Saiba como solicitar empréstimo para mei negativado

Saiba como solicitar empréstimo para mei negativado
ícone de calendario

Atualizado:
22/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
09/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Empréstimo para MEI negativado existe, mas, pela situação do CNPJ, é mais difícil de encontrar opções. Além disso, é preciso ficar atento a golpistas que tentam se aproveitar da situação de um MEI em dívidas. O processo para solicitar o empréstimo é tradicional: simulação, avaliação, entrega de documentos e assinatura de contrato.

Um empreendedor precisa estar preparado para lidar com imprevistos e más fases em seu negócio. Nesses momentos, manter as contas em dia pode ser um grande desafio e a situação fica ainda pior em cenários de crise, como o vivenciado em 2020 e 2021 com a pandemia do coronavírus. 

A 10ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios” apontou que 92% das empresas que já possuíam dívidas antes da pandemia tiveram perda de faturamento. Por outro lado, entre as empresas com as contas em dia, esse número foi de 73%. O estudo foi realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É possível fazer empréstimo para MEI negativado?

Nesse cenário, conseguir um empréstimo pode ajudar a trocar muitas dívidas por uma só, limpando o nome da sua empresa junto aos credores e concentrando os juros. Entretanto, como conseguir um empréstimo estando negativado? Em nosso blog, temos um artigo completo sobre fazer empréstimo para limpar o nome.

Mas, de fato, esse é um grande desafio e uma barreira para muitos empreendedores, especialmente o microempreendedor individual (MEI). Entre os bancos tradicionais é ainda mais complicado encontrar uma oferta de empréstimo para MEI negativado. E, quando há, as condições de juros não são as mais atrativas. 

Qual banco faz empréstimo para MEI negativado?

Isso porque, o banco vai fazer uma análise do seu CNPJ e, encontrando dívidas, pode entender que você é um mau pagador, representando maiores chances de inadimplência e, portanto, um maior risco para a instituição. 

Dessa forma, se você estiver com o CNPJ negativado e ainda assim passar pela avaliação do banco, é bem provável que a taxa de juros ofertada seja mais elevada do que para um MEI com CNPJ em dia. 

Ainda assim, é recomendado que você procure bancos tradicionais e solicite uma simulação de empréstimo, devido à confiabilidade da atuação dessas instituições. A depender do seu perfil, ainda que negativado, você pode conseguir uma oferta segura de empréstimo para MEI negativado.

Empréstimo para MEI negativado online e com garantia

Entretanto, se você busca uma forma segura de fazer empréstimo para MEI negativado, mas fora dos bancos tradicionais, uma opção é o crédito com garantia de bens. Ele pode ser uma forma de conseguir dinheiro mesmo quando seu CNPJ tem dívidas registradas. 

Isso porque colocar um bem como garantia diminui o risco do banco não receber o dinheiro emprestado. As modalidades mais conhecidas são o empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo com garantia de veículo. E eles são uma das opções de empréstimo para MEI. Neles, você segue usando normalmente o bem, sem precisar vendê-lo ou alugá-lo. 

Outro ponto interessante é o alto valor de crédito que esses empréstimos permitem obter. De modo geral, os que envolvem imóveis concedem até aproximadamente 60% do valor de avaliação do bem. Já aqueles que colocam um veículo como garantia podem chegar até 90%. 

Por fim, é interessante citar que a solicitação desses créditos com garantia de bem é possível de ser feita 100% online, facilitando e muito a vida do empreendedor que busca empréstimo para MEI negativado. Hoje em dia, diversas fintechs oferecem esse serviço de forma remota. 

Assim, você evita uma ida ao banco e verifica pela internet, sem sair de casa, se o crédito está disponível para a situação de inadimplência do seu CNPJ.

Como solicitar empréstimo para MEI negativado

Tanto com bancos tradicionais ou com fintechs, de forma presencial ou online, o passo a passo para fazer empréstimo para MEI, negativado ou não, é similar ao de qualquer empréstimo. De forma geral, a solicitação segue as seguintes etapas:

  1. Simulação;
  2. Avaliação de crédito;
  3. Resultado da avaliação e proposta (caso seu pedido seja aprovado);
  4. Fornecimento e análise dos documentos;
  5. Emissão do contrato;
  6. Assinatura do contrato;
  7. Depósito do dinheiro.

Em todas elas, é muito importante que você forneça os dados atualizados e corretos. Entretanto, especialmente no caso de empréstimo para MEI negativado, é fundamental que você repasse as informações certas para a instituição, demonstrando confiança e organização desde o princípio. 

Sendo um empréstimo para empresa, você vai precisar apresentar o cartão do CNPJ do seu negócio. Se você vai fazer o empréstimo em seu CPF, essa informação não é necessária. 

É importante ressaltar que nenhuma instituição financeira é obrigada a conceder crédito a um cliente, negativado ou não, ficando livres para praticar as políticas de crédito – conforme esclarecido pelo Banco Central do Brasil

Por fim, vale lembrar que nenhum empréstimo seguro solicita pagamento adiantado de parcelas. Se você está em uma negociação e te pedirem para pagar algum valor antes mesmo do crédito ser depositado na sua conta, interrompa o contato e procure as autoridades responsáveis. Esse é um dos principais sinais de empréstimo fraudulento.

Conclusão

Conseguir um empréstimo para MEI negativado é possível, mas pode não ser a tarefa mais fácil da sua vida como empreendedor. A situação do seu CNPJ, assim como seu score de crédito, vão sim influenciar nas suas opções de crédito e, principalmente, nas taxas de juros oferecidas a você. 

Apesar disso, vale sempre investir em uma boa pesquisa de instituições financeiras e dos seus produtos de crédito. Aqui na CashMe, por exemplo, avaliamos com cuidado cada simulação e solicitação que chega até nós, tendo inclusive uma página de informações voltada para pessoas que buscam empréstimo para negativado

Com a gente, você pode fazer quantas simulações quiser e verificar se a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel citada acima é uma possibilidade para o seu perfil. E, o melhor, tudo isso sem sair de casa! Faça uma simulação e veja se o empréstimo para MEI negativado está disponível para você.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *