Financiamento estudantil

Financiamento estudantil: 6 opções disponíveis

26 jan 2021
9min de leitura

O financiamento estudantil pode ser obtido por meio de programas do Governo Federal –  como o Fies -,  bancos, empresas credoras e acordos com as próprias faculdades. Veja abaixo essas e outras formas de como conseguir um financiamento estudantil. 

Arcar com os custos de um diploma universitário é um desafio para muitos estudantes que passam nos vestibulares de faculdades privadas. Com o financiamento estudantil privado ou o programa Fies do Governo Federal, é possível estudar e diluir o valor da graduação em parcelas menores e em um prazo maior do que a duração do curso. 

Está em busca de um crédito com juros baixos e longos meses para pagar? Essas e outras vantagens são exclusivas do crédito home equity da CashMe. Confira!

Conheça o Empréstimo com Garantia de Imóvel

Como conseguir um financiamento estudantil?

Para conseguir o melhor financiamento estudantil disponível para o seu perfil, é importante conhecer as modalidades existentes, pois ele pode ser oferecido por empresas privadas ou pelo Governo Federal. 

Pelo Governo Federal, a possibilidade é se candidatar ao Fies ( Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), uma iniciativa pública do Ministério da Educação. Nele, o estudante pode financiar de 50% a 100% da graduação, com juros zero, iniciando o pagamento do saldo devedor no primeiro mês após a formatura.  

Pelos juros e condições de pagamento, o Fies se apresenta como uma das melhores opções de empréstimo estudantil. Entretanto, o número de vagas disponíveis para o programa vem caindo e seu público-alvo é bem específico: famílias com renda mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Como funciona o financiamento estudantil privado

Já o financiamento estudantil privado é oferecido por empresas, tem um público-alvo amplo, exigências menos burocráticas e diferentes formas de pagamento e juros. 

Nele, é difícil encontrar opções vantajosas para começar a pagar a dívida somente após a formatura. Normalmente, o aluno contrata um valor referente ao semestre ou ao ano e vai pagando aos poucos e contratando novos valores. Veja abaixo alguns tipos de empresas onde você pode conseguir financiamento estudantil privado.

  • Bancos: normalmente, o banco paga o valor de seis meses de mensalidades diretamente à faculdade e dá a você 12 meses de prazo para saldar o valor da dívida. Alguns bancos exigem que você tenha um fiador e conta concorrente. 
  • Credoras: credoras são empresas autorizadas a operar no mercado de crédito. Elas oferecem financiamento estudantil em modalidades similares às dos bancos, costumam oferecer o financiamento do curso integral e exigir fiador.
  • Faculdades: diversas faculdades possuem parcerias com bancos, credoras e o Fies. Entretanto, algumas criaram seus próprios programas de financiamento estudantil, permitindo que você resolva a questão diretamente com elas. 

Quais as opções de financiamento estudantil?

Agora que você já entendeu melhor as diferenças entre as modalidades privada e pública, vamos apresentar as seis melhores opções de financiamento estudantil.  

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

1. Fies

Como dito anteriormente, o Fies é uma forma de financiar de 50% a até 100% dos estudos universitários com o auxílio do Governo Federal, usando como classificação sua nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O saldo devedor começa a ser pago a partir do primeiro mês após a conclusão do curso. No decorrer da graduação o aluno deve pagar ao agente financeiro apenas a coparticipação (parcela dos encargos educacionais não financiada).

O programa foi criado em 2001 e, desde então, passa por reformulações e mudanças nos pré-requisitos a cada novo edital. As inscrições são semestrais e acontecem no site.

Como conseguir o Fies 2021

Em 2021, as inscrições do primeiro semestre serão entre 26 e 29 de janeiro. A portaria para o segundo semestre ainda não foi divulgada. Neste ano, quem tem direito a se inscrever no Fies são candidatos que:

  • participaram do Enem, a partir da edição de 2010, obtiveram nota superior a quatrocentos e cinquenta pontos e não zeraram a redação;
  • possuem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Para esses candidatos, o financiamento possui juros zero. Para mais informações, confira a lista de requisitos classificatórios.

Se selecionado, você deve procurar um agente financeiro vinculado ao programa, apresentar a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento. A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que financiam o Fies. 

2. Pravaler

O Pravaler é, talvez, a segunda opção de financiamento estudantil mais conhecida depois do Fies. Isso porque, ele tem um público-alvo muito mais amplo. Outra diferença entre o Pravaler e o Fies é que o programa é uma iniciativa privada. Ele pertence à Ideal Invest, teve início em 2001 e hoje conta com cerca de 300 universidades parceiras. 

Como é o financiamento pra valer

Nele, você financia cada semestre e tem o prazo de, pelo menos, 12 meses para pagar. Um dos diferenciais é o não acúmulo de parcelas. Ou seja, você pode fazer um novo contrato, solicitando o pagamento de mais um semestre, finalizar o pagamento das parcelas anteriores e, só então, iniciar a quitação do contrato seguinte. 

O Pravaler não considera o ENEM. O que importa é já estar matriculado em uma das universidades vinculadas ao programa. Você arca com a matrícula e, a partir de então, pode contratar o Pravaler para as cinco mensalidades seguintes e todas as dos semestres posteriores. 

Qual a taxa de juros do Pravaler

A taxa de juros do Pravaler varia de acordo com o aluno, podendo, inclusive, ser nula caso a faculdade tenha programas de compensação do valor. O crédito pode ser somado a bolsas de desconto e, dependendo da política da universidade, ser usado em conjunto com o Fies.

Como funciona o fiador do Pravaler

Um dos entraves do Pravaler é a exigência de um fiador/garantidor com renda superior a um salário mínimo e nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito. A sua renda familiar somada a do seu fiador deve ser pelo menos duas vezes e meia o valor da mensalidade. 

Com esse requisito cumprido, basta entrar em contato para conhecer as condições. Você pode, inclusive, fazer uma simulação 100% online através do site deles.  

3. Financiamento estudantil Santander

O Financiamento Graduação Saúde do banco Santander é uma outra opção de financiamento estudantil privado. Como o nome destaca, essa é uma possibilidade para os cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Zootecnia, Veterinária, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.

Você pode solicitar o crédito a partir da 4ª mensalidade e deve cursar uma universidade reconhecida pelo MEC. Além disso, o solicitante precisa ter conta corrente no banco. O Santander não divulga a renda mínima para cada curso, mas realiza uma avaliação de crédito considerando os valores das mensalidades. 

O financiamento é referente às mensalidades de um ano ou um semestre, podendo ser renovado após uma nova análise financeira. A taxa média de juros é de 2,29% ao mês, mas está sujeita ao resultado da avaliação de crédito.

Os alunos do curso de Medicina devem fazer o empréstimo no seu nome e incluir um avalista financeiro, permitindo-se a inclusão de mais um avalista para complementação de renda. O financiamento dos outros cursos é firmado em nome de quem for o responsável pelo pagamento.

4. Financiamento estudantil Bradesco

Seguindo as opções oferecidas por bancos, temos o crédito universitário do Bradesco. O produto é oferecido a mais tempo que o financiamento do Santander e não é direcionado apenas à área da saúde. 

Os cursos cobertos precisam ser vinculados às universidades parceiras do banco. As condições de pagamento são semelhantes às do Pravaler: você tem 12 meses para pagar as mensalidades de um semestre, sendo que o primeiro pagamento acontece 30 dias após a assinatura do contrato. 

O Bradesco informa que as taxas de juros mudam de acordo com o tipo de convênio firmado entre o banco e a faculdade. É possível saber a taxa de juros efetiva através do site do banco. Basta informar a universidade e o valor pretendido.

5. CredIES

O CredIES é uma opção muito parecida ao Pravaler. Mantido pela FundaCred, o crédito não possui taxa de juros, entretanto conta com uma taxa administrativa mensal. Ele não avalia a nota do ENEM, exigindo, apenas, que o aluno tenha sido aprovado em uma faculdade conveniada. 

O financiamento estudantil do CredIES também requer um fiador, que passará por análise de crédito.

6. PAR

O PAR é um tipo de modelo de financiamento estudantil criado pela própria universidade. Ele é oferecido pela rede de faculdades Estácio de Sá e funciona com um prazo semelhante das opções acima, pagando o valor de um semestre dentro de 12 meses. O parcelamento não é válido para o curso de medicina.

Como fazer empréstimo para pagar a faculdade

Essas são formas de pagar a faculdade através de financiamentos, modalidade de crédito onde o dinheiro é utilizado exclusivamente para uma finalidade acordada. Entretanto, existem formas de recorrer a empréstimos e pagar até 100% das mensalidades. 

Isso é possível através de modalidades que oferecem um valor de crédito mais alto, como o empréstimo com garantia de imóvel. Com ele, você pode conseguir até 60% do valor do seu imóvel quitado. Outra vantagem são os juros atrativos, conhecidos por serem os menores dentro dos produtos do mercado de crédito.

Essa é uma opção interessante para quem pretende pagar por 4, 5, 6 anos ou mais de estudos que, depois, se transformarão no tão sonhado diploma universitário!     

Conclusão

O financiamento estudantil é uma forma de conseguir crédito para pagar a faculdade. Entre as opções oferecidas pelo Governo, temos o Fies, que financia de 50% a 100% do valor total. O programa, em 2021, é direcionado a candidatos de famílias com renda mensal per capita de até três salários mínimos. 

Para quem não tem direito ao Fies, é possível buscar financiamento estudantil privado com bancos, credoras e até a própria faculdade. Entre as opções mais conhecidas temos o crédito do Pravaler, do Santander, do Bradesco, do CredIES e do PAR.

Se você possui bens quitados, uma alternativa interessante ao financiamento estudantil é o empréstimo com garantia. Na CashMe, você pode conseguir até 60% do valor do seu imóvel e usar o dinheiro como quiser, inclusive, no pagamento de 100% da sua faculdade. Faça uma simulação de empréstimo online e conheça as condições!

Diz aqui nos comentários: esse conteúdo esclareceu as suas dúvidas? Se sim, compartilhe em suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

2 pensamentos sobre “Financiamento estudantil: 6 opções disponíveis

  1. Avatar
    Diego Carvalho Prata diz:

    Olá , boa tarde! Tudo bem?

    Gostaria de mais informações para o financiamento para o curso de medicina.

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade