crédito para abrir empresa

O que é crédito para abrir empresa?

3 maio 2023
9min de leitura

Quem está pensando em iniciar seu próprio negócio precisa entender o que é crédito para abrir empresa. Essa é uma forma de conseguir financiamento externo para empreender. O dinheiro pode vir de instituições públicas, como o BNDES; privadas; investidores anjos ou mesmo de sócios.

Vai tirar do papel o sonho de empreender? Então, você provavelmente já está pensando em como financiar a abertura da sua empresa. Antes de comprometer seus investimentos pessoais, é importante conhecer opções de crédito externo.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é crédito para abrir empresa e como escolher o melhor para o seu negócio.

Qual a diferença entre um empréstimo empresarial e um crédito para abrir empresa?

Antes de tudo, é importante destacar que o mercado de crédito oferece uma série de produtos voltados a empresas. Porém, nem todos são especificamente direcionados à abertura de um negócio.

Um empréstimo empresarial é mais abrangente e nem sempre vai condicionar o uso do dinheiro para um fim específico. Já o crédito para abrir empresa pode sim ter essa limitação, incluindo a exigência de apresentação de documentos como plano de negócio. 

Especialmente em casos de financiamento com linhas do Governo ou microcrédito produtivo orientado, o desembolso do crédito e a comprovação do seu uso estão atrelados a condições contratuais. 

Por outro lado, empréstimos empresariais como a antecipação de recebíveis ou para capital de giro raramente trazem essas exigências. 

Quais são os tipos de crédito disponíveis para abrir uma empresa?

Apesar disso, muitos empréstimos empresariais que não são necessariamente um crédito para abrir empresa podem ser usados para financiar o início do seu negócio. 

A seguir vamos apresentar alguns deles. Você também pode conhecer outras opções em mais detalhes no nosso artigo sobre linhas de crédito para empresas.

Microcrédito

O microcrédito, como o nome indica, é um empréstimo de valor menor e destinado a um público específico. No caso dos empréstimos para empresas, ele tem sido ofertado para negócios formais e informais de micro e pequeno porte.

Em uma publicação, o Banco Central do Brasil dá a seguinte definição de microcrédito: “empréstimo de baixo valor para pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais’.

O BCB ainda acrescenta que ele é destinado à produção, como capital de giro ou investimento, e que a sua concessão depende de uma metodologia específica. Ou seja, seu uso também está atrelado a especificações no contrato.

A modalidade ficou bem conhecida, justamente, com as linhas oferecidas por bancos de desenvolvimento regionais, Organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e pelo próprio Governo por meio do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado.

Linhas de crédito BNDES

Se você está buscando saber o que é crédito para abrir empresa deve conhecer as linhas de crédito do BNDES. São vários tipos de financiamento. Cada um deles direcionado para um público-alvo e funcionalidade específica. 

Um conhecido é o BNDES Crédito Pequenas Empresas. É importante saber que esse tipo de financiamento precisa ser solicitado junto a agentes financeiros autorizados pelo BNDES a operar seus produtos financeiros.

Conheça mais sobre o Banco e suas linhas de crédito em nosso artigo sobre o BNDES

Sócios

Você também pode encontrar oportunidades fora do mercado de crédito. Uma das opções mais buscadas é o investimento vindo de sócios. É claro que encontrar pessoas para compor o quadro societário da empresa pode levar tempo e não ser aplicável para todos os tipos de negócio, especialmente aqueles menores.

Porém, essa opção pode ser interessante para alguns empreendedores. Certifique-se de ter um bom pitch, plano de negócio e de encontrar pessoas alinhadas à sua visão de negócio.

Empréstimo com garantia

Por outro lado, se você está buscando um tipo de crédito, mas não quer algo com condições para uso do dinheiro, uma opção interessante é o empréstimo com garantia de bens. 

Para isso, você precisa ter um bem próprio e encontrar uma instituição que o aceite como garantia. Uma modalidade conhecida é o empréstimo com garantia de imóvel, também chamado de home equity.

Ele é indicado para empreendedores que estão em busca de um valor de crédito mais alto e taxas de juros mais baixas, sem precisar atrelar planos de negócio ou finalidade do uso para aprovação do empréstimo. 

Na CashMe, por exemplo, você pode conseguir até 60% do valor de avaliação do imóvel. É claro que o crédito também vai depender da sua análise de crédito. 

Como o bem fica atrelado a um contrato de alienação fiduciária, você segue utilizando o bem como quiser, transferindo o direito de propriedade para a instituição financeira.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como funciona o processo de solicitação de crédito para abrir empresa?

Agora que você já sabe o que é crédito para abrir empresa e suas opções, vamos falar sobre o processo de solicitação. As etapas costumam ser as mesmas de um empréstimo tradicional:

  • Simulação
  • Solicitação
  • Análise de crédito e jurídica
  • Leitura e assinatura do contrato 
  • Liberação do dinheiro 

No caso de linhas de crédito especialmente para empresas, é possível que a análise envolva também os documentos da empresa, como contrato e plano de negócios. 

Se o empréstimo for com garantia, também será necessário apresentar documentos do bem e realizar avaliação para determinar seu valor de mercado. 

Quais são as principais exigências para obter crédito para abrir empresa?

Na etapa de análise de crédito, a instituição financeira vai verificar se você cumpre as exigências específicas daquela linha de crédito. Algumas vão verificar se o faturamento da sua empresa se encaixa no limite estipulado, por exemplo. 

Outras vão pedir o aval de terceiros ou alguma garantia em forma de bem. No empréstimo com garantia, as exigências são menores, tais quais o bem estar livre de ônus e com a documentação regularizada.

Já no caso do microcrédito produtivo orientado, é exigido que você, como empreendedor, tenha recebido algum tipo de orientação financeira ou negocial para a sua empresa.

Qual a importância do plano de negócios ao solicitar crédito para abrir empresa?

Perceba que o plano de negócios será uma exigência comum em linhas de crédito especialmente direcionadas a empresas. Por meio dele, a instituição financeira pode avaliar a viabilidade da sua ideia, sua preparação financeira e até projetar lucros, tendo assim maior garantia de que a empresa gerará renda para que a dívida seja quitada.

Importante, não é mesmo? Quer saber como montar o da sua empresa? Leia nosso artigo completo sobre plano de negócios.

É possível obter crédito para abrir empresa com o nome sujo?

Se ter um plano de negócios é importante, estar com o nome limpo é ainda mais. Pode até ser que você encontre algumas instituições financeiras que fazem empréstimo com nome sujo, especialmente se você oferece outras garantias como um imóvel. 

E ainda assim as taxas de juros não são tão atrativas, pois as dívidas em seu nome podem dar a impressão de que o risco de inadimplência será maior para a instituição financeira.

Porém, em linhas de crédito voltadas especificamente para empresas, a situação é mais difícil. No Microcrédito Produtivo Orientado oferecido pela Caixa, por exemplo, um dos requisitos é não ter nome em cadastros de inadimplentes, como CADIN, SERASA, SINAD e SCPC. 

Quais são as taxas e prazos mais comuns em créditos para abrir empresa?

Assim como o valor do crédito varia de acordo com o perfil financeiro de quem solicita, as taxas de juros também vão depender da sua análise de crédito. Dessa forma, é difícil precisar qual é a taxa de juros de um crédito para abrir empresa

Ainda assim, algumas instituições financeiras trazem uma média. É o caso do Microcrédito Produtivo Orientado da Caixa, cuja taxa anual é de 3,49% ao mês.

Os prazos de pagamento vão variar, mas também vão depender da modalidade escolhida. Trazendo o exemplo da Caixa novamente, as parcelas podem ir de 4 a 24. Já no empréstimo com garantia de imóvel da CashMe, o prazo é mais longo, podendo chegar até 240 meses. 

Como escolher a melhor opção de crédito para abrir empresa?

Com todas essas informações sobre o que é crédito para abrir empresa, você já deve estar se perguntando como escolher a melhor delas. 

É importante escolher aquele no qual você vai poder oferecer vantagens da sua situação financeira de modo a conseguir taxas de juros mais atrativas e o valor de crédito desejado. 

Avalie também opções de prazo de pagamento, método de amortização, custo efetivo total e, claro, a taxa de juros. 

Alguns fatores podem ser decisivos para você, como a flexibilidade do uso do dinheiro ou a exigência de avalistas. Dessa forma, não esqueça de avaliar bem as modalidades de empréstimo para abrir empresa e comparar as condições entre elas.

Como usar o crédito para abrir empresa de forma responsável e evitar dívidas?

Porém, o primeiro fator a se pensar é qual valor de parcela você poderá pagar. Isso já vai eliminar algumas opções e também te ajudar a selecionar propostas. Lembre-se: o melhor empréstimo é aquele que soluciona seu problema, mas também aquele que você pode pagar.

Solicitar apenas o crédito que você consegue quitar é o primeiro passo para evitar dívidas. Para isso, faça uma boa análise da sua situação financeira e projete os próximos meses. 

Também é fundamental projetar as vendas do negócio, buscando se certificar de que, no longo prazo, o crédito será pago com o retorno financeiro da empresa.

Por fim, tenha bem claro como o dinheiro será empregado na abertura do negócio. Faça um plano antes mesmo de solicitar o crédito, de modo que você saiba o porquê de estar solicitando o valor e como ele vai ser aplicado. 

Como o crédito para abrir empresa pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa?

Ter precaução é essencial para evitar que o sonho de empreender vire um pesadelo. Porém, depois de analisar cuidadosamente e garantir que essa é a melhor opção, o crédito pode ajudar seu negócio nos primeiros meses e, posteriormente, no crescimento a longo prazo. 

O dinheiro pode ser essencial para investir em equipamentos, campanhas de marketing, aquisição de insumos e até a contratação de funcionários. Esses recursos podem ajudar a abrir as portas da sua empresa e alcançar resultados mais expressivos em menos tempo. 

Conclusão

Neste artigo, você pode entender melhor o que é crédito para abrir empresa e conhecer opções como linhas do BNDES, sócios, empréstimo com garantia e o microcrédito. Siga explorando a categoria de artigos sobre empreendedorismo no blog da CashMe e encontre conteúdos que vão impulsionar o seu negócio!



O empréstimo com garantia de imóvel oferece as melhores condições de mercado para quem quer abrir uma empresa!





Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade