plano de negocios

Plano de negócios: Tudo o que você precisa saber

7 abr 2020
8min de leitura

Visando manter a organização financeira e saber se seu negócio possui chances de crescimento, o ideal é elaborar um plano de negócios para sua empresa. 

A falta de planejamento pode trazer alguns empecilhos na vida de alguns empresários, principalmente aqueles que ainda são novos no mercado. 

Com esse tipo de documento em mãos, os gestores facilmente saberão quais são os melhores caminhos a serem tomados para que a empresa se desenvolva. Afinal de contas, o que é e por que esse documento é tão relevante? Como elaborar um? 

Para sanar essas e outras dúvidas sobre o tema, continue lendo este artigo até o fim e confira os tópicos a seguir!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é nada mais do que um documento contendo dados importantes sobre o tipo de mercado que essa empresa atua. Para elaborar as melhores técnicas de desenvolvimento de uma empresa, é importante que o gestor tenha consigo esse planejamento.

Esses dados incluem a concorrência, valores, serviços, parcerias e fornecedores, clientes, produtos e muito mais. Com todas essas informações em mãos, os administradores saberão quais medidas devem ser tomadas para que seu negócio flua no mercado. 

Esse documento é apresentado com todos os dados por escrito, prevenindo que erros sejam cometidos e identificando falhas que precisam ser solucionadas.

Por que é importante ter um plano de negócios?

A importância de elaborar um plano de negócios se dá principalmente por permitir que os empresários percebam de forma certeira as chances de crescimento que a empresa possui, de acordo com o cenário atual.

Sem esse documento, contudo, os gestores podem não encontrar a solução adequada e acabam tendo mais problemas ou não conseguem alavancar seu negócio. 

Por isso, o plano de negócios deve ser feito com muita cautela e atenção, contendo o máximo de informações relevantes sobre o tipo de mercado da empresa. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O que precisa ter em um plano de negócios?

Para realizar um bom plano de negócios, existem alguns pontos cruciais para que ele seja desenvolvido da maneira correta. 

Clareza na apresentação do documento

Para economizar nas palavras e evitar que os colaboradores e até mesmo os gestores se percam no meio de falas e itens irrelevantes, é necessário que o plano de negócios seja desenvolvido de forma objetiva e clara. 

Quanto mais relevantes e claros forem os dados apresentados no documento, mais rápido e fácil será para que os colaboradores saibam como solucionar os possíveis problemas da empresa ou qual caminho seguir para alavancar o fluxo de seu negócio. 

Estudo de viabilidade econômica

Esse tipo de estudo tem como pontos principais as perspectivas de uma empresa, que vão desde a situação econômica do setor, até as expectativas de consumo e demanda de seus clientes. 
Para dar o toque final nesse estudo, é necessário que um plano de negócios seja elaborado, contendo dados como expectativa de lucro, variáveis, custos e renda mensal.



O empréstimo com garantia de imóvel é uma solução para quem precisa de crédito rápido para gerenciar os planos da sua empresa!





Metas

As metas demonstram a ambição da empresa, ou seja, onde os proprietários querem chegar em seu negócio. Elas devem ser realistas e objetivas, estando de acordo com o atual cenário. 

É necessário que possuam tempo limitado, para que a análise de seu cumprimento seja realizada, além das maneiras de verificar os resultados de seu negócio. 

Missão da empresa

A missão da empresa é um dos pontos principais e não pode ficar de fora quando o assunto é plano de negócios. O que leva a existência de sua empresa no mercado? O que ela tem a oferecer e qual seu objetivo?

Esse item precisa refletir compatibilidade com a empresa, para que haja possibilidade de elaborar os melhores caminhos para que os colaboradores possam atuar. 

Ideias objetivas

É necessário selecionar no máximo quatro objetivos para o alcance das tarefas na rotina da empresa. 

Essa é uma maneira de agrupar a missão da empresa e as ideias centrais do negócio, para que o objetivo e o plano de negócios obtenha sucesso. 

Auxílio contábil

A presença de profissionais especializados em operações contábeis é fundamental na elaboração desse documento, já que garantem precisão em diversas etapas.

Questões como, viabilidade econômica, planejamento tributário e até controle financeiro são as que mais necessitam desses profissionais. Portanto, busque uma equipe especializada. 

Espaço para ajustes

É fundamental que dentro do documento haja espaço para ajustes. O mercado vem se modificando a cada dia, e, com isso, existe a necessidade de se modificar e moldar-se com ele. 

Além disso, é impossível realizar um plano de negócios que não sofra ajustes, já que ao menos uma vez no ano, o documento deve passar por uma revisão e, possivelmente, atualização. 

Técnicas de marketing

As técnicas de marketing são fundamentais para movimentar seu negócio, portanto, é crucial que estejam incluídas no documento. 

Optar por uma empresa de publicidade e propaganda ou agências de marketing pode ser uma excelente opção para acertar na divulgação de sua empresa e seguir captando novos clientes. 

Planejamento tributário

Embora seja esquecido por muitas empresas, é fundamental que o planejamento tributário seja realizado. 

Ele é o responsável pelas boas escolhas e o futuro de seu negócio, além de estabelecer os menores e maiores rendimentos a serem distribuídos no fim de ano. 

Como elaborar um plano de negócios eficaz?

A criação de um plano de negócios deve ser feita com cautela e atenção, sempre buscando clareza e objetividade na apresentação dos dados. 

Mas por onde começar? Quais passos seguir para elaborar um plano de negócios? Pensando nisso, elaboramos um passo prático para que você possa seguir. Confira: 

  • Elabore um sumário executivo;
  • Faça a descrição de sua empresa;
  • Desenvolva uma boa análise de mercado;
  • Faça a descrição de sua gestão e organização;
  • Elabore uma lista de seus produtos e serviços;
  • Faça uma pesquisa e descubra seus clientes sublimes;
  • Elabore um plano de marketing;
  • Elabore um plano de logística e operações;
  • Desenvolva um planejamento financeiro. 

Seguindo todos esses passos, você verá como construir um bom plano de negócios para o crescimento de sua empresa!

Qual é a diferença entre um plano de negócios e um plano estratégico?

A principal diferença entre esses dois tipos de plano é o objetivo de cada um. Enquanto o plano de negócios foca em apresentar dados para o crescimento de uma empresa e probabilidade de um projeto, o plano estratégico demonstra como a empresa deve lidar para crescer no mercado. 

De uma forma resumida, o plano estratégico é um roteiro que foca no futuro da empresa, onde expõe como a empresa se encontra e quais caminhos deve percorrer para atingir seus objetivos. 

Como revisar e atualizar um plano de negócios?

É recomendado que a revisão desse tipo de documento seja realizada a cada três, seis ou doze meses, dependendo da precisão da empresa. 

Caso os gestores não percebam essa necessidade, o ideal é que seja feita pelo menos uma vez por ano. A revisão e atualização é um momento de refletir e analisar com calma os dados e o mercado.

A revisão analisa se os números estão como o esperado e se houve retorno. Caso seja necessário, uma atualização deve ser realizada, buscando novas soluções. Nesse caso, o ideal é contratar uma equipe de consultoria empresarial, que tenha experiência no assunto. 

Como utilizar um plano de negócios para obter financiamento?

Se a intenção é conseguir um financiamento, é fundamental que o proprietário saiba a finalidade do plano e elabore o documento com a melhor qualidade possível. 

Além disso, estabelecer os objetivos desse plano vai garantir mais compreensão do analista. Outro ponto de grande importância é se colocar no lugar do profissional responsável pelo financiamento. 

Afinal de contas, o que levaria ele a realizar esse financiamento? Pensando em todos esses pontos, busque aprimorar seu documento e, assim, convencer a financeira a lhe garantir o benefício!

Qual é o papel do plano de negócios no processo de tomada de decisão?

Na tomada de decisão esse documento se torna ainda mais importante. Sabemos que o momento de decidir algo é bastante reflexivo, e caso o gestor não tenha um norte, poderá se arrepender de certas decisões. 

Com um bom plano de negócios, será possível identificar possíveis erros e evitar cometê-los! 

Espero que o conteúdo abordado ao longo deste artigo tenha sido de grande utilidade e que você tenha entendido de uma vez por todas o que é e como elaborar um bom plano de negócios para sua empresa.

Reconhecer a importância desse documento para seu negócio é o ponto principal para que você mantenha o rendimento de sua empresa e cresça a cada dia. Portanto, não deixe para depois e busque fazer o seu, o quanto antes.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade