Ficha de captação de imóvel: conheça sua importância

ícone de calendario

Atualizado:
18/12/2020

ícone de calendario

Publicado:
19/12/2020

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


A ficha de captação é um formulário, ou até mesmo um checklist, no qual o corretor utiliza para escrever todos as informações mais relevantes sobre o imóvel em questão.

Esse documento, caso possua a assinatura dos futuros proprietários, possui propriedades jurídicas e pode ser útil ao corretor, caso seja necessário em algum processo futuro.

Além de proporcionar organização e segurança ao corretor, demonstra um cuidado e responsabilidade com a profissão do corretor.

Leia o conteúdo a seguir e descubra quais aspectos devem constar na ficha de captação e muito mais!

O que é uma ficha de captação?

É um formulário opcional e de preenchimento rápido, o qual possui como principais objetivos captar as informações mais relevantes sobre o imóvel e auxiliar o cadastramento dos mesmos no sistema da imobiliária ou da construtora.

Com isso, o portfólio de apartamentos, ou casas, fica sempre organizado e a criação de anúncios fica mais fácil e rápida. Além disso, é possível pensar na ficha de captação como um checklist, o qual pontua os itens mais importantes que o corretor não pode esquecer sobre o imóvel em questão.

Dessa forma, a praticidade na rotina tão corrida dos corretores é aumentada, além de transmitir profissionalismo aos envolvidos, visto que o profissional não precisa fazer diversas ligações aos proprietários para solicitar informações técnicas.

A ficha de captação também pode ser considerada como um termo de compromisso, visto que representa a comprovação de que o imóvel foi conhecido pela primeira vez através do corretor em questão.

Somado a isso, é preciso entender também a importância da própria captação de imóveis, visto que é dessa forma que o corretor alimenta seu portfólio. As principais dicas para isso são manter um bom relacionamento com o proprietário e mapear as regiões estratégicas que se encaixem nas prioridades dos possíveis clientes.

Quais informações deve conter?

Geralmente cada imobiliária monta uma ficha personalizada de acordo com suas necessidades internas, entretanto existem algumas informações básicas as quais devem estar presentes em todos os modelos:

  • Dados pessoais do(s) proprietário(s);
  • Dados do imóvel (metragem, endereço, IPTU, posição do sol, ambientes, entre outros);
  • Mobiliário presente;
  • Situação do imóvel;
  • Infraestrutura das áreas comuns, caso seja prédio ou condomínio;
  • Vagas de garagem;
  • Remuneração do corretor;
  • Valor do imóvel;
  • Observações da visita (horário, quem ficará com a chave, entre outros; 
  • Assinatura dos possíveis moradores e dos corretores.

Vantagens da utilização da ficha

As fichas trazem muitas facilidades aos envolvidos e utilizá-las proporciona inúmeras vantagens ao processo de compra ou aluguel de imóveis. A seguir destacamos as principais:

Não esquecer de nenhuma informação importante

Uma vez que o checklist está montado, é muito difícil esquecer de algum aspecto importante que deve ser estudado ou anotado.

Segurança jurídica

A ficha a qual apresenta a assinatura dos compradores cumpre o papel de um documento oficial. Dessa forma, caso seja preciso um processo judicial, a ficha em questão é válida como prova no caso.

Facilidade no cadastro dos imóveis anunciados

Uma vez que o corretor já colheu todas as informações pertinentes, o cadastro do imóvel no sistema torna-se um processo simples e rápido. Além disso, quando o sistema está abastecido com todas as oportunidades atuais, as vendas consequentemente melhoram também, visto que é possível oferecer a proposta que mais de adequa às necessidades do cliente em questão. 

Rapidez nas visitas e otimização do tempo

A visita torne-se mais eficiente, visto que o corretor possui um roteiro e sabe antecipadamente o que deve ser olhado e verificado. Dessa forma, o tempo de todos os envolvidos é otimizado.

Respeito ao trabalho do corretor

A organização e o comprometimento que a ficha de captação transmite, proporcionam respeito à profissão do corretor.

A ficha de captação de imóveis possui validade jurídica?

Conforme apresentamos acima, uma das vantagens da utilização da ficha de captação é o resguardo jurídico. Caso ambas as partes assinarem o documento em questão, a ficha é válida para ser utilizada em possíveis demandas judiciais.

Dessa forma, se o cliente fechar a proposta com outro profissional ou até mesmo direto com o proprietário atual do imóvel, e o corretor tiver a ficha de captação juntamente com todas as assinaturas necessárias, o comprador é obrigado a pagar a devida comissão.

É importante lembrar da importância de estudar e entender todos os aspectos que serão inseridos na ficha de captação, exatamente por ter a possibilidade de usá-la em possíveis casos jurídicos. 

Dificuldades de aplicação da ficha de visitas

Embora a ficha proporcione inúmeros benefícios, existem algumas dificuldades no processo. Dentre as principais, a mais comum é a resistência por parte do cliente em assinar o papel. Por isso, o diálogo claro e um relacionamento de qualidade entre ambas as partes são fatores muito importantes que podem fazer com que o cliente confie no profissional e assine a ficha de captação.

Conclusão

Os benefícios e a importância da ficha de captação já estão mais do que comprovados, entretanto os clientes ainda apresentam resistência em preenchê-lo. É necessário então mostrar a todos os envolvidos no processo os benefícios da utilização desse check list tão prático e útil.

E caso precise de crédito para implementar essa técnica em sua imobiliária e melhorar o sistema de cadastramento o qual é utilizado, faça uma simulação de crédito e conheça as taxas de juros mais atrativas do mercado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, e se ainda estiver com alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários que teremos o prazer em responder!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONCORDAR E FECHAR