necessidade de capital de giro

Necessidade de capital de giro: o que é e como calcular

22 mar 2023
9min de leitura

A necessidade de capital de giro visa manter a saúde financeira da empresa. Sendo assim, é um mecanismo fundamental para os negócios. Neste artigo, você vai descobrir o que é necessidade de capital de giro e como calcular. Confira.

Manter as finanças da empresa equilibradas é fundamental para um bom funcionamento do negócio. Por isso, a necessidade de capital de giro é uma das estratégias implementadas nas empresas que visam garantir um desempenho saudável dos negócios. 

Contudo, você sabe o que é e qual é a importância da necessidade de capital de giro? Neste conteúdo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o assunto. 

O que é necessidade de capital de giro (NCG)?

A necessidade de capital de giro representa a quantia de dinheiro que uma empresa precisa ter disponível para financiar suas operações diárias. É o valor necessário para cobrir os custos de curto prazo, como o pagamento de salários, contas de fornecedores, despesas operacionais, entre outros.

O capital de giro é fundamental para garantir a continuidade das atividades empresariais, já que as empresas precisam de recursos financeiros para manter suas operações funcionando sem interrupções. Se uma empresa não tiver capital de giro suficiente, pode ter dificuldades para pagar suas contas e acabar comprometendo seu fluxo de caixa.

A necessidade de capital de giro varia de empresa para empresa e depende de diversos fatores, como o ciclo de produção, o prazo médio de recebimento de pagamentos, o prazo médio de pagamento a fornecedores, o volume de vendas, entre outros. 

Por isso, é importante que as empresas façam um planejamento financeiro adequado para determinar a sua necessidade de capital de giro e garantir que tenham recursos suficientes para manter suas operações funcionando.

Qual é a importância da necessidade de capital de giro?

A necessidade de capital de giro é uma das principais preocupações financeiras das empresas. Afinal de contas, na NCG reside diversos pontos que oferecem segurança e estabilidade para o negócio, alguns deles são: 

Garantir a continuidade das operações

A necessidade de capital de giro permite que a empresa tenha recursos financeiros suficientes para cobrir suas despesas diárias, garantindo que as operações não sejam interrompidas por falta de recursos.

Essas operações podem envolver a gestão da empresa, bem como suas áreas administrativas da organização.

Melhorar o fluxo de caixa 

Um fluxo de caixa saudável é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. A necessidade de capital de giro ajuda a empresa a gerenciar seu fluxo de caixa, permitindo que ela tenha recursos disponíveis para cobrir suas obrigações financeiras.

Isso porque o fluxo de caixa auxilia no controle financeiro da empresa por ser responsável pela movimentação das quantias em dinheiro disponíveis no negócio. Dessa forma, as tomadas de decisões se tornam muito mais assertivas e fundamentadas. 

Reduzir o risco de endividamento

Segundo um estudo realizado pela Economática para o Estadão, o endividamento das empresas tiveram um aumento de 50% em 10 anos. No entanto, diversos fatores contribuíram para esse crescimento, alguns deles são a pandemia e a guerra na Ucrânia. 

Uma das formas de atenuar esse cenário é a solicitação de empréstimos para empresas. Por terem juros reduzidos, o financiamento pode ser uma saída para evitar falência e mais dívidas. Porém, é preciso estar atento aos juros e conhecer bem todas as etapas do empréstimo, uma vez que essas taxas podem variar de instituição para instituição. 

Aqui na Cashme, você conta com soluções de empréstimo que cabem no seu bolso, além de alternativas flexíveis. Assim, suas chances de endividamento são bem menores e é possível arcar com as parcelas sem preocupações. 

Melhorar a eficiência operacional

Eficiência operacional nada mais é do que a capacidade de uma empresa de disponibilizar produtos de forma econômica, sem causar prejuízos na qualidade do produto, serviço ou suporte. 

Logo, quando uma empresa tem capital de giro suficiente, pode investir em melhorias operacionais e em projetos de expansão, o que pode levar a uma maior eficiência operacional, aumento da produtividade e maiores lucros.

Tomada de decisões mais informadas

As ações que envolvem as tomadas de decisão dentro de uma empresa têm impacto tanto entre os funcionários quanto para os clientes. Isso reside no fato desta etapa ser extremamente importante para o desenvolvimento da empresa, uma vez que é responsável pelas escolhas que trarão mais resultados e melhorias na performance da empresa. 

Dessa forma, o negócio que investe na necessidade de capital de giro toma decisões financeiras mais informadas e estratégicas, ajudando a garantir a viabilidade do negócio a longo prazo.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como calcular a necessidade de capital de giro?

O cálculo da necessidade de capital de giro causa diversas dúvidas entre empresários. No entanto, existem várias maneiras de calcular a NCG de uma empresa. 

Por isso, cabe ao empresário ou responsável pelas finanças do negócio entenderem qual cálculo é mais adequado para o estabelecimento. A seguir, listamos algumas das principais formas de calcular a necessidade de capital de giro:

Calcule o ciclo operacional

Esse cálculo envolve o tempo que a empresa leva desde a compra de matérias-primas até o recebimento do pagamento pelos produtos ou serviços vendidos. 

Para fazer esse cálculo, some o prazo médio de estoque (o tempo que leva para as matérias-primas se transformarem em produtos acabados), o prazo médio de contas a receber (o tempo que leva para os clientes pagarem pelas vendas) subtraído pelo prazo médio de contas a pagar (o tempo que leva para a empresa pagar seus fornecedores).

Prazo médio de estoque + contas a receber – prazo médio de contas a pagar = necessidade de capital de giro

Calcule a necessidade de capital de giro

A necessidade de capital de giro é a quantia de dinheiro necessária para financiar o ciclo operacional da empresa. 

Para calcular, multiplique o ciclo operacional pelo custo médio diário das operações da empresa.

Ciclo operacional x custo médio diário das operações = necessidade de capital de giro

Adicione uma margem de segurança

É recomendável adicionar uma margem de segurança à necessidade de capital de giro para garantir que a empresa tenha recursos suficientes em caso de imprevistos. Essa margem geralmente é um percentual do valor calculado na etapa anterior. A fórmula completa para calcular a necessidade de capital de giro seria:

NCG = (PME + PMR – PMC) x Custo médio diário das operações x Margem de segurança

NCG = Necessidade de Capital de Giro
PME = Prazo médio de estoque
PMR = Prazo médio de contas a receber
PMC = Prazo médio de contas a pagar

Dicas para melhorar o capital de giro 

Para melhorar o capital de giro, a empresa precisa garantir que tenha fluxo de caixa suficiente para cobrir suas despesas operacionais diárias. Aqui estão algumas dicas para garantir uma necessidade de capital de giro positiva:

Melhore o gerenciamento de estoque

Um estoque excessivo pode prejudicar o fluxo de caixa da empresa, já que pode ser necessário pagar por matérias-primas e produtos acabados que ainda não foram vendidos.

Acompanhe de perto o ciclo de vendas 

Acompanhar o ciclo de vendas pode ajudar a garantir que a empresa tenha recursos financeiros suficientes para cobrir seus custos operacionais durante o período em que espera receber os pagamentos dos clientes.

Negocie prazos melhores com fornecedores 

A negociação de prazos mais favoráveis com fornecedores pode ajudar a reduzir a necessidade de capital de giro da empresa.

Utilize soluções de gestão financeira

O uso de soluções de gestão financeira, como softwares de gestão de fluxo de caixa e contabilidade, pode ajudar a empresa a ter uma visão mais clara de suas finanças e tomar decisões financeiras mais informadas.

Considere fontes de financiamento

Se a empresa estiver lutando para manter uma necessidade de capital de giro positiva, pode ser necessário considerar fontes de financiamento, como empréstimos, linhas de crédito ou investidores. No entanto, é importante lembrar que essas opções podem aumentar o risco de endividamento e devem ser consideradas cuidadosamente.

Na Cashme, você tem à disposição soluções em financiamento flexíveis e acessíveis. Uma das linhas de crédito mais procuradas pelos empresários é o empréstimo com garantia de imóveis, que oferece os menores juros do mercado nas parcelas. 



Na Cashme, você tem à disposição soluções em financiamento flexíveis e acessíveis. Uma das linhas de crédito mais procuradas pelos empresários é o empréstimo com garantia de imóveis, que oferece os menores juros do mercado nas parcelas.





Conclusão

A necessidade de capital de giro é um mecanismo indispensável para as empresas, uma vez que é por intermédio deste valor que reside a garantia de um bom funcionamento das operações. 

O capital de giro é importante porque proporciona a segurança necessária para que não falte dinheiro no momento de arcar com gastos básicos da empresa, alguns deles são: pagamentos de funcionários, custos com fornecedores, fluxo de caixa, gastos com gestão de estoque e muito outros. 

Em vista disso, as empresas que investem em capital de giro sofrem menos com endividamento e falência. No entanto, embora a NCG seja essencial para manter uma boa performance da empresa, poucos empresários sabem como calcular e isso impacta de forma significativa na hora de implementar as melhorias no capital de giro. 

Para isso, existem diversas formas de fazer esse cálculo, sendo a mais conhecida delas a soma entre contas a receber pelo estoque subtraído pelas contas a pagar. Logo, caso o resultado do cálculo seja negativo, significa que é preciso encontrar novas fontes de capital de giro para a empresa. 

Após identificar a necessidade de capital de giro, é importante que o empresário adote uma série de estratégias a fim de melhorar esse resultado. Já que, caso não sejam tomadas medidas de melhorias, as chances de falência e endividamento aumentam consideravelmente. 

Sendo assim, algumas dicas podem ser interessantes, como:

  • Melhorar o gerenciamento do estoque;
  • Negociar prazos com fornecedores;
  • Acompanhar o fluxo de caixa;
  • Avaliar a necessidade de financiamento ou empréstimos. 

Por isso, se você deseja melhorar a necessidade de capital de giro da sua empresa e constatou a possibilidade de financiamento ou empréstimo, aproveite para conhecer nossas soluções para o seu negócio. 



Entre em contato com a Cashme agora mesmo e faça sua simulação.





Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade