de assinaturas liberadas a cada mês, o que garante uma gestão ainda maior do estoque.

Fidelização do público-alvo

Os clubes, principalmente de itens misteriosos, garantem a fidelização do seu público-alvo com maior facilidade. Isso porque instigam a curiosidade das pessoas, que sempre querem saber quais produtos surpresas podem receber no mês seguinte. Desse modo, torna-se mais fácil conquistar e manter seus clientes.

Fluxo de caixa mais estável

Depois de tudo o que mencionamos, é fácil perceber que a empresa consegue equilibrar melhor as contas quando faz uso do clube de assinatura. Afinal, os custos são reduzidos, os estoques ficam controlados e a previsão de receita é mais precisa. Consequentemente, o fluxo de caixa torna-se estável.

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Como montar um clube de assinatura tradicional

Depois de entender os benefícios dos clubes de assinatura, chegou o momento de saber como criar um. Neste tópico, vamos dar ênfase nos modelos tradicionais, ou seja, aqueles que utilizam itens misteriosos.

Crie um diferencial

Atualmente, existem diversos clubes no mercado (falaremos deles mais para frente) e tão rápido quanto surgem, eles também podem acabar fechando. E a principal razão de um modelo de assinatura misteriosa não dar certo é por causa dos produtos ofertados.

Sendo assim, você precisa pensar em quais itens quer enviar para seus assinantes. O ideal é que sejam produtos diferenciados, que sejam exclusivos ou que não se encontrem facilmente nas lojas. Também é possível criar uma caixinha personalizada de acordo com o perfil do cliente, gerando uma sensação de exclusividade.

Pense em seu público-alvo

Ao mesmo tempo em que você precisa definir os produtos com os quais vai trabalhar, também é necessário definir o seu público-alvo. Isso é essencial para saber quais estratégias de marketing serão usadas para alcançar essas pessoas, para pensar na quantidade de itens das caixas, no formato da assinatura etc.

Defina os planos ofertados

Todo clube de assinatura tem planos específicos que os clientes podem escolher. Eles incluem, em geral, os modelos mensal, semestral e anual. Porém, você pode ajustá-los de acordo com o seu negócio e seu estilo de clientes. O importante aqui é explicar bem como funciona cada pacote, de modo a esclarecer as dúvidas dos consumidores.

Defina o preço da assinatura

Assim como o produto que você está ofertando, o preço da assinatura também tem papel fundamental para o cliente. Afinal de contas, ele terá um gasto regular e, dependendo do valor, pode ser algo que pese no orçamento, o que vai desestimular a compra.

Contudo, você também não pode abrir mão dos seus lucros e nem desequilibrar as contas para atender os clientes. Sendo assim, analise os cursos que terá com a produção do negócio, acrescente a isso o retorno que deseja ter e forme o preço final.

Desperte o interesse do cliente de forma regular

Por mais que o modelo de assinatura garanta uma maior estabilidade na receita da empresa, isso não é algo fixo, até por que os clientes podem cancelar ou pausar a compra.

Para quem assina os planos anuais ou mensais, essa ação é mais difícil porque a pessoa terá que pagar uma multa caso saia antes do prazo predefinido. Porém, quem opta pelo modelo mensal, não tem nenhum vínculo de longo prazo com a companhia.

Sendo assim, é extremamente importante manter todo o público-alvo engajado com o clube, seja por meio de promoções, brindes extras, parcerias específicas ou estratégias de marketing que chamem atenção e despertem a curiosidade das pessoas.

Usando o clube de assinatura como complemento do seu negócio principal

Se você quiser montar um clube de assinatura para agregá-lo a um negócio mais amplo que você já possua, é preciso acrescentar algumas estratégias àquelas citadas anteriormente.  Principalmente se a sua ideia é trabalhar com a ideia da compra recorrente de produtos que já são do conhecimento do público.

Foque na praticidade

O cliente que opta por uma assinatura de produtos de uso comum está em busca de praticidade. Ou seja, ele não quer ter de se preocupar em fazer aquela compra todos os meses. Então, você deve deixar todo esse processo mais simples para ele, automatizando as etapas.

Ofereça descontos

Uma maneira de fazer com que o consumidor faça a adesão à assinatura é por meio da oferta de descontos. Sendo assim, mostre que ao entrar para o clube, ele vai conseguir promoções exclusivas e pagará menos pelo produtos que compra regularmente, o que gerará uma economia para ele em longo prazo.

