O que é dígito da conta

Dígito da conta: como encontrá-lo no meu banco?

22 fev 2024
6min de leitura

Todas as contas correntes ou poupanças possuem números de identificação. A quantidade de números que compõem cada conta varia de banco para banco, mas normalmente essa identificação é composta por números + dígitos, que são separados por um espaço ou ou um traço (-), formando o dígito da conta.

Ele também é conhecido como dígito verificador da conta (DV). Este dado é utilizado para fazer transações como depósitos e transferências, também serve como validação do número da conta. Assim, ajuda a garantir a segurança das transações.

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre o que é dígito da conta, sua importância e como identificá-lo em seu cartão. Boa leitura!

O que é dígito da conta?

O dígito da conta é um número específico utilizado para garantir a segurança da sua conta bancária. Ele aparece depois do número da conta, seguido de traço ou espaço. Esse número é essencial para verificar se a conta é autêntica e válida durante as transações.

Embora tenham o mesmo formato e a mesma finalidade, o dígito da conta e o dígito da agência são coisas diferentes. Enquanto o dígito da conta normalmente é utilizado em transações, o dígito da agência só é utilizado para acessar sua conta digital.

Como encontrar o dígito da conta?

Você pode encontrar o dígito da conta em seu cartão físico, no aplicativo de seu banco ou no internet banking. Ao observar os números de sua conta, busque os dígitos finais, separados por um traço ou um espaço. Confira como encontrar o dígito da conta em diversos bancos:

Dígito da Conta Nubank

Da mesma forma que em outros bancos digitais, o dígito da conta no Nubank está no aplicativo. Para achá-lo, é só ir para a tela inicial e tocar no avatar acima do seu nome, no canto superior esquerdo. O número da conta vai aparecer com um hífen (-) após os outros números da conta.

Dígito da Conta Banco Inter

Você pode achar o número da conta do Banco Inter no seu cartão ou no aplicativo. No celular, é só ir em configurações, clicar em “Perfil” e depois em “Meus dados bancários”. O último número no campo “Número da conta” é o dígito da conta.

Dígito da conta Caixa

Para encontrar o dígito da conta Caixa, é só pegar seu cartão e seguir estes passos:

  • Busque o número da conta (8 números). Ele está ao lado do número da agência (4 números) e do tipo de conta (3 números);
  • O dígito que está ao final do número da conta, separado por um hífen (-) é seu dígito da conta Caixa. 

Dígito da conta Caixa Itaú

Procure o número da conta Itaú na parte de trás do seu cartão. O dígito da conta fica após o número da conta (5 números), separado por um espaço.

Dígito da conta Bradesco

O número da conta fica registrado na parte frontal do cartão. Procure o dígito da conta no final desse registro.

Dígito da Conta Banco do Brasil

Observe a parte da frente de seu cartão físico do Banco do Brasil. Identifique o número da conta e procure o dígito da conta logo após esse dado. No Banco do Brasil, o dígito da conta pode ser representado pela letra X.

Dígito da Conta Santander

Busque o número da conta na parte de trás do seu cartão físico Santander. O dígito da conta Santander está logo após o hífen.

Dígito da Conta Picpay

No PicPay, vá para a tela inicial e clique no pequeno ícone no canto superior esquerdo. Lá, você verá informações como agência, instituição e conta. O último número no campo “Conta” é o dígito da conta, e está separado do restante por um hífen (-).

Demais bancos digitais

Alguns bancos digitais e as fintechs não costumam trazer as informações da conta impressas no cartão. Nesses casos, a forma mais fácil de encontrar o número e o dígito da conta é acessando o aplicativo da instituição financeira. Normalmente, ele está localizado ao final do número da conta, assim como nos cartões impressos.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Outros dados que você encontra em seu cartão

Além dos números e dos dígitos da agência e da conta corrente ou conta poupança, os cartões normalmente trazem outros dados importantes. Abaixo, você confere um pouco mais sobre eles.

Número da operação

Este dado, que aparece em cartões de algumas instituições financeiras, faz referência ao tipo de conta que o cliente possui.

Validade do cartão

O cartão também traz a informação sobre sua data de expiração. Essa informação fica exposta no formato de quatro dígitos separados por uma barra (/), sendo que os primeiros números se referem ao mês e os últimos, ao ano de vencimento do seu cartão.

Código de segurança

Essa informação normalmente aparece na parte de trás do cartão e costuma ter entre três e quatro dígitos. Esse código serve para aumentar a segurança de transações digitais em que o usuário não informa a senha numérica do cartão, como compras online ou por telefone. Esse código recebe diversas nomenclaturas: CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

Como encontrar o CVV de cartão de crédito

Dúvidas relacionadas ao dígito da conta

Quando o dígito da conta corrente ou poupança é utilizado?

Você vai precisar utilizar o dígito da conta para fazer depósitos ou transferências para contas correntes ou contas poupança. Assim, a segurança das transações é assegurada e você não corre risco de fraudes. 

O que devo fazer quando o dígito da conta for representado pela letra X?

Em contas do Banco do Brasil, é comum que o dígito da conta seja representado pela letra X. Se você precisar fazer uma transferência para uma conta assim, basta usar o número zero (0) para representá-lo.

Como evitar erros na hora de digitar o código da conta ou da agência?

Leia as informações em seu cartão com muita atenção e digite os números devagar. Outra opção é fazer transações pelo PIX, já que você só precisa de uma informação do recebedor, que pode ser o CPF, o telefone ou o e-mail. Ainda assim, é essencial ficar atento aos dados informados e digitar sua senha com atenção.

Conclusão

O dígito da conta é uma ferramenta que as instituições bancárias utilizam para aumentar a segurança das transações, como transferências e depósitos. É possível encontrá-lo no seu cartão físico ou no aplicativo ou internet banking. Ele fica no fim do número da conta, separado por um hífen (-) ou espaço.

Agora que você já sabe localizar o dígito da sua conta, fique atento para utilizá-lo da forma certa e aumentar sua segurança. Conte para nós nos comentários se as informações desse texto foram úteis para você!

5/5 - (3 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade