financiamento de caminhão

Financiamento de caminhão: confira o passo a passo de contratação

29 jul 2021
6min de leitura

O financiamento de caminhões é um serviço destinado a ajudar quem precisa adquirir esse tipo de bem, que normalmente tem um custo maior do que veículos de passeio. Instituições financeiras públicas como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e privadas, inclusive das próprias montadoras, oferecem diversas opções para os consumidores. 

No texto de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tipo de crédito, as opções de financiamento que você encontra no mercado e dicas de como fazer um bom financiamento. Confira!

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

O que é financiamento de caminhões?

O financiamento é um serviço de crédito para que o consumidor consiga adquirir um bem específico. Nesse caso, um caminhão. O próprio bem se torna a garantia desse tipo de crédito.

Isso significa que, se o consumidor não conseguir pagar o valor financiado com o acréscimo de juros, o bem é transferido para a instituição financeira. Isso aumenta a segurança da instituição contra casos de inadimplência e reduz os juros para o consumidor.

É possível financiar até 100% do valor tanto de caminhões novos quanto de caminhões usados. O número de parcelas e a taxa de juros variam de acordo com a instituição financeira que concede o crédito.

Algumas montadoras possuem bancos e disponibilizam financiamento dos próprios veículos para os clientes. É o caso da Mercedes-Benz e da VolksWagen, por exemplo.

Tipos de financiamento para caminhão

1. BNDES Finame BK Aquisição e Comercialização

É um financiamento para quem quer adquirir e comercializar máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas.

  • Taxa de juros: Taxa TFB, TLP ou Selic + Taxa BNDES de 1,15% ao ano (MPMEs) ou 1,25% ao ano (grandes empresas) + Taxa do agente financeiro;
  • Valor a ser financiado: até 100% do valor do veículo para micro, pequenas, médias empresas, grandes empresas e setor público;
  • Prazo de pagamento: Até 10 anos, com carência de até 2 anos. Carência de até 1 ano para os financiamentos em TFB; 
  • Como contratar: Micro, pequeno ou médio empresários podem enviar solicitação pelo Canal MPME ou ir até uma instituição financeira credenciada com a especificação técnica, que pode ser o orçamento ou a proposta técnico-comercial do caminhão.

Cada instituição determina a documentação necessária, faz a análise de crédito e negocia as garantias. É possível usar o BNDES FGI (Fundo Garantidor do Investimento) para complementar as garantias oferecidas na negociação.

Todas essas condições fazem com que esse seja um dos modelos de financiamento mais escolhidos entre quem quer adquirir um caminhão.

2. CDC – Crédito Direto ao Consumidor

Autônomos, pequenas e grandes empresas optam pelo CDC (Crédito Direto ao Consumir) como linha de financiamento, mesmo em comparação com o BNDES Finame, devido às taxas pré-fixadas, menores burocracias e isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

  • Quais instituições oferecem esse serviço? Tanto bancos comerciais quanto as instituições financeiras das montadoras oferecem essas linhas de financiamento;
  • Taxas de juros: Variam de acordo com a instituição;
  • Prazo de pagamento: Varia de acordo com a instituição, mas geralmente costuma ser em torno de 60 meses;
  • Como contratar: A contratação, a documentação e as exigências para análise de crédito são tratadas diretamente com a instituição escolhida.

As instituições financeiras ainda oferecem condições especiais, como entrada de 20% e pagamento dos 80% restantes em 12 meses; pagamentos com taxas abaixo de 1%; opções de parcela decrescente e redução dos juros no pagamento adiantado de parcelas.

Por isso, é essencial fazer buscas em diferentes instituições financeiras e comparar as condições oferecidas para analisar qual é a melhor para sua realidade.

3. Leasing operacional

Essa modalidade funciona como uma locação do veículo, na qual o veículo é registrado no nome da empresa que promove o financiamento, e nela existem duas vertentes:

  • Leasing financeiro: o consumidor paga um valor mensal para poder usar o veículo e pode optar por ficar com ele ou devolvê-lo à empresa ao final do contrato. Quem opta pela compra paga um valor reduzido;
  • Leasing operacional: As parcelas são reduzidas e, ao final do financiamento, para comprar o veículo, é preciso pagar 80% do seu valor total; 
  • Como contratar: A contratação, a documentação e as exigências para análise de crédito são tratadas diretamente com a instituição escolhida.
Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Dicas para fazer um bom financiamento de caminhões

Planeje-se

Antes de escolher o tipo de financiamento de caminhão, faça um planejamento financeiro, analise seu orçamento e a necessidade de fazer essa aquisição, e avalie bem todas as opções de financiamento oferecidas por diferentes instituições financeiras. Analise quais possuem as menores taxas de juros e avalie bem o Custo Efetivo Total do seu financiamento.

Analise o modelo a ser comprado

Faça uma análise cuidadosa do modelo que você escolheu para ter certeza de que ele atende às suas necessidades, está em boas condições e não possui dívidas, para o caso de escolher um modelo já usado.

Informe-se sobre e separe a documentação

Cada instituição financeira determina os documentos a serem apresentados para conceder o crédito, mas documentos de identificação, carteira de habilitação, comprovante de renda e Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) são comuns às solicitações.

Faça negociações

Busque negociar as melhores condições de pagamento, analisando a possibilidade de dar uma entrada para reduzir as parcelas, pagar em um prazo menor para diminuir os juros e encargos e outras questões. Você também pode negociar as taxas de serviço, taxas de juros e encargos, principalmente se apresentar informações das condições oferecidas por outras instituições.

Atenção ao contrato

Leia todas as cláusulas do contrato com muita atenção, avalie se todas as condições estão de acordo com as negociações e tire todas as suas dúvidas antes de fazer a assinatura do documento. 

Financiamento de caminhão usado simulação 

É possível fazer simulação para o financiamento de caminhões diretamente no site das instituições financeiras. No site do Banco Mercedes-Benz, é possível simular diretamente o tipo de financiamento escolhido. 

Normalmente, basta você inserir o valor do veículo a ser financiado, a quantidade de parcelas e o período de carência para ter acesso a todas as informações do financiamento, incluindo o Custo Efetivo Total.

Conclusão

Existem diferentes linhas de crédito disponíveis para quem quer comprar um caminhão. O BNDES possui uma linha de crédito específica, o Finame, com condições especiais para quem precisa comprar seu caminhão. Além disso, é possível conseguir crédito CDC ou leasing em instituições financeiras das próprias montadoras ou privadas. 

Além dos financiamentos tradicionais, você pode recorrer a serviços como o empréstimo com garantia de imóvel para adquirir seu caminhão. É possível conseguir até 60% do valor do imóvel – de R$ 50 mil a R$ 15 milhões – para pagar em até 168 meses (pela Tabela Price) ou de 240 meses (pela Tabela SAC), e com juros abaixo de 1%.

Qual das opções parece mais interessante para você? Deixe sua opinião nos comentários.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

4 pensamentos sobre “Financiamento de caminhão: confira o passo a passo de contratação

    • Avatar
      Bruna Cantuária diz:

      Olá, Daniela! Tudo bem?
      A CashMe é uma fintech especializada em crédito com garantia de imóvel, e possui as melhores condições de crédito e pagamento do mercado.
      Ao fazer agora uma simulação de empréstimo online conosco, você tem acesso aos nossos especialistas. Pessoas totalmente capacitadas que podem ajudar você com todas as suas dúvidas! Queremos impulsionar os seus sonhos com o melhor crédito do mercado! Vem com a gente!

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade