Energia hidrelétrica: saiba o que é e como funciona

Energia hidrelétrica: saiba o que é e como funciona
ícone de calendario

Atualizado:
10/09/2021

ícone de calendario

Publicado:
09/09/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A energia elétrica é essencial para a vida moderna. Mas, você sabe quais caminhos ela percorre até chegar à sua casa? O processo de transformação de água em energia hidrelétrica é feito em usinas. Embora essa seja a forma de produção mais comum no Brasil e em outros países que têm condições naturais, esse tipo de energia não é considerada sustentável.

No texto de hoje, você pode conhecer um pouco mais sobre a produção de energia hidrelétrica e entender os impactos que ela traz ao meio ambiente. Boa leitura!

O que é energia hidrelétrica?

A energia elétrica é gerada quando a força da água é transformada em energia elétrica. Essa transformação acontece com a mediação de usinas hidrelétricas, que são responsáveis pela produção e distribuição de energia elétrica para a população.

Um rio adequado para a construção de uma usina tem grande volume de água e desníveis em seu curso. A água passa por tubulações da usina em grande velocidade e movimenta as turbinas, que são conectadas a um gerador que transforma a energia mecânica (do movimento das turbinas) em energia elétrica.

As usinas hidrelétricas são as responsáveis por produzir quase 20% de toda a energia elétrica do mundo, porém nem todos os países possuem condições naturais para a instalação de usinas. No Brasil, esse índice sobe para mais de 60%.

Esta é uma fonte de energia renovável, que não emite poluentes, mas que possui grandes impactos ambientais e sociais, já que utiliza a inundação de áreas para a construção de barragens. Isso faz com que indígenas, ribeirinhos e pequenos agricultores sejam obrigados a se deslocar, perder sua fonte de renda e, muitas vezes, a terra com a qual têm conexões históricas. Além disso, há grandes impactos ambientais, que incluem a destruição da vegetação natural e prejuízos à flora e à fauna locais.

O que são usinas hidrelétricas?

As usinas hidrelétricas são compostas por três partes: a barragem, a represa e a usina em si. Cada uma possui suas próprias funções:

  • Barragem – É a infraestrutura da obra;
  • Represa – É onde a água é armazenada;
  • Usina – É onde ficam as estruturas para a geração de energia.

Normalmente, as usinas são construídas longe dos centros consumidores, o que faz com que os valores do transporte de energia sejam elevados. Os custos iniciais e de manutenção das usinas são muito elevados, mas o custo com combustível (a água), é nulo. Sua eficiência está acima de 60%.

A energia hidrelétrica é produzida nas usinas hidrelétricas por meio do processo de transformação de energia potencial, cinética e mecânica. Após essa transformação, ela é distribuída para a população por meio de fios.

Tipos de usinas hidrelétricas

Usinas fio d’água

Esse tipo de usina hidrelétrica não altera o curso dos rios, e por isso, acabam possuindo uma capacidade de armazenamento reduzida. Seu reservatório acumula apenas água suficiente para a produção diária ou semanal. Elas funcionam de forma contínua, mas sofrem variações ao longo do ano.

Usinas com reservatório

Possuem uma capacidade maior de armazenamento de água para regular seu funcionamento e atender à demanda. Sua produção varia de acordo com a capacidade da represa, e pode ser sazonal, anual ou hiper anual.

Usinas reversíveis ou de bombeamento

Esse tipo de instalação gera energia e também é capaz de acumular energia elétrica. Isso é feito por meio do bombeamento de água para uma represa superior.

Vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica

Vantagens

  • Reutilização – A energia é gerada por meio da água da chuva e a água utilizada no processo pode ser reutilizada;
  • Vida útil –  As instalações das hidrelétricas têm um longo período de duração;
  • Flexibilidade – Os recursos hidráulicos permitem que a água represada seja usada de forma flexível, atendendo às demandas de pico de energia;
  • Custos operacionais reduzidos – apesar da necessidade de um grande investimento para sua instalação;
  • Não emite poluentes.

Desvantagens

  • Gera grandes impactos ambientais – O alagamento de áreas gera a destruição de ecossistemas;
  • Gera grandes impactos sociais – A destruição de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas;
  • Altos custos de transporte da energia.

A energia hidrelétrica é limpa?

O fato de a energia hidrelétrica não ser associada à queima de combustíveis fósseis faz com que muitos a considerem como uma fonte de energia limpa. Porém, isso é um equívoco, já que ela contribui para a emissão de metano e dióxido de carbono, gases que têm grande potencial causador do aquecimento global:

  • O gás carbônico (CO2) é emitido por conta da decomposição de árvores mortas que permanecem acima do nível de água dos reservatórios. Porém, apenas parte do CO2 emitido é impactante, já que a outra parte é cancelada por meio de absorções no próprio reservatório;
  • Já o metano (CH4) é emitido na decomposição da matéria orgânica que fica no fundo dos reservatórios. Conforme a coluna de água vai aumentando, a concentração de metano também aumenta. Assim, a diferença da pressão faz com que o metano seja liberado para a atmosfera quando a água entra em contato com as turbinas da usina. No percurso da água e na pulverização da água em gotas também acontecem a liberação.

Além disso, há outros fatores que fazem com esse tipo de energia não seja limpa:

  • A destruição de espécies de plantas e animais;
  • Perda do solo;
  • Mudanças na hidráulica do rio.

Conclusão

A energia hidrelétrica é gerada a partir da movimentação de turbinas por meio da força da água dos rios nas usinas hidrelétricas. Apesar de essa técnica não ser associada à queima de combustíveis fósseis, ela possui um alto impacto ambiental, já que, para a construção de usinas é necessário fazer o alagamento de grandes áreas. Além disso, a distribuição de energia por meio dos fios tem um custo elevado, que reflete no bolso do consumidor.

Se você mora ou administra um condomínio, precisa conhecer o Condo Solar, uma linha de financiamento da CashMe exclusiva para a instalação de painéis solares nas áreas comuns de condomínios residenciais e comerciais. Assim, além de utilizar energia realmente limpa, você ainda consegue economizar na conta de luz.

Você já sabia como funciona a energia hidrelétrica? Conte para nós nos comentários qual é a sua opinião sobre esse processo de produção de energia.


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *