o que e ibovespa

Saiba o que é Ibovespa e sua importância para a economia

27 dez 2022
16min de leitura

Você já se perguntou o que é Ibovespa? Sempre comentado nos meios de comunicação, este é o principal índice de ações da Bolsa de Valores do Brasil, que serve como termômetro para o mercado financeiro a cada pregão.

Pode não ser novidade para ninguém falar sobre a Ibovespa, afinal ela está frequentemente presente nos noticiários e nos resumos de economia. As principais reportagens sobre o tema são geralmente sobre a alta, a queda ou o fechamento diário do índice de ações.

Para simplificar o que é, o Ibovespa é o principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores nacional, a B3. É um dos índices de maior importância para quem investe ou acompanha o desempenho das ações e do comportamento dos investidores a cada pregão.

Sabendo que esse é um assunto de muito interesse aos leitores, este artigo explicará tudo que você precisa saber sobre a Ibovespa, sua importância, para o que serve e dicas para quem quer começar a investir na Bolsa de Valores. 

O que é Ibovespa e para que serve?

Também conhecido no meio econômico como IBOV, este índice serve para medir a temperatura do mercado de ações do Brasil, medido por meio de um sistema de pontos baseado em reais. 

O Ibovespa foi criado em 1968 e é dado como um índice de retorno total. É o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, onde estão as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Ao longo dos mais de 50 anos, consolidou-se como uma referência para diversos investidores ao redor do mundo.

A cada quatro meses, o Ibovespa é reavaliado, sendo o índice o resultado de uma carteira teórica de ativos. A carteira teórica é uma ferramenta que compõe uma seleção de ativos, com o objetivo de mensurar o desempenho dos papéis no mercado acionário. 

Ela funciona como um portfólio representativo, isto é, não é realmente uma carteira de investimentos, mas serve apenas para composição de um índice financeiro. Ou seja, é o resultado que simula uma carteira com ações de determinadas empresas

Como funciona o Ibovespa?

Sabendo que o Ibovespa tem uma função fundamental para o mercado financeiro, ele funciona com base na carteira teórica e na liquidez de ativos expostos em bolsa. Ou seja, ações de empresas que possuem capital aberto e movimentam maiores volumes de negociação.

Diversas empresas possuem índices ativos que movimentam os maiores volumes de negociação, cerca de 80% do total diário. Dentre elas, estão Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Banco Itaú (ITUB4), Ambev (ABEV3), entre outros.

Para acompanhar o desempenho do IBOV, a Bolsa de Valores (B3), desenvolveu um sistema de pontos, em que cada ponto equivale a um real. Sendo assim, se um portfólio está em 100 mil pontos, quer dizer que o seu valor é de R$ 100 mil, o preço exato da carteira teórica de ações com maior liquidez da B3.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O que significa B3?

A sigla para B3 significa Brasil, Bolsa e Balcão. É uma empresa criada a partir da união entre a Bolsa de Valores e a Cetip. 

Desde que foi criada, a função da B3 é zelar pela custódia, negociação, liquidação e diversos serviços relacionados aos ativos imobiliários, como commodities e derivados. 

Os commodities são os produtos de matéria-prima de origem agrícola, pecuária, mineral e ambiental, importantes para a produção da indústria mundial.

Sendo assim, para quem deseja abrir uma negociação sobre compra ou venda de títulos públicos por meio de uma corretora, a B3 participa de todas as etapas do processo, além de definir a composição dos índices. 

A B3 também é uma das empresas listadas na bolsa de valores e para encontrá-la a sigla é B3SA3 e faz parte do IBOV.

O que são os pontos do Ibovespa?

Se você se sente perdido quando os noticiários informam que o Ibovespa caiu ou aumentou uma determinada quantidade de pontos, fique tranquilo, a partir de agora você saberá tudo sobre esse sistema.

Para ficar mais fácil de acompanhar o desempenho da bolsa de valores, foi desenvolvido um sistema de pontuação, cujo cada ponto equivale a 1 real. Sendo assim, quando o IBOV está em 100 mil pontos, isso representa um portfólio com valor de 100 mil reais. Ou seja, é o preço da carteira teórica as ações com maior liquidez da B3.

Quando o Ibovespa sobe, isso quer dizer que as ações que compõem um portfólio se valorizaram. Caso ela caia, significa que uma boa parte dos papéis fecharam o dia negativos. As variações refletem a expectativa dos investidores em relação aos ativos e ao cenário interno e externo.

Por exemplo, no dia 5 de dezembro, o Ibovespa teve uma queda de 2,36% em meio a tensão da PEC da Transição do governo, com um recuo de 109.279 pontos. 

Até hoje, o principal índice do Ibovespa registrado foi de 130.776 pontos, em 7 de junho de 2021, cujo desempenho foi atingido por meio de papéis de bancos e de empresas ligadas à retomada das atividades econômicas, como varejistas e aéreos.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O índice Ibovespa é calculado a partir do peso que a ação tem na carteira teórica e o valor de cotação do dia. Para chegar a este resultado é preciso multiplicar o peso da ação pela cotação e encontrar a contribuição daquele ativo em pontos, para que se forme o índice.

O resultado obtido por meio deste cálculo irá gerar o número de pontos do Ibovespa. Importante salientar que as cotações das ações são sempre acompanhadas e o cálculo é feito automaticamente por meio de novos valores.

É por isso que o Ibovespa sempre está oscilando durante o período de funcionamento do mercado. Uma busca rápida no Google por alguma ação pode mostrar o quanto um índice pode variar minuto a minuto. Veja gráfico abaixo:

Resulta de pesquisa por Ibovespa no Google
Resulta de pesquisa por “Ibovespa” no Google em 27 de dezembro de 2022 às 14:15

Neste exemplo, o dia ainda não foi fechado pelo Ibovespa em sua ação, mas já é possível perceber a variação que houve desde sua abertura até a hora pesquisada.

Como é composta a carteira de ações do Ibovespa?

A cada 4 meses, a carteira de ações que compõe o Ibovespa é reavaliada, visto que sua composição varia ao longo do tempo. No entanto, há dois fatores cruciais para se fazer parte da carteira: boa liquidez e grande volume financeiro negociado na Bolsa.

Dentre os que são elegíveis para a carteira precisam:

  • Representar 85% em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade;
  • Possui presença no pregão de 95% referente ao último ano;
  • Possui 0,1% de volume financeiro no mercado a vista (lote-padrão);
  • Não ser uma empresa com cotações abaixo de R$ 1 e nem em recuperação judicial.

O peso de cada uma das ações difere e varia de acordo com o volume de ativos presentes na carteira. Se o índice subir, isso não quer dizer que todas as empresas selecionadas tiveram alta naquele período, uma vez que alguns ativos possuem pesos maiores e tendem a levar o Ibovespa para cima e para baixo.

Todas as composições podem ser acompanhadas diariamente no site da B3.

Quais as ações que compõem o Ibovespa?

O Ibovespa é composto por mais de 60 ações, divididas entre os mais diversos segmentos. A lista abaixo corresponde a algumas das empresas que possuem ações abertas no Ibovespa e que qualquer investidor pode ter acesso. Note que cada uma delas é composta por uma sigla, que facilita encontrar as empresas que você pode investir.

  • B3SA3 – ação ordinária da B3;
  • ITUB4 – ação preferencial do Itaú Unibanco;
  • PETR4 – ação preferencial do Petrobras;
  • BBDC4 – ação preferencial do Bradesco;
  • PETR3 – ação ordinária do Petrobras;
  • ABEV3 – ação ordinária da Ambev;
  • MGLU3 – ação ordinária da Magazine Luiza;
  • WEGE3 – ação ordinária da Weg; 
  • BBAS3 – ação ordinária do Banco do Brasil;
  • ITSA4 – ação preferencial do Itaú Investimentos;
  • VALE3 – ação ordinária da Vale;
  • JBSS3 – ação ordinária da JBS.

Para conhecer todas as empresas que estão presentes na B3, basta acessar a página que contém todas elas.

Ações ordinárias e preferenciais

No mundo dos investimentos, existem dois tipos de ações disponíveis na Bolsa: ordinárias e preferenciais. Saber distinguir cada uma ajudará você a tomar decisões mais estratégicas. 

As ações ordinárias (ON) são as que dão direito a voto e participação nas decisões da organização. Essas ações são identificadas com o final 3, como BBAS3, VALE3, JBSS3, entre outras. Para quem escolhe adquirir ações desse tipo estão participando da administração da empresa e de suas decisões. 

No entanto, quanto mais ações ordinárias um investidor tiver na empresa, mais poder de voto ele tem. Assim, os grandes acionistas podem influenciar mais nos rumos do negócio do que os investidores menores.

Já as ações preferenciais (PN) são as que possuem preferência no recebimento de proventos, porém não dão direito ao voto. Essas ações são identificadas pelo final 4. Como o próprio nome diz, essas ações concedem preferência para o recebimento dos valores, como distribuição de lucros.

Isso quer dizer que um acionista preferencial receberá dividendos e outras compensações primeiro do que quem possui ações ordinárias da mesma empresa. 

Quando você fizer algum tipo de investimento em uma ação e precisar decidir entre qual delas escolher, agora já sabe.

Saiba como acompanhar o Ibovespa em tempo real

Você sabia que antigamente, para acompanhar as negociações de compra e venda na bolsa, era feito pelo viva voz do pregão? Isso funcionava quando as operações eram feitas pessoalmente, de modo verbal, quando ocorriam as negociações em um salão cheio de operadores para fechar as ordens de compra. 

É bem característico saber como era o pregão daquela época, pois os operadores negociavam os papéis em meio a gritos e gestos com as mãos e os braços. No filme “O Lobo de Wall Street”, cujo Belfort (Leonardo DiCaprio) inicia trabalhando em uma empresa que lida com papéis de baixo valor, que não estão na Bolsa de Valores, mas que dá a ideia de abrir um negócio futuro que trabalhe com essas negociações.

Hoje em dia, o pregão da bolsa de valores é 100% online e com a possibilidade de acompanhar o seu desempenho ao vivo, em uma atualização a cada 30 segundos. Para acompanhar, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores e acompanhar o índice visto pelo Home Broker.

O Home Broker é um sistema que ajuda a acompanhar a negociação de ações e ativos financeiros por meio da internet, de uma maneira rápida, segura e fácil.

No entanto, iniciantes ou com pouca experiência em acompanhar as ações ao vivo, podem ficar confusos por conta das oscilações do Ibovespa. No entanto, com o tempo você pode se acostumar, acompanhando tutoriais na internet e vídeos.

Caso você já possua uma conta em uma corretora, basta acessar a guia do Home Broker durante o pregão que acontece das 10h Às 18h, em dias úteis. É durante esse período que qualquer investidor pode fazer as negociações, como comprar ou vender ações.

Como comprar ações do Ibovespa?

O guia a seguir foi pensado para você que deseja começar a investir na Bolsa, mas não sabe por onde começar. 

A primeira orientação é estudar bem o mercado de investimentos. Agora que você sabe o que é Ibovespa, o próximo passo é entender como funcionam as negociações, o mercado, a volatilidade dos ativos, modelos de investimentos e papéis vantajosos.

Escolha uma corretora

Uma vez que você já entende mais sobre o mercado, está na hora de escolher a corretora que ajudará você a dar início aos seus investimentos. Importante destacar que todo investimento feito na B3 é necessário ter um intermédio de uma instituição financeira.

Existem várias no mercado, as mais conhecidas são:

  • XP Investimentos;
  • Rico;
  • Modal Mais;
  • Nu Invest.

Após selecionar a corretora, basta abrir uma conta e seguir todos os passos indicados. Algumas delas possuem guias explicativos para obter mais informações sobre investimentos e como adquirir uma ação.

Transfira o dinheiro para sua corretora

Uma vez que a conta está aberta, basta fazer a transferência de dinheiro inicial que deseja investir em uma das ações. 

Se recomenda que nesta etapa você invista uma quantia menor para o seu objetivo, assim você pode conhecer o funcionamento da Bolsa, na prática, e, caso perca dinheiro, o valor não será impactante.

Neste caso, para que você não tenha problemas com suas finanças, classifique antes as suas despesas pessoais para ter maior controle do dinheiro que entra e sai.

Aplique seu dinheiro em uma das ações do Ibovespa

Chegou a última etapa do processo: comprar uma das ações do Ibovespa de sua escolha. Confira detalhadamente a listagem da carteira teórica e analise cada uma das ações nas quais deseja aplicar. 

Para investir, é só acessar a plataforma da corretora e acessar o Home Broker, pesquisando pelo ativo que deseja aplicar. Por exemplo, se você deseja investir em uma ação da Petrobras, basta colocar a sigla PETR4.

Histórico do Ibovespa no mercado

O Ibovespa iniciou suas operações em 1968, com 100 pontos-base e ao longo dos anos, o número de papéis aumentou consideravelmente, assim como a valorização deles. 

Os critérios utilizados para estar presente são: liquidez, volume de negociação e participação de ativo nos pregões nos últimos doze meses. Em 2014, a B3 mudou a metodologia do cálculo e deixou as ações que custam centavos de lado. 

Um índice que tinha poucas empresas, agora é composto por mais de 60 empresas dos mais diversos ramos, desde bancos até as lojas de departamento e petrolíferas. Com o passar do tempo, as empresas se desenvolveram no Ibovespa e superaram os 100 mil pontos.  

Day Trade: o método rápido de lucrar com operações de curto prazo

Você provavelmente já deve ter visto algum amigo que começou a investir na Bolsa de Valores por meio do Day Trade. Sendo alguns mais animados e outros mais frustrados!

O Day Trade se tornou uma forma fácil de operar na Bolsa de Valores graças a sua rapidez e agilidade, visto que ela é focada no prazo mais curto. As operações nesta modalidade se iniciam e encerram no mesmo pregão, ainda que muitas chegam a durar apenas alguns minutos.

O termo pode ser traduzido como “negociação diária”, isto é, as operações duram por um prazo muito mais curto, por isso muitas pessoas consideram uma corrida da Bolsa de Valores. Na prática: o Day Trade acontece quando você compra e vende um ativo no mesmo dia. 

Por exemplo, se você comprou uma ação da Petrobras às 15h e resolveu vendê-la às 15h45 do mesmo dia, você realizou um Day Trade.

A vantagem no Day Trade é a facilidade de escalar as negociações com agilidade nas transações de prazo curto. Muitos preferem utilizar o Day Trade, pois ele é muito similar a uma ação preferencial, visto que você pode pagar por uma ação e vendê-la no mesmo dia, recebendo o lucro e pagando apenas pela diferença de compra e venda.

Esse tipo de negociação também possui alguns pontos negativos, sendo o principal o risco da operação, que pode levar a perdas significativas. Além disso, por ser um mercado muito mais volátil, é fácil comprar uma ação por determinado valor e ela se desvalorizar muito mais durante o dia. É necessário, praticamente, dedicar todo o seu tempo analisando gráficos e padrões de desempenho.

E mais outras desvantagens são:

  • Alto risco operacional, visto que as taxas e o trader são realizados várias vezes por dia;
  • Níveis de estresse altos devidos às oscilações do mercado;
  • Possibilidade de perder todo dinheiro investido em algumas operações por não conhecer as ferramentas e ignorar a gestão de risco.

Antes de entrar nessa modalidade, é importante estudar o mercado e entender o funcionamento de ganhos rápidos, visto que o perfil do investidor também conta bastante para saber como comprar suas ações e onde investir.

Qual é o momento certo para começar a investir no Ibovespa?

Na verdade, não existe um momento definitivo que indique qual o melhor momento para começar a investir na Bolsa de Valores. Cada investidor saberá o momento em que deve começar a fazer seus investimentos nas corretoras.

Provavelmente, se você está lendo este artigo agora, é porque está começando a se interessar por investimentos ou já começou a fazer pequenas movimentações no seu patrimônio para investir. 

Uma dica é analisar sua vida financeira e a carteira de investimentos que deseja e conferir se o desempenho das ações pode ser um aliado.

Por exemplo, se você pretende colocar o seu imóvel como garantia de empréstimo com a CashMe para realizar alguma reforma em sua casa, pode utilizar uma parte do saldo para começar a investir na B3 e aumentar os seus rendimentos. 

Conclusão

O Ibovespa é o principal termômetro do desempenho da renda no Brasil e é atualmente composto pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores. Nos últimos anos, o Ibovespa vem rendendo boas pontuações para quem acompanha o mercado.

O funcionamento é feito por meio da B3 e concentra uma diversidade de empresas que compõem o portfólio para compra de ações e encontradas por meio de suas siglas terminadas em 3 para ações ordinárias e 4 para ações preferenciais.

Se você deseja começar a investir é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores e acompanhar as negociações por meio do Home Broker, a vantagem é que além de segurado você poderá tirar dúvidas com as equipes e entrar em contato a qualquer momento com um gerente de conta. 

Com a evolução tecnológica você não precisa mais ir a todo momento no prédio da B3 para avaliar se as ações estão caindo ou não. Tudo é feito de modo online, podendo saber se o Ibovespa caiu ou subiu a poucos cliques.

Por fim, seja cauteloso! O universo de ações possui um retorno rápido e bastante encantador, mas é preciso entender e estudar o mercado antes de colocar todos os ovos de ouro em um único cesto e acabar com todos quebrados, sem conseguir fazer nem uma omelete.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como funciona o Ibovespa e deixe o seu comentário falando do que achou do artigo.

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade