7 dicas para ter seu consórcio contemplado mais rápido!

5 dez 2023
6min de leitura

Ao contratarem um consórcio, as pessoas costumam ficar ansiosas ou até incomodadas por não ter uma previsão de quando serão contempladas. Apesar da ansiedade de ter o valor em mãos, é preciso ter paciência até chegar a sua vez.

Seja qual for o tipo de consórcio que você escolheu, saiba que existem práticas que podem ajudar a tornar essa espera menos demorada e auxiliar a descobrir qual consórcio contempla mais rápido.

Siga a leitura para saber quais as formas de ser contemplado e 7 dicas para encurtar o processo!

Quais as formas de ser contemplado no consórcio?

Além do benefício da flexibilidade, o consórcio é uma modalidade mais barata e possui formas facilitadas de pagamento em comparação com outros formatos.

No consórcio, existem algumas formas de contemplação e de liberação do crédito contemplado. O pagamento da cota contemplada pode ser feito por meio do valor em dinheiro, de um imóvel, veículo ou um serviço.

Confira as formas de contemplação a seguir:

Sorteio

A opção de sorteio é a mais conhecida e também a mais comum dos consórcios. Nela, todas as pessoas participantes contam com a sorte para que elas sejam sorteadas em alguma das assembleias mensais.

Nesse modelo, as assembleias são definidas para sortear quem será o vencedor que levará para casa o valor da carta de crédito contratada. Aqui tudo o que o cotista deve fazer é esperar e torcer para que o número da sua cota seja sorteado.

Lance livre

A forma mais comum de dar um lance na modalidade de consórcio se dá quando o consorciado adianta o valor de uma quantidade de parcelas. Essa ação é feita na tentativa de ser contemplado antecipadamente.

Aqui, o consorciado declara o interesse de dar um lance. Na próxima assembleia, o lance livre de maior valor será o contemplado. O consorciado que teve o seu lance livre contemplado pagará o valor da mensalidade somado ao valor do lance ofertado, e as outras pessoas não pagarão nada.

Dessa forma, o lance só é pago pelo consorciado que for contemplado. Caso não seja contemplado, é possível realizar outra tentativa e assim por diante.

Lance fixo

No lance fixo, quem define o valor que será pago no lance é a própria administradora do consórcio. Ele é vantajoso para aqueles consorciados que possuem pelo menos 20% do valor total do consórcio.

O sorteio é feito apenas entre os consorciados que possuem esse valor. Dessa forma, as chances de cada consorciado são maiores! Em caso de empate, a definição será feita por meio da pedra-chave sorteada durante a assembleia.

Lance embutido

O lance embutido costuma ser praticado tanto em consórcios imobiliários quanto de automóveis, já que nele a administradora fixa um valor percentual relacionado ao valor total da carta de crédito. Vale ressaltar que a função do lance embutido é auxiliar a estratégia de lance livre ou fixo!

Portanto, o lance embutido é uma forma de indicar de onde é a origem do valor do seu lance. Enquanto a forma mais comum é tirar o valor do seu bolso, no lance embutido o valor é tirado da sua própria carta de crédito.

Como conclusão, o valor disponível ao ser contemplado será menor.

É possível ser contemplado mais rápido? 7 dicas

Existem algumas boas práticas que podem ajudar na hora de ser contemplado pelo consórcio que funcionam para os diferentes tipos de lance existentes. Veja algumas dicas que podem ajudar para adiantar a sua contemplação!

1. Procure por uma administradora de confiança

Para evitar que tenha problemas durante o consórcio, busque por administradoras de confiança e que sejam consolidadas no mercado. Antes de escolher uma empresa, lembre-se de verificar se ela está na lista do Banco Central de empresas autorizadas a operar.

2. Conheça o seu grupo de consórcio

Depois de definir qual a administradora de consórcios será a escolhida e entrar em um grupo, tente entender as suas características. Descubra se é um grupo novo ou já em andamento, por exemplo. Dessa forma, você conseguirá ter uma noção melhor sobre suas chances nas disputas de cada lance.

3. Fique atento ao calendário dos próximos sorteios

Fique atento ao calendário de lances, pois existem algumas épocas mais propícias para os lances. Apostar nessas épocas pode ser uma maneira de ser contemplado de maneira mais rápida.

Janeiro, fevereiro e dezembro são meses que costumam ser bons exemplos, já que as datas comemorativas tendem a diminuir a concorrência!

4. Faça o pagamento regular das cotas

Para que você siga regularizado e participando de todas as assembleias do consórcio, é necessário que você esteja realizando o pagamento das mensalidades em dia.

Além disso, a falta de pagamento nas datas corretas e o atraso influenciam diretamente na quantidade de contemplações do grupo, já que elas dependem do valor que está disponível em caixa.

Confira também: Como ser contemplado no consórcio?

5. Tenha um planejamento financeiro eficiente

Falando em pagar suas mensalidades em dia, ter um planejamento financeiro é importante para garantir que você esteja pronto para as próximas assembleias.

Da mesma forma, por meio de um controle preciso das entradas e saídas na sua conta, você consegue organizar seus rendimentos para que não falte dinheiro para pagar as mensalidades.

6. Dê o lance usando seu FGTS

Sim, é possível usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar o seu lance! Caso o seu consórcio seja imobiliário, você pode utilizar essa estratégia para ser contemplado mais rapidamente.

7. Defina estratégias para o leilão

Para ter mais chances de ser contemplado de maneira antecipada, vale a pena analisar os lances que foram contemplados anteriormente. A partir desse valor, tente juntar um montante parecido para que você tenha mais chances.

Não se esqueça de aproveitar as épocas em que a concorrência é mais baixa para aumentar as suas possibilidades!

8. Entre em um grupo que esteja em andamento

Uma boa alternativa para ser contemplado antecipadamente é fazer parte de um grupo que já esteja em andamento. Alie a segunda dica com a análise dos lances realizados anteriormente para que você tenha mais chances de ser contemplado.

Vale lembrar que, por conta de alguns participantes já terem sido contemplados, a sua concorrência nesses grupos pode ser menor!

Extra: Plano Pontual

Com o Plano Pontual do consórcio da CashMe, você não depende de sorteios ou lances e tem a previsibilidade da contemplação do seu carro ou imóvel!

Na modalidade do Plano Pontual de imóvel, são 120 meses de prazo e 240 participantes, permitindo exercer a opção pontual na 12ª parcela ou nas posteriores. É possível antecipar 36 parcelas ou aguardar até a parcela 48 para atingir o pagamento de 40% do plano.

Ao atingir os 40%, não é necessário realizar mais nenhuma antecipação para adquirir o imóvel.

Já no plano pontual de automóvel, o prazo é de 60 meses e 120 participantes, com 2 sorteados a cada mês. Acesse a página e conheça todos os detalhes!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade