o que e cvv

O que é CVV e qual a importância desse número do cartão de crédito

24 nov 2021
4min de leitura

Você sabe o que é CVV do cartão de crédito? Esta é uma sigla em inglês, que significa Card Verification Value, que traduzindo para o português significa Valor Verificador de Cartão. Também é conhecido como “Código de verificação do cartão” ou “Código de segurança do cartão”.

Se você já realizou alguma compra pela internet, talvez já tenha digitado este número. Caso as compras online não sejam um hábito na sua vida, vamos te explicar sobre o significado e a importância deste número no cartão de crédito. É só continuar lendo o conteúdo abaixo!

O que é CVV do cartão de crédito?

Como já mencionamos, o significado para a sigla CVV é Card Verification Value. Porém, este nome pode variar conforme a sua operadora do cartão de crédito. A American Express usa o termo CID, que significa Card ID em inglês, ou Identificador de Cartão, em português. Já a Mastercard utiliza o termo CVC, de Card Verification Code, ou Código Verificador de Cartão, na tradução.

Outros nomes que você pode encontrar no lugar de CVV, dependendo da bandeira do cartão de crédito, são:

  • CSC – Card Security Code (Código de Segurança do Cartão); 
  • CVC – Card Validation Code (Código de Validação do Cartão); 
  • CID – Card ID (Identificador de Cartão);
  • CVD – Card Verification Data (Dados de Verificação do Cartão);
  • CVVC – Card Verification Value Code (Código de Valor de Verificação do Cartão);
  • VC – Verification Code (Código de Verificação);
  • CCV – Card Code Verification (Verificação do Código do Cartão).

Mas afinal, o que significa exatamente CVV? É um código de três números (quatro, se for da bandeira American Express), utilizado pelos sistemas de pagamento de cartão de crédito para a realização de compras online.

Qual a importância do CVV?

Muitos utilizam o cartão de crédito pela sua praticidade do pagamento ser confirmada em minutos e também pela possibilidade de realizar a compra de forma parcelada. Segundo dados do Banco Central, o Brasil fechou o ano de 2020 com 134 milhões de cartões de crédito, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Já conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), o cartão de crédito movimentou cerca de R$1,18 trilhão no país. Agora, por conta da pandemia da covid-19, as compras pela internet ficaram ainda mais comuns, obtendo um crescimento de 68% segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mas, antes de finalizar uma compra online, é preciso que o consumidor preencha os dados solicitados do cartão de crédito, e é neste momento que entra o CVV. O código é uma substituição da senha usada nas máquinas em estabelecimentos físicos e somente com este número é possível finalizar a transação.

Dessa forma, o objetivo de utilizar o CVV é assegurar que é o cliente que está realizando a compra com o cartão em mãos, sendo assim, uma etapa de segurança para evitar fraudes. E mesmo se o cartão for roubado, o CVV só funciona se for inserido o CPF do titular, garantindo assim uma proteção extra ao consumidor.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como descobrir o CVV de um cartão de crédito?

Para achar os três dígitos do CVV é bem simples! Normalmente, segue-se um padrão de design, sendo encontrado no verso do cartão de crédito, abaixo da tarja magnética. A exceção fica para os cartões da American Express, onde o código se encontra na frente do cartão. Lembrando que para esta bandeira, o código de verificação possui quatro números! 

Além disso, o CVV não é mencionado em nenhum outro lugar, e é impresso sem relevo, para não chamar a atenção e impedir a cópia dos dígitos. E a título de curiosidade, a escolha do número não é feita de forma aleatória. Ela é gerada por meio de um algoritmo que se baseia em chaves criptografadas.

Como descobrir o CVV de um cartão de crédito?
Como encontrar o CVV?

Cuidado ao comprar online

Mesmo que o CVV atue como uma forma de autenticação para a segurança do comprador, ainda sim é preciso ter atenção ao comprar na internet. Portanto, antes de digitar o seu cartão de crédito, verifique a procedência do site, observando os dados comerciais (como o CNPJ), avaliações da loja em sites como o Reclame Aqui, ausência de um SAC ou outros meios de contato, além de comentários nas redes sociais. 

Neste artigo, mencionamos os 15 melhores aplicativos de compras. Confira!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é CVV e a importância desse número no cartão de crédito, fica mais tranquilo para realizar as compras pela internet, não é mesmo?

Porém, não se esqueça de utilizar o cartão de crédito com consciência, certificando-se que o valor comprado cabe no seu orçamento. As taxas de juros em caso de não pagamento da fatura são altas, podendo chegar a 20% ao mês dependendo do banco.  

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

0 pensamentos sobre “O que é CVV e qual a importância desse número do cartão de crédito

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade