20 de Agosto Dia do vizinho: saiba como comemorar

20 de Agosto Dia do vizinho: saiba como comemorar
ícone de calendario

Atualizado:
19/04/2022

ícone de calendario

Publicado:
20/08/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O Dia do Vizinho é comemorado em duas datas: 20 de agosto, em homenagem à poetisa Cora Coralina, e 23 de dezembro, que tem origem desconhecida. A data é uma homenagem aqueles que compartilham a mesma rua, bairro ou prédio. Além disso, é uma ótima oportunidade para estreitar e estabelecer laços entre a vizinhança.

As relações entre a vizinhança são comuns em cidades pequenas ou bairros periféricos, já que os vizinhos acabam fazendo parte do dia a dia um do outro. Infelizmente, nas grandes metrópoles, fatores como a insegurança e a correria da rotina fizeram com que esse sentido clássico de vizinhança se perdesse.

De qualquer forma, essa data é importante para nos lembrarmos das boas atitudes que podemos ter em relação aos nossos vizinhos e as formas de celebrá-la contribuem para uma convivência melhor. Saiba mais sobre o dia do vizinho no texto de hoje!

Dia do vizinho no Brasil foi criado por Cora Coralina

A data criada para celebrar a fraternidade entre a vizinhança foi iniciativa da poetisa brasileira Cora Coralina. Nas palavras da autora, “vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”.

O dia 20 de agosto foi escolhido em 1980 por ser o dia do aniversário de Cora Coralina. Segundo a história, os moradores de sua rua quiseram fazer uma festa de aniversário para ela, mas ela recusou e disse que preferia uma comemoração entre vizinhos.

Cora Coralina nasceu em Goiás e é considerada uma das principais escritoras brasileiras. Ela começou a escrever aos 14 anos, mas teve seu primeiro livro publicado apenas quando tinha 76 anos, em 1965. Apesar disso, ela escreveu dezenas de livros, dentre os quais se destacam “Estórias da Casa Velha da Ponte”, “Meu Livro de Cordel”, e o livro infantil “Meninos Verdes”. A poetisa faleceu em 1984, aos 95 anos.

“Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor.” Cora Coralina.

Dia do vizinho: dicas para manter uma relação harmoniosa

Manter uma boa vizinhança é um desafio que vai além dos cumprimentos nos corredores, elevadores ou ruas, do respeito às regras de silêncio e de favores. Essa é uma relação de deveres e direitos entre pessoas que compartilham o mesmo espaço. Confira algumas dicas do que fazer para manter a boa relação com sua vizinhança:

Cuide da limpeza

A limpeza de sua casa influencia no bem estar de seus vizinhos. Isso porque sujeira e lixo atraem bichos e pragas que transmitem doenças e podem colocar sua saúde e a de sua vizinhança em risco. Por isso, lembre-se de:

  • Não deixar restos de comida expostos;
  • Armazenar os alimentos da forma certa;
  • Tampar as lixeiras;
  • Cuidar da limpeza dos ambientes;
  • Procurar profissionais para desinsetizar ou dedetizar os ambientes quando tiver problemas com infestações. Não esqueça de informar seus vizinhos sobre esse procedimento, já que os insetos podem correr para as casas de seus vizinhos em busca de sobrevivência.

Respeite as regras

Procure conhecer as normas de convivência e respeitá-las. Procure as leis sobre o barulho após um certo horário da noite, regras sobre vagas de garagem ou mesmo sobre o armazenamento de materiais em locais comuns e siga-as. Se você mora em um condomínio, procure conhecer o regulamento e, se você sentir falta de alguma regra, participe das reuniões e proponha as alterações para ajudar a melhorar o clima.

Seja gentil

A boa convivência com seus vizinhos vai além das regras: é necessário gentileza e amizade para ter conviver de forma tranquila. Deixe claro que você está disponível para ajudar seu vizinho quando necessário. Seja sempre simpático e cordial.

Exercite a paciência

Claro que existem momentos complicados entre os vizinhos. Por isso, tenha cuidado para não deixar a raiva dominar em situações de conflito. Procure ter paciência e preserve uma boa convivência no longo prazo.

Como comemorar o Dia do Vizinho

Os vizinhos possuem um papel muito importante nos bairros, prédios e ruas. O vínculo de coletividade entre as pessoas que moram próximas gera uma organização para cuidar do local em que moram. Juntos, reivindicam melhorias e o cumprimento de direitos básicos. Eles compartilham as dificuldades que enfrentamos como comunidade, como falta de luz, buracos na rua ou a queda de uma árvore, por exemplo.

Mas, os vizinhos também podem estabelecer laços de amizade para se ajudarem na falta de algo urgente ou com sua vigilância quando notam algo errado acontecendo em nossa casa. Mesmo que haja conflitos, é essencial celebrar e cultivar a boa convivência.

Por isso, neste dia do vizinho, que tal deixar uma mensagem de gratidão ou de amizade para seu vizinho? Você pode fazer isso por meio do grupo que vocês participam em aplicativos de mensagens, imprimir uma mensagem e colocar na porta dele ou mesmo colocar em um envelope bem bonito e colocar em sua caixa de correio. Você também pode preparar um bolo ou alguma outra comida para presenteá-lo.

Se você preferir comemorar em 23 de dezembro, pode aproveitar o clima natalino para promover uma celebração entre seus vizinhos. Vocês podem montar uma ceia de natal, fazer um amigo secreto ou mesmo uma pequena celebração no estilo americano, em que cada um leva um pratinho.

O que importa é não deixar a data passar em branco e aproveitar para cultivar a harmonia.

Conclusão

O Dia do Vizinho é comemorado em 20 de agosto no Brasil e surgiu por iniciativa da poetisa Cora Coralina. Porém, algumas cidades comemoram essa data em 23 de dezembro, mas a escolha dessa data não tem uma justificativa.

Se você mora em um condomínio e quer propor melhorias para ter um bom convívio com seus vizinhos, conheça o empréstimo para condomínio aqui da CashMe. Nossa linha de crédito exclusiva para condomínios oferece as taxas de juros mais baixas e um prazo estendido de pagamento.

Conte para nós nos comentários como você vai comemorar o dia do vizinho este ano!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, para mais informações acesse nossa Política de Privacidade.