Ofereça brindes

Todos os clientes gostam de receber brindes. Por isso, trabalhe com essa opção nos clubes de assinatura que fizer. Isso estimula a adesão e ajuda no processo de fidelizar o consumidor.  

Os clubes de assinaturas mais populares no mercado

A seguir, você vai conhecer os clubes de assinatura que já estão há algum tempo no mercado e, a cada ano, conseguem crescer e manter seus clientes.

Tag Experiências Literárias

A Tag é um clube que faz o envio de livros para os seus assinantes. Os exemplares são sempre surpresa, mas os clientes podem optar por receber edições com um enredo mais clássico ou com temas atuais.

Além do livro, a empresa envia sempre um mimo para os assinantes e uma revista ou um encarte contanto um pouco da história daquele exemplar.  

Clube Wine

O Clube Wine é ideal para os amantes de vinhos. Os assinantes do clube recebem todos os meses duas garrafas da bebida e é possível escolher entre rótulos básicos até aqueles mais elaborados, além da opção voltada para espumantes.

Magenta Box

A Magenta é uma caixinha de produtos de beleza, cujos itens são enviados de acordo com o perfil dos assinantes. Sendo assim, os clientes recebem produtos variados de maquiagem, cuidados com a pele e o corpo que correspondem às suas necessidades.

Paper Heart Box

A Paper Heart Box é ideal para quem ama papelaria. A empresa envia caixas padronizadas para todos os assinantes contendo cadernos, blocos de notas, clipes, marcadores etc.

Glambox

Assim como a Magenta, a Glambox também trabalha com produtos de beleza. Os itens são misteriosos e enviados de acordo com o perfil dos assinantes. Assim, cada um só descobre o que vai receber no momento em que a caixa é entregue.

Box Petiko

Este é um clube de assinatura voltado para os pets. Todos os meses são enviados brinquedos, petiscos, roupas e até mesmo casinhas voltadas para o conforto de cães e gatos. Assim como nos demais clubes, os produtos são surpresa.

Clube do Malte

O Clube do Malte é ideal para quem gosta de cervejas artesanais. Todos os meses, eles enviam duas garrafas e uma revista exclusiva. Dependendo do plano, ainda é possível receber um copo e um balde.

Inicialmente, o Clube do Malte era somente uma loja online de cerveja, porém, para agregar mais valor ao negócio, eles também resolveram criar um clube de assinatura. Isso também ocorre com o Clube Wine.

Clube Box

A Clube Box é um caixa nerd, que todos os meses envia aos seus assinantes um filme clássico em DVD, um CD com músicas independentes, um livro, itens colecionáveis, como almofadas ou objetos de cerâmica, além de uma camiseta. Tudo isso sempre segue um tema específico, que varia mensalmente.

Buscando um empréstimo para abrir seu clube de assinaturas

Caso você tenha se interessado pela ideia dos clubes de assinatura, mas não tenha capital suficiente para montar o seu negócio, vale a pena buscar um empréstimo online para dar andamento ao projeto.   

Analise o valor que precisa

Antes de procurar por crédito no mercado financeiro, você precisa saber de quanto precisa para fazer o seu negócio funcionar. Sendo assim, realize todos os cálculos de capital de giro, o valor que vai gastar com a compra dos produtos, com a logística, o marketing etc.

Observe a taxa de juros

Muitas vezes, o que parecia um bom negócio transforma-se em um enorme problema no futuro. E isso ocorre, na maior parte dos casos, por conta das altas taxas de juros praticadas por vários bancos.

Portanto, esteja atento aos valor que vai pagar nas parcelas do empréstimo e aos juros cobrados. Aqui na CashMe, oferecemos uma das menores taxas do mercado, a partir de 0,98% ao mês + IPCA.  

Observe o prazo para pagamento

O empréstimo deve ajudar o funcionamento do seu negócio e não comprometer suas receitas. Por isso, tenha atenção com o prazo para o pagamento do valor solicitado. Quanto mais prolongado, menor será o valor da parcela, ajudando você a se estabilizar no começo das operações. Na CashMe, por exemplo, oferecemos prazos de dez anos ou mais.

Depois de tudo o que apresentamos, você tem uma boa base para colocar em prática seus plano relacionados aos clubes de assinatura. Inspire-se nas opções existentes no mercado, observe os acertos e os erros de cada uma delas e, em seguida, desenvolva seu próprio projeto tomando como base as dicas citadas no texto.  

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de escrever aqui nos comentários.

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