Designer de Interiores

Dia do Designer de Interiores: entenda um pouco mais sobre essa profissão

20 out 2021
5min de leitura

O designer de interiores é o responsável por transformar ambientes, trazendo conforto, beleza e funcionalidade a quem convive nesses espaços. Para celebrar e homenagear esse profissional, em 30 de outubro é comemorado o Dia do Designer de Interiores.

Esse profissional criativo combina a estética com seus conhecimentos e habilidades técnicas para criar e executar ambientes funcionais e bonitos em espaços comerciais, residências ou mesmo espaços públicos. Ele pode atuar no desenho de imóveis, na decoração, no paisagismo, no projeto de ambientes e no gerenciamento da execução de seus projetos.

Além disso, é possível se especializar em mais de um segmento de atuação: design sustentável, comercial ou residencial. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa profissão que, apesar de ser vista como moderna, está presente na história da humanidade. Boa leitura!

O que um Designer de Interiores faz?

Esse profissional usa suas técnicas visuais e cenográficas para compor e decorar ambientes internos de casas, lojas, escritórios, museus, empresas, espaços públicos e diversos outros locais. Esse profissional tem que ter o conhecimento dos arquitetos e engenheiros, o bom senso de decoradores e o olhar do designer, que abrange técnica e arte.

Para fazer essas composições, o profissional precisa estabelecer relações funcionais e estéticas entre o espaço e todos os objetos e móveis que compõem o ambiente. Isso significa que entre os atributos de sua função estão a harmonização de cores das paredes com os objetos decorativos como cortinas, quadros e tapetes; a organização dos móveis no ambiente; o planejamento da iluminação; e a conciliação dos gostos dos clientes com a funcionalidade, conforto e praticidade para aquele ambiente.

Mais do que desenhar, planejar e sugerir opções de decoração, o designer de interiores tem a importante missão de criar ambientes confortáveis e funcionais em todos os seus projetos. Além disso, em suas funções estão inclusos o descarte e a seleção dos itens que já compõem o ambiente em que ele vai começar a trabalhar.

As principais características de um designer de interiores são a facilidade em recriar ambientes, a organização, o gosto por desenho, um bom raciocínio lógico, a valorização das cores e das combinações e o interesse por arquitetura, paisagismo e iluminação.

Como é a rotina da profissão de Designer de Interiores?

Embora haja uma sensação de que a área de design de interiores é muito moderna, na verdade há indícios de decoração de ambientes na antiguidade. Há registros de que os egípcios já tinham o hábito de decorar suas casas com móveis de madeira e utensílios como peles de animais, esculturas religiosas e adornos. Esse hábito influenciou, inclusive, a arte grega.

Essa profissão se manteve ao longo da história e acompanhou as transformações da sociedade. Trabalhar com design de interiores é abrir as portas para um universo de possibilidades. Porém, o que permanece é a veia artística, enriquecida com criatividade, bom gosto e sensibilidade. Na modernidade, o uso das tecnologias digitais facilitou ainda mais o trabalho desses profissionais.

O dia a dia dos profissionais da área não costuma seguir uma rotina fixa: ela passa pelo escritório, estudo dos projetos, análise das execuções, busca por materiais, revestimentos, móveis e itens decorativos para serem utilizados nos projetos, além do contato com os clientes para entender suas necessidades.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Qual é a formação necessária para se tornar um Designer de interiores?

Entre as habilidades necessárias para se tornar um designer de interiores estão o conhecimento em arte, psicologia das cores, decoração e funcionalidade nos espaços. Para adquirir esses conhecimentos, é necessário fazer um curso técnico ou superior em Design de Interiores. Além disso, para prosseguir com sua especialização, é essencial fazer cursos extras em sua área.

As competências necessárias e esses profissionais são:

  • Ergonomia;
  • Desenho técnico arquitetônico;
  • Desenho de expressão e de observação;
  • Leitura e análise de projetos arquitetônicos, estruturais e elétricos;
  • Psicologia humana;
  • Noções de acessibilidade;
  • Desenho e detalhamentos de objetos, como móveis, luminárias, acessórios e outros;
  • Estudos de cores;
  • Semiótica;
  • História da arte, arquitetura e design;
  • Paisagismo;
  • Gestão e marketing;
  • Ética;
  • Materiais e revestimentos;
  • Projeto luminotécnico, hidráulico e elétrico;
  • Estética;
  • Normas técnicas;
  • Diversos outros conteúdos relacionados.

História do design de interiores no Brasil

A primeira escola a oferecer cursos de design de interiores em São Paulo foi o Instituto de Arte e Design (IAD), que foi criado em 1959. Em seguida, a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) passou a oferecer o curso, assim como a ETEC Carlos de Campos. Também se tiveram início cursos de bacharelado em Belo Horizonte, Uberlândia e Rio de Janeiro.

Apesar de essa ser uma arte milenar, que foi profissionalizada há diversos anos no Brasil, o termo “design de interiores” foi criado apenas na década de 1990 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Até então, a área era chamada de “arquitetura de interiores” ou simplesmente “decoração”.

Até a década de 1990 existiam apenas cursos de decoração de interiores, que formavam principalmente arquitetos, designers de móveis autodidatas e do sexo masculino. Esses profissionais cuidavam apenas da decoração do ambiente, sem executar a troca de pisos, móveis, cores das paredes ou outros itens decorativos.

Conclusão

O designer de interiores é o profissional que une técnica, estilo e bom gosto para criar ambientes bonitos, confortáveis e funcionais. Para isso, ele precisa de conhecimentos em diversas áreas, que são obtidos por meio de formação técnica ou superior. A data que celebra esse profissional é 30 de outubro, o Dia do Designer de Interiores.

Conte para nós nos comentários qual é a importância do designer de interiores na sua opinião!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade