Como Ganhar Dinheiro com Mini índice?

Como Ganhar Dinheiro com Mini índice?

26 dez 2019
4min de leitura

O mini índice é uma das modalidades de investimento em renda variável mais democráticas do mercado financeiro. Além de ter uma ótima liquidez, ela também é acessível a maior parte do público e não é complicada de se trabalhar. Mas é preciso cuidar para não fica no prejuízo.

Outro benefício é a possibilidade de negociar com alavancagem, que pode fazer você ganhar muito dinheiro de forma rápida. Em contrapartida, isso também pode lhe causar sérios prejuízos. Afinal, é fácil se empolgar além da conta e apostar aquilo que não tem, gerando dívidas.

Diante de tudo isso, vamos conversar um pouco sobre o mini índice aqui no artigo. Ao longo do texto, explicaremos como ele funciona, quais são os seus riscos e o que fazer para ganhar dinheiro ao invés de perder. Siga com a leitura!

O que é mini índice

O mini índice é um tipo de investimento feito com minicontratos, que leva em conta o preço da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em uma data futura. Sendo assim, essa é uma operação de compra e venda que trabalha com o Índice Bovespa. Porém, ao invés de negociar o índice cheio, o percentual negociado representa cerca de 20% deste.

Como funciona o mini índice

O investimento em mini índice é similar às operações com ações na bolsa de valores. Ou seja, você vai negociar lotes de ativos em tempo real, podendo comprar ou vendê-los diariamente.

Cada minicontrato tem um prazo de validade, que se encerra sempre nos meses pares do ano, na quarta-feira mais próxima do dia 15. Porém, é possível vender o recurso que você possui a qualquer momento antes da liquidação final, sempre analisando a variação da bolsa.

Na verdade, a maior parte das operações em mini índice são feitas no sistema day trade, ou seja, trabalhadas em apenas um único dia.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Os risco do investimento em mini índice

Cada minicontrato do Índice Bovespa custa quase R$ 20 mil e é preciso adquirir no mínimo um para poder realizar transações. Porém, o que fazer se você não tiver esse valor disponível? Não é possível investir?

Na verdade, você pode fazer aplicações no mini índice a partir de R$ 25, em média. Parece que isso contradiz o que acabamos de afirmar, certo? Porém, o que ocorre é que aqui é possível trabalhar com o processo de alavancagem.

Ou seja, você pode, por meio de uma margem de garantia, trabalhar com valores bem maiores do que os que constam em sua conta.

Na prática, é como se você pegasse dinheiro emprestado da corretora para operar um minicontrato completo. Só que para isso, a instituição cobra um valor X, que é a margem de garantia para caso seu investimento dê prejuízo. 

Como investir no mini índice e ganhar dinheiro

Agora que você entende as principais características do mini índice, deu para notar que ele trabalha com uma rentabilidade bem variável, certo? Sendo assim, é importante ter controle sobre seus investimentos para não acabar com um capital bem menor do que aquele que começou.   

Pesquise o mercado                  

As variações do Índice Bovespa são influenciadas pelo mercado, seja econômico ou político. Portanto, é necessário que você esteja por dentro de tudo que ocorre no meio nacional e internacional para fazer previsões mais consistentes.

Estabeleça um limite para as aplicações

Trabalhe com uma meta máxima de investimentos. Assim, de aplicar determinado valor mensal, você sabe que precisa parar com as aplicações, independentemente se tiver tido lucro ou prejuízo durante o período.

Use a alavancagem com consciência

A alavancagem é um ótimo meio de fazer aplicações e ganhar muito dinheiro, mesmo sem uma grande quantia disponível na conta corrente. Porém, é preciso ter consciência no momento de utilizar essa técnica para não acabar com o seu capital de forma ilimitada, perdendo mais do que ganhando.

Conheça todos os detalhes do sistema de investimento

Entender a fundo como funciona o mini índice é outro ponto importante para evitar dívidas. Com o conteúdo apresentado ao longo deste post já é possível ter uma ideia dessa modalidade de aplicação e evitar ficar perdido na hora de fazer uma aplicação.

Diversifique sua carteira de investimentos

Os investimentos em renda variável, qualquer que seja ele, apresenta riscos para o investidor. Sendo assim, é importante aplicar o seu dinheiro em ativos variados, preferencialmente naqueles que misturem esse gênero com a renda fixa.

Assim, os possíveis prejuízos vivenciados em alguma aplicação podem ser compensados pelos lucros de outras.

Conclusão

Diante de tudo o que apresentamos, você deve ter percebido que não existe mistério na hora de operar com o mini índice. Trabalhando com o sistema de pontos, essa modalidade de investimento leva em conta a variação do Índice Bovespa em uma data futura.

Portanto, é essencial que você esteja sempre de olho no mercado financeiro. Desse modo, é possível ter uma maior segurança sobre as operações realizadas, já que fica mais fácil prever uma alta ou queda nos indicadores econômicos em curto prazo.

Também tenha cuidado com o sistema de alavancagem. Apesar de muito positivo, ele pode trazer altas dívidas quando feito de forma indiscriminada.

Porém, se você tiver perdido o controle financeiro ao alavancar mini índice, que tal contar com a CashMe para ajudá-lo a aliviar o prejuízo sem ficar endividado? Entre em contato com os nossos consultores e conheça o empréstimo com garantia de imóvel, com as menores taxas do mercado.

E caso tenha gostado do artigo de hoje, compartilhe-o nas redes sociais! Até breve!

 

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade