Dia do Dentista Brasileiro: confira 5 curiosidades da profissão

Dia do Dentista Brasileiro: confira 5 curiosidades da profissão
ícone de calendario

Atualizado:
22/10/2021

ícone de calendario

Publicado:
22/10/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista Brasileiro, profissional que se dedica a cuidar da saúde bucal das pessoas.

Mais do que garantir um sorriso bonito, o dentista previne doenças tanto bucais quanto as que podem afetar o corpo, como por exemplo um ataque cardíaco. Por isso, é importante fazer visitas periódicas a ele.

Vem com a gente entender o universo da odontologia e descubra cinco curiosidades sobre esta profissão tão importante em nossas vidas!

Por que dia 25 de outubro é o Dia do Dentista Brasileiro?

Neste dia, em 1884, foi publicado o decreto nº 9.311, que criou os primeiros cursos de odontologia no Brasil nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Posteriormente, foi criado o Conselho Federal de Odontologia – com a Lei Nº 4.324 de 14 de abril de 1964 -, que então oficializou o dia 25 de outubro como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, o qual chamamos também de Dia do Dentista Brasileiro.

Além disso, existe o Dia Mundial do Dentista que é em 3 de outubro e homenageia a criação do primeiro curso de formação para dentistas, em 1840, na Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Cinco curiosidades sobre a profissão

Manter uma rotina de visitas ao dentista é tão primordial quanto fazer o check up médico, afinal ele é o profissional que mantém a saúde e qualidade de vida da boca.

E a importância desta profissão vem de muito mais antes do que poderíamos imaginar, isto porque o registro mais antigo que se tem é da Mesopotâmia, no período de 3.500 a.C (antes de Cristo).

Confira algumas curiosidades sobre o universo dos dentistas!

Escova de dentes histórica

Foi encontrado em uma tumba egípcia datada de 3.000 a.C, o que acreditam ser a escova de dentes mais antiga do mundo. Feito de maneira simples, trata-se de um pequeno ramo que podia ser de plantas, fibras vegetais ou raízes de árvores e então a ponta era desfiada até ficar apenas as fibras.

Primeiras faculdades no Brasil

O primeiro curso de Odontologia, que era feito com a faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, surgiu em 1844 e durava três anos para os estudantes receberem o título de cirurgião-dentista.

Depois, em 1911, por decisão do presidente Epitácio Pessoa, o curso foi separado da faculdade de Medicina. No ano de 1947, a duração do curso mudou para quatro anos, e atualmente, os futuros dentistas estudam em média cinco anos, antes de conquistarem o diploma.

Dente de brasileiro no Guinness Book

De acordo com a edição de 2011, do Guinness Book – publicação que reúne recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente -, o maior dente humano extraído, até então, foi de um brasileiro que tinha um incisivo que media 5,2 cm! A cirurgia aconteceu em agosto de 2009, em Ilicínea, Minas Gerais.

Os dentes são a parte mais dura do corpo humano

Apesar de não serem ossos, os dentes são altamente resistentes. O segredo é que a resistência está no esmalte que recobre o dente. Trata-se de um tecido que tem uma grande quantidade de minérios, fazendo com que os dentes sejam a parte mais dura do corpo.

Palito de dentes inspirado nas mulheres brasileiras

Depois de morar em Pernambuco, entre 1840 e 1850, o norte-americano, Charles Forster, ficou encantado pelo sorriso das mulheres brasileiras. Elas usavam palito de salgueiro para limpar entre os dentes e isto o inspirou a criar um equipamento para produzir lascas de madeira. Assim, ficou conhecido como o “pai do palito de dentes”.

Quais são as áreas de atuação para dentista?

Quem escolhe fazer graduação em Odontologia tem uma vasta lista de especialidades para decidir onde atuar. As principais são:

Clínica Geral: responsável pelo diagnóstico e tratamento de diversas condições de maneira mais ampla, garantindo a manutenção da saúde bucal.

Dentística Restauradora: cuida da restauração dos dentes danificados assim como da substituição, quando necessário.

Endodontia: trata de problemas na raiz e polpa do dente.

Estomatologia: especialidade que cuida de doenças que se manifestam na boca.

Implantodontia: responsável por realizar cirurgias e próteses.

Ortodontia: dentista que “cuida do aparelho”, ele atua para corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares.

Patologia Bucal: atua em laboratório na identificação de doenças bucais.

Periodontia: diagnostica e trata tudo que fica ao redor dos dentes, como por exemplo: gengiva e ossos.

Prótese Dentária: dentista especialista em projetar e fazer próteses.

Radiologia: identifica problemas na boca por meio de imagens de raio x.

Traumatologia e Cirurgia: realiza cirurgias para tratar de traumas e fraturas nos ossos do rosto.

Mercado de trabalho para dentistas

Para atuar na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Odontologia do estado em que o curso de graduação foi concluído. Com ele em mãos, não faltam oportunidades no mercado que está sempre aquecido, por ser tratar de um serviço que toda pessoa precisa em todos os momentos da vida. 

O dentista tem oportunidade de trabalhar no setor público, como concursado em prefeitura ou do governo. Além de atuar em consultórios, clínicas e hospitais particulares.

Outra opção é investir no próprio negócio e trabalhar de forma independente. Aqui, além de entender todos os procedimentos odontológicos, é essencial que o profissional estude sobre como gerenciar o consultório e estruture um time para dar suporte no atendimento aos pacientes na recepção, limpeza e na área administrativa.

Além disso, há o investimento nos equipamentos necessários para realizar os atendimentos. Uma opção para adquirir esses equipamentos é fazendo um empréstimo para dentista.

A CashMe tem condições ideais para empréstimo, como capital com imóvel de garantia e taxas inferiores a 1%, além de até 240 meses para pagar o valor contratado. Assim, você abre as portas do seu consultório sem apertar o orçamento.

Conclusão

Certamente, ser dentista é uma profissão muito valiosa e a homenagem ao Dia do Dentista Brasileiro é mais do que merecida. Visto que é quem se dedica a estudar para manter o sorriso estampado no rosto de todas as pessoas. Enquanto garante que a boca seja saudável, prevenindo que as doenças se tornem problemas graves.

Agora que você conhece mais sobre o universo da Odontologia, não precisa mais ter medo do motorzinho, ele é o principal aliado do dentista para te proteger. E não deixe de visitá-lo, no mínimo, a cada seis meses.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e lembre de homenagear o seu dentista.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.