tipos de fonte de energia renováveis

Energias renováveis: o que são e principais fontes 

15 mar 2024
7min de leitura

Você já ouviu falar em energias renováveis? Elas são alternativas às fontes de energia mais tradicionais, como a hidrelétrica e a térmica, e são consideradas limpas, já que não geram grandes impactos ambientais. 

E você sabe quais são os principais tipos de energias renováveis? Se a energia solar foi seu primeiro palpite, você acertou! Continue lendo o artigo abaixo e conheça mais sobre outros tipos de energias renováveis. 

O que são energias renováveis? 

As fontes de energias renováveis possuem esse nome pois possuem um ciclo de renovação que permite com que estejam sempre disponíveis para utilização. Além disso, são consideradas limpas, pois emitem menos gases causadores do efeito estufa do que as fontes de energia mais tradicionais. O uso da tecnologia é o que permite transformá-las em energia elétrica ou em outro tipo de energia utilizável. 

Quais são as vantagens e desvantagens das energias renováveis? 

Além de ser sustentável, a disponibilidade e acessibilidade das energias renováveis são suas principais vantagens. Por outro lado, sua principal desvantagem são as eventuais variações na geração de energia elétrica, como em períodos nos quais não há ventos (no caso da energia eólica) ou em períodos de seca (no caso da energia hídrica). 

Tipos de energias renováveis 

A energia eólica, a energia eólica e a energia hídrica são, provavelmente, os tipos de captação mais comuns e conhecidos no país. Mas saiba que há outras formas de obter energia renovável. Veja mais detalhes a seguir: 

Energia eólica 

A energia eólica é gerada por meio da força do vento. São utilizados aerogeradores, altas torres que contém três hélices que giram conforme a intensidade dos ventos, gerando energia cinética (energia associada ao movimento dos corpos) e convertendo em energia elétrica.  

É uma das fontes de energia renovável mais utilizadas, pois não polui a atmosfera durante sua operação, é barata e a recuperação do investimento gasta com a fabricação, instalação e manutenção se dá em menos de seis meses. 

Apesar disso, possui algumas desvantagens como:  

  • Poluição sonora e visual;  
  • Quando não há vento, não há energia;  
  • Possui um grande impacto sobre as aves, que podem bater nas hélices dos aerogeradores. 

Energia eólica no Brasil 

O Nordeste possui a maior produção de energia eólica no país. Inclusive, o Brasil é o líder do mercado sul-americano, com 1.016 parques eólicos instalados e mais de 10.941 aerogeradores espalhados em 12 estados, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), com dados de dezembro de 2023. 

São 30 gigawatts (GW) de capacidade instalada no país, representando 14% da matriz elétrica nacional. A estimativa é que chegue em 55 GW até 2029.  

Energia solar 

Como o próprio nome já diz, a energia solar é obtida por meio do aproveitamento do sol. Ela pode ser convertida em eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos, ou pode ser utilizada também para aquecimento de água e outros líquidos, graças ao sistema fototérmico e as usinas heliotérmicas. 

Suas principais vantagens são:  

  • É uma fonte abundante, inesgotável e gratuita; 
  • Não emite poluentes; 
  • Baixa necessidade de manutenção; 
  • Longa vida útil do sistema; 
  • Retorno médio do investimento (média de 6 anos após a instalação). 

No caso das desvantagens, assim como a eólica, é considerada uma fonte intermitente, ou seja, acaba não sendo fornecida continuamente devido a fatores não controláveis, como dias nublados e chuvosos, e quando cai a noite; além disso, as placas solares possuem um custo muito elevado. 

Veja também: Como economizar com energia solar a conta de luz de sua residência 

Energia solar no Brasil 

Segundo dados de fevereiro de 2024 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar representa apenas 17,0% de toda a matriz energética nacional. 

Energia biomassa 

Essa fonte de energia alternativa é obtida por meio da queima de matérias orgânicas, como madeira, cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal. Pode ser utilizado para a geração de eletricidade e combustível. 

Existem três classes de biomassa: 

  • Biomassa sólida: são produtos e resíduos da agricultura e florestas, além de resíduos biodegradáveis de indústrias e áreas urbanas; 
  • Biomassa líquida: resulta em uma série de biocombustíveis líquidos, sendo provenientes das “culturas energéticas”. Exemplo: etanol, obtido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido ou celulose) e biodiesel, produzido a partir de óleo de colza ou girassol; 
  • Biomassa gasosa: são obtidos pela degradação biológica de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano. É encontrado em efluentes agropecuários da agroindústria e zona urbana. 

Além de ser considerado uma fonte de energia renovável, possui baixo custo de aquisição e baixa emissão de poluentes.  

Já as desvantagens são o desmatamento e destruição de habitats, menor poder calorífico se comparado com outros combustíveis, dificuldade no transporte e armazenamento da biomassa sólida e aumento das chuvas ácidas. 

Energia biomassa no Brasil 

Ganhando cada vez mais espaço por possuir uma produção em larga escala, a biomassa é a terceira fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil, representando pouco mais de 7,5% da matriz energética do país. 

Energia hídrica 

Também conhecida como hidrelétrica, é a energia que utiliza a água dos rios para a movimentação de turbinas que geram eletricidade.  

Entre suas vantagens, podemos mencionar que é uma energia limpa (não emite poluentes) e abundante. Já como desvantagem são alagamentos de áreas e destruição de ecossistema para a construção das usinas. 

Energia hídrica no Brasil 

A energia hidrelétrica é a principal fonte de energia do Brasil, correspondendo a quase 48,7% da matriz energética do país. O potencial hidráulico do Brasil é considerado o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. 

Energia geotérmica 

Esse tipo de energia alternativa é proveniente do calor do interior da terra, que produz vapor e água quente e assim, alimenta turbinas que geram eletricidade. 

Ainda é pouco utilizado no mundo, visto que é uma opção cara, possui uma eficiência baixa se comparada a outros tipos de energia, gera uma grande poluição sonora e se perfurada de maneira irregular, pode alterar a geologia e causar danos ao planeta. 

Energia geotérmica no Brasil 

O Brasil não possui um grande potencial de energia geotérmica, sendo utilizada apenas na forma de água aquecida, que é o caso dos parques termais de Poços de Caldas, em Minas Gerais, e Caldas Novas, em Goiás. 

Energia maremotriz 

Também conhecida como energia oceânica, como o próprio nome já diz, é natural da força das ondas e marés dos oceanos. 

Para a utilização dessa energia, é preciso construir uma barragem próxima ao litoral, onde a movimentação da água gira uma turbina, transformando a energia cinética em eletricidade.  

Também é uma fonte de energia renovável e não poluente. Porém, os custos para instalação são elevados e só pode ser instalado em locais que atendam 100% das exigências geomorfológicas. Além disso, é necessária uma carga estrutural reforçada para aguentar tempestades e a geração de energia depende das condições do mar. 

Energia maremotriz no Brasil 

A energia maremotriz ainda é pouco explorada no Brasil devido ao seu alto custo de instalação. Existem locais favoráveis para a exploração desse tipo de energia, que é o caso do estuário de Bacanga, no Maranhão, e a da ilha de Macapá, no Amapá. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Conclusão 

As fontes de energias renováveis são consideradas energias limpas e inesgotáveis, pois apresentam pouco impacto ambiental e grande disponibilidade para a utilização. Apesar disso, eles também apresentam algumas desvantagens, como o alto custo de instalação. Os principais tipos de energias renováveis são: a eólica, solar, biomassa, hidrelétrica, maremotriz e geotérmica. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais! 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Energias renováveis: o que são e principais fontes 

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade