A maquete de uma casa sobre uma planta baixa com a mão de uma pessoa segurando uma lapiseira próxima a ela

Consórcio para reforma: como funciona e quando vale a pena?

26 abr 2024
3min de leitura

Se você tem um imóvel e deseja reformar, o consórcio pode ser uma boa opção. É como uma poupança: você faz depósitos mensais e, ao ser contemplado, usa a carta de crédito para reformar sua casa ou seu apartamento.

O consórcio para reforma, assim como outros tipos de consórcio, oferece parcelas que cabem no seu bolso e não cobra juros, o que o torna mais barato do que os empréstimos. Continue a leitura abaixo e confira todos os detalhes!

Como funciona um consórcio para reforma?

O consórcio para reforma pode ser usado em diferentes projetos, como construir uma área de lazer ou modernizar a sala de estar. Sua principal vantagem é o custo total, que pode ser até 60% mais barato do que empréstimos tradicionais.

Além disso, o valor do crédito contratado pode ser utilizado para contratar mão de obra, engenheiros, arquitetos e empresas de construção para as alterações que deseja realizar. Cada contrato de consórcio para reforma possui suas características. Alguns, por exemplo, não permitem a compra de materiais de construção, móveis ou objetos decorativos. Já outros liberam os fundos em etapas de acordo com o cronograma da reforma.

Outros detalhes também podem variar, como a quantidade de pessoas contempladas por mês, a necessidade de adquirir o seguro ou a criação de um fundo de reserva. Por isso, leia cuidadosamente o contrato do consórcio para reforma antes de participar do grupo.

Confira também: Carta de crédito: descubra o que é e para o que serve

Crédito maior, juros menores!

Com o Empréstimo com Garantia de Imóvel da CashMe, você acessa grandes valores com as menores taxas. Consiga até 25 milhões para projetos pessoais ou empresariais e use como quiser!

Quer saber qual é a linha de crédito mais barata do mercado?

Nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel tem taxas até 12 vezes mais baixas do que outras linhas e prazos muito maiores para você quitar sem preocupação.

Precisa de crédito descomplicado?
Veja como a CashMe pode te ajudar:

Consórcio para reforma vale a pena?

Sim, o consórcio para reforma vale a pena, porém requer planejamento, pois a contemplação pode demorar. Por isso, caso você precise de uma reforma emergencial, por exemplo, o consórcio pode não ser a melhor solução no momento. Por outro lado, ele é uma opção mais barata para realizar os reparos necessários, pois não cobra taxas de juros. Confira mais detalhes e vantagens desse tipo de consórcio:

Sem entrada

Diferente dos financiamentos, os consórcios não pedem valor de entrada, então, você não precisa do valor inicial para entrar em um consórcio. Além disso, se você quiser ingressar em um consórcio já iniciado e tiver vaga disponível, basta entrar em contato com a administradora, adquirir uma cota e escolher se dilui o valor já pago nas parcelas vincendas ou no momento da contemplação.

Contemplação

A contemplação ocorre quando você é sorteado na assembleia de consórcio. Dependendo do contrato de cada grupo, pode haver mais de um sorteio por mês. Ao ser contemplado, você recebe a carta de crédito, assim, você pode realizar as reformas que precisa na sua residência.

Isenção da taxa de juros

O consórcio para reforma não cobra taxas de juros, pois funciona como um autofinanciamento em grupo. Isso significa que a administradora não empresta valores aos contemplados, pois o fundo comum é formado pelas parcelas pagas pelos próprios participantes.

Além das parcelas mensais, a administradora do grupo cobra somente as taxas de administração, que são valores menores do que os juros de empréstimos tradicionais. As parcelas também são ajustadas anualmente com base no índice escolhido no início do consórcio. Isso é feito para que os participantes não percam poder de compra ao longo do tempo.

Parcelas acessíveis

As parcelas acessíveis são um dos atrativos dos consórcios, o que acaba sendo mais vantajoso do que desembolsar o valor total de uma só vez.

Leia também: Lance embutido no consórcio: o que é e como fazer?

Agora que você aprendeu mais sobre o consórcio para reforma, continue navegando no nosso blog e confira outros conteúdos sobre empréstimos, dicas para quitar dívidas e educação financeira. Aproveite e leia também 7 dicas para ter seu consórcio contemplado mais rápido, até lá.

A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade