Dia da Amazônia: saiba a importância da preservação da maior floresta tropical

Dia da Amazônia: saiba a importância da preservação da maior floresta tropical
ícone de calendario

Atualizado:
02/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
02/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro, como uma maneira de atrair a atenção de todos para a maior floresta tropical do planeta. Ao todo, a Amazônia está presente em nove estados do país: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins e parte do Mato Grosso e do Maranhão.

Atualmente, sua área corresponde a 49,29% de todo o território brasileiro. Além de ser o maior bioma brasileiro, é o habitat de inúmeras espécies de animais e vegetais. As plantas encontradas na região amazônica são tão ricas, que sua matéria-prima é bastante utilizada para fabricação de medicamentos.  

Ela já foi considerada uma das 7 maravilhas do mundo, sofre constantemente queimadas, desmatamento e degradação de todo o seu bioma. Neste artigo vamos abordar a importância do Dia da Amazônia na sociedade e como é possível proteger esse patrimônio.

Quando surgiu o Dia da Amazônia

A celebração do Dia da Amazônia acontece devido a criação da Província do Amazonas, decretada pelo príncipe D. Pedro II, em 5 de setembro de 1850.

Isso quer dizer que há mais de 150 anos esse dia é aproveitado para se falar e refletir sobre a importância e conscientização da maior floresta tropical do mundo e sua biodiversidade. Atualmente, toda a Amazônia sofre devido ao desmatamento ilegal, o desequíbrio da fauna e flora, causando uma imensa crise ambiental a nível mundial.

O Dia da Amazônia traz essa reflexão de total importância para que toda a sociedade possa valorizar e preservar o nosso maior patrimônio histórico e mundial.

Por que o Dia da Amazônia é importante?

Imagine que um dia todos os sites jornalísticos e noticiários anunciassem que a Amazônia deixou de existir. Quais seriam os impactos causados? Para os brasileiros, as consequências seriam catastróficas. 

Começando pela umidade da floresta que influencia diretamente nas chuvas de boa parte da América do Sul. Menos umidade quer dizer menos chuvas, ou seja, haveria mais crises de abastecimento de água e também de energia elétrica.

O agronegócio também seria afetado diretamente. A comida ficaria ainda mais cara, causando um impacto instantâneo na economia brasileira e na América do Sul. Além disso, perderíamos uma enorme quantidade de árvores, plantas e animais. 

Se você está se perguntando por que é importante celebrar o Dia da Amazônia, saiba que ela representa um terço das florestas tropicais. Deixar de ter a Amazônia causaria danos irreversíveis, tanto para o mundo quanto para a sociedade. Por isso, ela é considerada o “pulmão do mundo”.

Benefícios que só a Amazônia proporciona

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância de celebrar o Dia da Amazônia e quais os riscos se um dia ela desaparecer. Agora você pode conhecer os benefícios que a maior floresta tropical e sua biodiversidade proporcionam para todo o mundo. 

Impacto na agricultura

A Amazônia possui uma enorme diversidade agropecuária  em todo o seu Bioma. Ela é responsável pela produção sustentável de diversos produtos que servem como matéria-prima para o nosso dia a dia. Sendo alguns deles:

  • Cacau;
  • Borracha;
  • Castanha de Caju;
  • Dendê;
  • Açaí;
  • Soja;
  • Algodão;
  • Girassol.

Rios voadores

Provavelmente, você já escutou essa expressão em alguma aula de biologia ou ciências, não é? Os rios voadores são gigantescos volumes de vapor de água vindos do oceano Atlântico, que tomam forma de chuva na Amazônia. 

É lá que eles ganham corpo e seguem até os Andes, onde há uma muralha rochosa, que os faz desviar e flutuar sobre o Paraguai, a Bolívia e os estados brasileiros: do Mato Grosso até, às vezes, o Rio Grande do Sul.

Despoluição do planeta

Sabendo que a Amazônia é responsável por aproximadamente 21% da concentração de oxigênio, isso já é um fator de suma importância para todos. Não é à toa que a floresta amazônica é chamada de Pulmão do mundo.

Para manter o ecossistema vivo e funcional, existem diversas iniciativas mundiais para reduzir a poluição mundial e contribuir para a melhoria do planeta. Há desde campanhas para reduzir o uso e o descarte indevido de plásticos até projetos para limpeza dos mares e rios.

Uma das notícias mais recentes é sobre o ator Robert Downey Jr, que interpretou o Homem de Ferro nos filmes da Marvel, vir a público para apresentar o seu projeto Footprint Coalition (Pegadas da Coalizão).  

Em meio à conferência para apresentação de seu trabalho, ele afirma que com uso de robótica e nanotecnologia, possivelmente, será possível limpar de maneira significativa o planeta, se não inteiramente em uma década. 

Fauna e Flora

Uma das maiores riquezas que podemos celebrar no Dia da Amazônia é sem dúvidas a nossa fauna e flora. O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade mundial – cerca de 10% a 15%. Fauna é o nome dado a toda diversidade de animais de uma região, enquanto a flora está relacionada à diversidade de plantas.

A fauna da Amazônia é uma das mais ricas de todo o planeta. Existem catalogadas mais de 5.000 espécies, sendo cerca de 3.000 peixes, mais de 300 espécies de mamíferos e mais de 1.000 espécies de pássaros. Os principais animais são: arara-azul, boto-cor-de-rosa, tatu, onça-pintada, capivara, cobra cascavel, entre outros.

Já a flora da Amazônia possui uma vegetação rasteira, com alguns arbustos e árvores de galhos retorcidos e casca grossa. Contudo, o solo é pobre em diversos nutrientes e minerais e com excesso de alumínio. A folhagem é de maior importância, pois leva os nutrientes por meio do caule.

Economia da Amazônia

De acordo com o Plano da Amazônia Sustentável (PAS), há mais de 10 mil exemplares de plantas da Amazônia com potencial econômico. Tais plantas são bastante utilizadas em produtos medicinais, cosméticos, produtos para controle de pragas, temperos, entre outros negócios

Essa é uma excelente saída que evita explorar o ramo de madeira e seringa. A lista de produtos que podem ser utilizados para este ramo são amplas, como: babaçu, cacau, açaí, jambu, graviola, jenipapo, umbu, pequi, tucupi, guaraná, entre outros.

Empresas que produzem produtos voltados para o mercado adulto e erótico, utilizam em suas composições ingredientes naturais vindos da Amazônia em sua composição. Isso porque os efeitos causados contribuem para ter maior disposição, circulação sanguínea e energia. 

Conclusão 

Agora que você sabe que o Dia da Amazônia é celebrado em 05 de setembro, reserve esse dia para refletir sobre a importância do bioma para o nosso dia a dia. Faça com que mais pessoas conheçam mais sobre a Amazônia e sua biodiversidade compartilhando este conteúdo em suas redes sociais.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.