Como funciona o horário comercial?

Como funciona o horário comercial?
ícone de calendario

Atualizado:
19/04/2022

ícone de calendario

Publicado:
16/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


O horário comercial é o período de tempo durante o qual os estabelecimentos de comércio e serviços realizam atendimento ao consumidor. Entretanto, não existe uma definição oficial para este horário. 

Normalmente, ocorre de segunda a sábado, das 9h às 18h. Em alguns lugares, o atendimento comercial é das 8h às 17h. No Brasil, os bancos atendem das 10h às 16h. Pizzarias atendem em geral das 18h às 2h. Exceto domingos e feriados. Ou seja, a definição de horário comercial pode variar de acordo com o estabelecimento.

Se você quer saber mais sobre como funciona o horário comercial e qual sua importância, continue a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas!

Vamos começar?

Como funciona o horário comercial

Não existe uma regra ou legislação que defina obrigatoriamente o horário comercial ou de estabelecimentos. Mas é muito comum que os atendimentos aconteçam em um período de 8 horas, variando da seguinte forma:

  • Das 08h às 17h;
  • Das 09h às 18h, 
  • Das 10h às 19h;

Geralmente os horários acima são utilizados em escritórios ou por prestadores de serviços de atendimento ao cliente.

Existem algumas exceções, como no caso de Bancos, que, apesar de ter a carga horária de 8h para funcionários, atende clientes apenas das 10h às 16h geralmente.

Outra exceção de funcionamento é o caso de supermercados que têm horário de atendimento das 07h às 22h e em alguns casos, funcionam 24h. Além disso, Shoppings também possuem, por via de regra, um horário comercial diferenciado, sendo de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 10h às 20h.

Ou seja, se você precisa definir ou saber o horário comercial de um estabelecimento, é preciso levar em consideração essas variações que podem ocorrer de um tipo de serviço para outro.

A importância do horário comercial

Existem 3 razões que tornam o horário comercial um fator muito importante para qualquer tipo de estabelecimento:

1º Comunicação da disponibilidade durante o horário comercial

Imagine que você deseja começar o dia com um delicioso café ou almoçar no seu restaurante favorito, mas quando chega lá, para sua grande surpresa, eles estão fechados. Nenhuma nota na porta, eles são simplesmente fechados no meio do dia, enquanto normalmente não é esse o caso. 

Os horários de abertura são esporádicos e isso faz com que você nunca saiba quando estarão abertos ou não. Isso faria você voltar lá? Certamente, não. Por isso, comunicar aos seus clientes ou saber quando um estabelecimento está disponível é uma forma também de fidelizar clientes.

2º O horário comercial informa quando você precisa trabalhar

Ser dono do próprio negócio ou ser um funcionário com horário e rotina de trabalho flexível tem inúmeros desafios, mas o mais comum deles é ter um horário determinado de trabalho. Ou seja, na maior parte das vezes você trabalha demais ou de menos. E em ambos os casos, isso é prejudicial em muitos sentidos.

Imagine que durante o dia, você tirou algumas horas para resolver questões pessoais e foi responder e-mails às 2h da manhã. Além de atrapalhar toda sua rotina, pode passar a impressão para o seu cliente ou chefe de que você está disponível a todo momento.

Por isso, definir um horário comercial para trabalho te ajuda a delimitar quando é o momento de trabalhar e quando você está livre para lidar com questões pessoais.

3º A definição de horário comercial pode ajudar o comércio e o consumidor

Como dono de comércio ou prestador de serviços, definir o horário comercial e divulgá-lo por meio dos canais de comunicação e também sinalizar no estabelecimento deixa seu cliente ciente de quando pode contar com seu atendimento.

Além disso, evita qualquer tipo de ruído com o consumidor caso ele vá até você ou espere ser atendido por seus serviços fora do seu horário comercial.

Como cliente, essa é uma das informações fundamentais até mesmo no processo de decisão do consumo do produto ou serviço do estabelecimento. Se você está ciente do horário comercial, pode se programar, planejar e consumir com mais previsibilidade.

Cuidados importantes em relação ao horário comercial

Existem alguns cuidados importantes sobre o horário comercial que podem ajudar seu estabelecimento ou na hora de consumir um produto ou serviço.

Como dono do estabelecimento:

  • Sempre divulgue nos canais de comunicação, como WhatsApp Business, panfletos ou comerciais, o horário de atendimento. Se achar necessário, também informe o período de serviço com um placa no estabelecimento;
  • Qualquer alteração do horário comercial, seja por conta de feriados, férias coletivas ou fins de semana, informe seus clientes através dos canais de comunicação;
  • Defina seu horário comercial de acordo com o tipo de serviço ou estabelecimento que você também e também com a região onde está localizado;
  • Se por alguma razão você precisar fechar o estabelecimento antes do encerramento do horário comercial, informe seus clientes e deixe um aviso no estabelecimento comunicando a razão e informando quando o atendimento será retomado;
  • Ao divulgar o horário comercial, seja claro quanto às informações. Informe o período de atendimento, os dias e se necessário sinalize pausas, como almoço.

Como consumidor:

  • Antes de se dirigir ao estabelecimento, verifique nas redes sociais ou por qualquer outro canal de comunicação o horário de funcionamento. Desta forma você não perde viagem;
  • Caso seja feriado ou fins de semana, verifique se o horário comercial do estabelecimento foi alterado;
  • Se as informações de horário comercial não estiverem claros, pergunte ao responsável e verifique se, em períodos como horário de almoço, terá alguém para atendê-lo.

Conclusão

Como você pode ver, não existe uma regra para definir horário comercial. Por isso é importante verificar as variações de um estabelecimento para o outro e também se em períodos como fins de semana e feriados, se o horário de funcionamento será diferente. Se você mora em condomínio veja como provar perturbação de sossego

Se você é dono de algum estabelecimento, não se esqueça de sempre deixar as informações sobre o horário comercial muito claras para o consumidor e também sempre comunicá-lo em caso de alteração através dos seus canais de comunicação ou avisos no próprio local.

O conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *