Dia do pedreiro é comemorado em 13 de dezembro
No dia 02 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. O gênero musical internacionalmente conhecido e típico do Brasil. Quando alguém pensa em nosso país, geralmente, os componentes de nossa tríade cultural são futebol, carnaval e samba. Inclusive, muitos gringos até tentam sambar, mas não possuem o gingado do brasileiro.
O samba traz consigo um estilo musical repleto de gingado e melodia, que passa desde o samba de roda até o de gafieira. Além disso, a dança é contagiante e apaixonante. É muito difícil não encontrar uma pessoa que, em algum momento, nunca sambou. Seja de forma descontraída e humorada, ou profissional como uma passista.
Para celebrarmos o Dia Nacional do Samba em 02 de dezembro, nada melhor do que contar a história do ritmo de maior sucesso no país, com sua origem, os sambistas mais importantes que já tivemos e os principais gêneros dentro do samba. Continue a leitura para saber mais antes de cair na roda de samba,
Índice
Como o Dia Nacional do Samba Surgiu
O Dia Nacional do Samba, também conhecido como Dia do Samba, é uma importante data comemorativa, que surgiu a partir de uma iniciativa do vereador Luís Monteiro da Costa, a fim de homenagear o compositor Ary Barroso, famoso por compor seus sambas, sendo a música Aquarela do Brasil uma das mais conhecidas de seu repertório.
Embora essa data não seja oficializada, é reconhecida nacionalmente e diversos artistas e entusiastas atuam para ampliar o reconhecimento histórico para a sociedade. O samba é baiano. Nascido no século 19, com uma mistura de ritmos oriundos da cultura africana. No entanto, foi no Rio de Janeiro onde se desenvolveu e fincou suas raízes como uma das principais manifestações da cultura popular brasileira.
A dança proibida
No país onde nasceu o samba, houve uma época em que sambar estava proibido. Em meados da década de 1920, os locais de samba estavam proibidos e quem fosse pego dançando ou cantando tinha um grande risco de ser preso.
Naquela época, os locais eram considerados sujos, perigosos e de “perdição”. Porém, a escravidão no Brasil havia terminado em 1888, então, na verdade, o racismo e o preconceito ainda estavam intrínsicos na cultura de antigamente.
Somente após a abolição da escravidão no Brasil e alguns anos mais tarde, o samba passou a ser visto como símbolo nacional, especialmente nos anos 40, durante o governo de Getúlio Vargas.
Instrumentos usados no samba
A harmonia do samba é feita sumariamente por instrumentos de corda. Porém, com o passar dos anos, outros instrumentos passaram a incorporar as melodias, como flauta, piano e saxofone.
Em geral, para se compor um samba, em geral, os instrumentos utilizados são:
- Cavaquinho;
- Violão;
- Pandeiro;
- Surdo;
- Tamborim;
- Reco-reco;
- Cuíca.
Conforme o samba foi evoluindo, ele passou a ganhar novas vertentes e modos de ser tocado e cantado. No Dia Nacional do Samba, pode-se reconhecer que não é à toa que este é um dos ritmos mais adorados e ricos do mundo.
Além disso, você sabia que a música Pelo Telefone é considerada a primeira gravação de samba feita no Brasil? Sua composição data de 1916 e recebeu a assinatura de Ernesto dos Santos, conhecido como Donga, e do jornalista Mauro de Almeida.
Os principais gêneros do samba
Assim como em qualquer estilo musical, dentro dele há uma ramificação de gêneros. No samba não é diferente. Abaixo, listamos os principais subgêneros do samba.
Samba de breque
É caracterizado por paradas inesperadas, ou seja, os chamados “breques”, que permite ao cantor encaixar comentários falados alusivos ao tema. Neste momento, a melodia é interrompida e somente a voz do intérprete dá sequência a letra. Uma das mais conhecidas é a do cantor Moreira da Silva, cujo maior sucesso foi O Rei do Gatilho, de 1962.
Samba-enredo
Composição criada para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval. É considerado uma evolução dos sambas e possui melodia criada para durar durante todo o desfile (cerca de 1 hora). Quem nunca se arrepiou com a bateria de uma escola de samba?
Samba exaltação
Subgênero do samba menos rústico e mais sofisticado. Busca exaltar as qualidades e a grandiosidade do país. A composição Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, foi a primeira a consagrar o ritmo.
Samba de gafieira
O famoso “samba de malandro da Lapa”. É um estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX. O samba de gafieira preza, em suma, mais pela coreografia ao invés da melodia.
Durante a dança o “malandro”, como é chamado o dançarino, sempre protege sua parceira, para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro. Ao mesmo tempo, impedia uma aproximação de qualquer outro homem que a puxasse para dançar.
Vem daí a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, para proteger a parceira.
Samba-rock
É uma vertente do samba surgida na década de 1950 com destaque nos anos 1960 e 1970.Tem como principais influências o rock and roll, o jazz, o soul e o funk. A dança incorpora os movimentos do rockabilly com o gingado do samba brasileiro. Uma das músicas mais conhecidas do gênero é a música de Noriel Vilela, 16 Toneladas.
Grandes nomes do samba
No Dia Nacional do Samba é impossível não lembrar dos principais talentos da música nacional. Selecionamos alguns dos maiores sambistas do Brasil que merecem ser homenageados e reconhecidos pelo talento e marca deixada na história do samba no Brasil.
A lista é gigante e qualquer seleção, obviamente, não fará jus a todos os artistas que contribuíram para o samba. Os nomes selecionados representam uma parcela de homens e mulheres que criaram e refinaram a arte do samba no país. Os nossos maiores tesouros nacionais são:
- Pixinguinha;
- Beth Carvalho;
- Zeca Pagodinho;
- Cartola;
- Dona Ivone Lara;
- Martinho da Vila;
- Clementina de Jesus;
- Paulinho da Viola;
- Leci Brandão;
- Adoniran Barbosa;
- Arlindo Cruz;
- Clara Nunes;
- Jorge Aragão.
Conclusão
Como já dito em um dos maiores hinos do samba nacional de Edson Conceição e Aluísio, eternizado na voz de Alcione: “Deixo ao sambista mais novo o meu pedido final: não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”.
O Dia Nacional do Samba marca uma data de celebração que não envolve somente o ritmo musical, mas todos os artistas e compositores que contribuíram na criação e evolução da música ao longo do tempo.
Você gosta de samba e tem uma lista de artistas para indicar? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos saibam mais sobre o Dia do Samba.
Escrito por Redação CashMe
Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.
Faça seu comentário!