construção civil

Confira nosso guia sobre Construção Civil

15 jun 2021
6min de leitura

A construção civil é um dos setores da economia brasileira que mais apresenta crescimento, e a tendência para o ano de 2021 é extremamente positiva para essa área. Por isso, inúmeros profissionais da área estão tendo oportunidades incríveis de aumentarem seus negócios, e vários compradores também estão adquirindo imóveis de qualidade com valores inacreditáveis.

Se você é um profissional da área ou um cliente interessado na compra de algum imóvel, leia o guia a seguir e saiba como aproveitar a boa onda que a construção civil está passando.

O que é a construção civil e qual a importância desse setor?

A construção civil é um dos principais setores da economia global, e possui como função principal desenvolver o bem estar da população geral, por meio de melhorias nos ambientes, aumento de infraestrutura e preservação do meio ambiente.

Visto que os ambientes que frequentamos influenciam diretamente na nossa qualidade de vida, conforto e até mesmo produtividade, a escolha e o correto dimensionamento dos edifícios e cidades são de extrema importância. Além disso, a execução precisa dos detalhes projetados também possui influência direta em todos esses fatores citados acima.

Outro grande valor que o setor da construção civil traz são os quesitos financeiros. Historicamente, esse mercado possui uma grande participação no PIB brasileiro, e comprovou a sua força quando resultou em recordes de vendas de imóveis em plena pandemia do Covid-19.

Quais são as etapas de uma obra?

O processo de criação e execução de um empreendimento engloba inúmeros sub processos igualmente complexos e importantes, mas de certa forma também complementares.

É importante destacar que cada projeto possui suas peculiaridades, mas essas etapas são válidas para todos os tipos de empreendimentos, seja este de grande ou pequeno porte, obra pública ou privada, e até mesmo projetos residenciais ou comerciais. 

Segue as principais etapas da construção civil:

Projeto

A etapa de projetos é iniciada pelo entendimento das necessidades e gostos do cliente. Finalizada essa parte, os ambientes e detalhamentos são projetados com o intuito de suprir todos esses desejos.

Os principais projetos necessários à execução completa de um empreendimento são: arquitetônico, elétrico, estrutural, hidrossanitário, gás, lógica, etc.

Cronograma

O cronograma é um dos documentos mais importantes para uma obra, visto que direciona o ritmo que todas as etapas devem seguir, e também o início e fim da construção.

Orçamento

O orçamento é um instrumento de planejamento que estima os custos para a execução do imóvel, e deve ser elaborado de acordo com o tempo que as demais etapas levarão e com o crédito que o contratante possui. Unindo essas duas informações macro, é possível projetar um orçamento real e que será respeitado.

Execução

A execução é uma das fases mais esperadas de todo o ciclo, visto que é a etapa a qual o sonho do imóvel é reproduzido no campo do real, e não apenas no imaginário do cliente. Entretanto, na mesma medida que é animador, também é desafiador. Dessa forma, é preciso estar sempre atento a todas as dificuldades que aparecem durante as obras e contratar profissionais competentes para resolverem prontamente todos os desafios que aparecerem durante o processo.

Comercialização

Caso o imóvel tenha sido construído com o intuito de comercialização, é somado outra fase ao ciclo: a venda. Lembre-se sempre de entender as necessidades que seus possíveis compradores possuem e contrate um time comercial competente para fazer as melhores propostas e negociações.

Quais são os profissionais que atuam na construção civil?

Para garantir o funcionamento do setor como um todo, é preciso inúmeros tipos de profissionais, visto que cada um agrega com conhecimentos técnicos únicos que se complementam de forma geral. Separamos alguns para mostrar a vocês:

Engenheiros

São os profissionais responsáveis pelos projetos complementares, e pelo gerenciamento e execução da obra. Dessa forma, deve possuir um conhecimento técnico e gerencial amplo.

Arquitetos

São os profissionais que projetam cada detalhe do empreendimento com o intuito de deixá-lo extremamente confortável e perfeito às necessidades do contratante. Além de auxiliar na execução da obra em si.

Pedreiros/ Serventes/ Armadores

São os profissionais que estão aptos a executar as funções manuais da rotina e evolução de uma construção.

Encanadores e eletricistas

Profissionais técnicos excepcionais para o bom funcionamento hidráulico e elétrico do imóvel, uma vez que são eles que montam as tubulações da edificação em questão e previnem vazamentos e demais acidentes que podem desestabilizar o bom funcionamento da edificação.

Peritos Técnicos 

Os peritos possuem formação técnica em engenharia civil, e atuam para coletar e analisar informações referentes às condições técnicas do imóvel.

É importante destacar que o resultado final é diretamente proporcional à competência do profissional contratado.

Quais são as principais entidades da construção civil?

O mercado da construção civil possui diversos órgãos responsáveis por gerir o bom funcionamento do setor, tais como: Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais), ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), entre outros.

Todos esses atuam em conjunto para garantir a harmonia entre todos os interessados no mercado imobiliário, desde os compradores até os pedreiros.

Quais são as oportunidades atuais do setor?

Depois de um excepcional 2020, o mercado imobiliário está extremamente otimista para os resultados de 2021. Apesar da pandemia e da preocupação com os preços e prazos de entrega dos materiais, as perspectivas para este ano são positivas.

Alguns fatores ajudaram a beneficiar o cenário atual da construção civil, tais como:

  • Consumidores estão passando mais tempo em casa, então precisam de ambientes maiores ou melhores projetados.
  • A Selic está em patamares historicamente baixos, o que ocasiona juros de financiamentos igualmente baixos. Ou seja, mais famílias conseguem acesso a créditos imobiliários e possuem condições de comprar imóveis mais caros do que poderiam se os juros estivessem altos.
  • Diversas linhas de crédito imobiliário ofertadas pelo mercado.

Além disso, as empresas do setor estimam para 2021 um Valor Geral de Vendas (VGV) 47% maior que 2020 em lançamentos de imóveis novos. Quanto ao número de unidades, está projetado uma alta de 38%.

Conclusão

O setor da construção civil projeta ótimas oportunidades para o ano de 2021, assim como já apresentou em 2020. Então, caso você seja um profissional da área, se capacite ainda mais para não perder de vista nenhuma oportunidade que aparecer para você, e se você for um cliente à procura de um imóvel, fique ligado nas ofertas apresentadas pelo setor, com certeza alguma será perfeita para você!

E caso precise de crédito para comprar seu tão sonhado imóvel ou para construir um, a CashMe pode ajudar te oferecendo crédito. Faça uma simulação de empréstimo conosco e contrate as melhores taxas e condições do mercado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares que precisam ler esse guia também!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade