o que é taxa de franquia

Taxa de franquia: um guia completo e definitivo

9 maio 2023
11min de leitura

As franquias são modelos de negócios que transferem os direitos de marca ao franqueado. Essa concessão, por sua vez, implica em alguns encargos e um deles é a taxa de franquia. Neste conteúdo, você vai descobrir o que é e como funciona a taxa. Confira!

As franquias consistem em um modelo de negócio no qual os direitos de uso da marca são transferidos ao comprador da franquia. Sendo assim, após a assinatura do contrato, o franqueado investe e trabalha na franquia, ao mesmo tempo que paga ao franqueador a parte do faturamento sobre a forma de royalties. 

Esse modelo de negócio é muito utilizado no Brasil e no mundo. Grandes redes nacionais, como Cacau Show e O Boticário, são exemplos de que as franquias podem ser uma ótima alternativa para quem deseja empreender. 

Ao se aprofundar no assunto, contudo, é normal ter dúvidas a respeito dos encargos que envolvem a aquisição de uma franquia, sendo uma delas a taxa da franquia. Pensando em ajudá-lo a entender mais sobre essa taxa, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre ela. Acompanhe a leitura.

O que é taxa de franquia?

A taxa de franquia é um encargo cobrado pelo franqueador que corresponde à concessão do direito de uso da marca. Logo, essa taxa é fixa e única, cobrada usualmente após a assinatura do contrato. 

Essa taxa é paga uma única vez no início da relação contratual entre a franqueadora e o franqueado, e geralmente é estipulada em contrato.A taxa de franquia pode ser usada pela franqueadora para cobrir os custos de treinamento, suporte inicial, desenvolvimento de manuais e materiais de marketing, além de outras despesas relacionadas à abertura de uma nova unidade da franquia. 

Em alguns casos, a taxa de franquia também pode incluir uma taxa de licenciamento que permite ao franqueado usar a propriedade intelectual da franqueadora, como marcas registradas e patentes.

Vale ressaltar que a taxa de franquia pode variar de acordo com a franqueadora e o setor de atuação. 

Algumas franqueadoras podem, inclusive, oferecer opções de pagamento parcelado ou descontos em determinadas épocas do ano. É importante que o franqueado entenda todos os termos e condições do contrato antes de investir em uma franquia.

Como funciona a taxa de franquia?

Em geral, a taxa de franquia é calculada com base no tamanho e na complexidade da franquia, bem como nos custos que a franqueadora teve para desenvolver o sistema de negócios, incluindo os custos de pesquisa e desenvolvimento, treinamento, marketing e outros investimentos necessários para a abertura de novas unidades da franquia.

Além da taxa de franquia, o franqueado também pode ser obrigado a pagar outras taxas periódicas, como royalties (pagamentos mensais ou trimestrais com base no faturamento da unidade), fundo de marketing (valor pago mensalmente ou trimestralmente para financiar campanhas publicitárias em benefício da rede de franquias) e taxas de renovação de contrato (pagas quando o contrato inicial expira e precisa ser renovado).

Cada franquia é única e pode ter suas próprias regras e condições relacionadas à taxa de franquia e outros encargos associados. É importante que o franqueado leia atentamente o contrato e busque aconselhamento legal antes de assiná-lo, para entender completamente todas as cláusulas e condições da relação comercial entre as partes envolvidas.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Quais são os tipos de taxa de franquia?

Existem diferentes tipos de taxas de franquia que podem ser cobradas pelas franqueadoras. Algumas das principais são:

Taxa de franquia 

É o valor pago pelo franqueado para adquirir o direito de uso da marca e do sistema de negócios da franquia.

Royalties

São pagamentos regulares feitos pelo franqueado à franqueadora em troca do uso da marca, do know-how e dos serviços prestados pela franqueadora. Os royalties geralmente são calculados como uma porcentagem do faturamento bruto da unidade franqueada.

Fundo de marketing

É uma taxa paga pelos franqueados para financiar as campanhas de marketing da franqueadora, que visam promover a marca e os produtos/serviços oferecidos pelas unidades franqueadas.

Taxa de publicidade

A taxa de publicidade consiste em um valor cobrado pela franqueadora para financiar a publicidade nacional da marca e dos produtos/serviços oferecidos pela franquia.

Taxa de renovação de contrato

É uma taxa paga pelo franqueado quando o contrato inicial de franquia expira e precisa ser renovado.

Taxa de transferência

É uma taxa paga pelo franqueado para transferir a unidade franqueada para outra pessoa ou empresa.

Qual é o valor médio da taxa de franquia?

O valor médio da taxa de franquia varia muito de acordo com a marca e o setor de atuação. Algumas franquias, por sua vez, podem ter taxas de franquia mais baixas, especialmente as microfranquias, pois elas precisam construir sua base de franqueados. 

Já outras franquias estabelecidas e bem-sucedidas podem ter taxas de franquia mais altas, devido à sua marca forte, sistemas eficientes e histórico comprovado de sucesso.

Além disso, é importante notar que a taxa de franquia não é a única despesa que um franqueado terá ao abrir uma unidade da franquia. Ele também pode precisar investir em equipamentos, estoque, aluguel, reformas e outros custos relacionados à abertura e operação da unidade. 

Por isso, é fundamental que o franqueado faça uma análise completa do investimento necessário antes de se comprometer com uma franquia.

Portanto, o valor médio da taxa de franquia varia de acordo com a franquia, mas é uma das várias despesas que um franqueado deve considerar antes de investir no negócio.

Por que a taxa de franquia é cobrada?

A taxa de franquia é cobrada pela franqueadora como uma forma de remuneração pelo uso da marca, do conhecimento e do sistema de negócios desenvolvido pela franqueadora. 

Ao pagar a taxa de franquia, o franqueado adquire o direito de abrir uma unidade da franquia, usar a marca e operar o negócio de acordo com as regras e os padrões estabelecidos pela franqueadora.

A cobrança da taxa de franquia é justificada pelos investimentos que a franqueadora fez para desenvolver o sistema de negócios e a marca. A franqueadora pode ter investido em pesquisas de mercado, desenvolvimento de produtos, treinamento de pessoal, marketing e outras atividades necessárias para criar e estabelecer a franquia no mercado. 

Esses investimentos permitem que a franqueadora crie um modelo de negócios eficiente e bem-sucedido, que pode ser replicado por franqueados em diferentes localidades.

Além disso, a cobrança da taxa de franquia ajuda a franqueadora a cobrir os custos de suporte ao franqueado, como treinamento inicial e contínuo, suporte operacional e consultoria de negócios. 

Esses serviços são essenciais para garantir que as unidades franqueadas operem de acordo com os padrões da franqueadora e que a marca seja mantida com alta qualidade e consistência em todo o país ou região.

A taxa de franquia é reembolsável?

Em geral, a taxa de franquia não é reembolsável. Isso significa que, uma vez que o franqueado paga a taxa de franquia, o valor não será devolvido, mesmo se o franqueado decidir desistir da franquia antes de abrir sua unidade ou se a unidade não for bem-sucedida.

A taxa de franquia é geralmente vista como um investimento inicial na franquia, que dá ao franqueado o direito de usar a marca e o sistema de negócios da franqueadora, além de receber treinamento e suporte inicial. O valor pago como taxa de franquia é usado pela franqueadora para cobrir os custos de desenvolvimento e suporte ao franqueado.

No entanto, em algumas situações, a franqueadora pode oferecer condições especiais para a devolução da taxa de franquia. Por exemplo, pode haver um prazo de arrependimento em que o franqueado pode desistir da franquia e receber um reembolso total ou parcial da taxa de franquia. 

Ou a franqueadora pode concordar em reembolsar parte da taxa de franquia se o franqueado não conseguir encontrar um local adequado para a unidade ou se houver alguma outra circunstância que impeça a abertura da unidade.

Logo, a taxa de franquia não é reembolsável, mas algumas franqueadoras podem oferecer condições especiais de devolução em certas situações. Por isso, é importante que o franqueado leia atentamente o contrato de franquia e entenda as condições de pagamento e devolução da taxa de franquia antes de se comprometer.

Qual é a diferença entre taxa de franquia e royalties?

A taxa de franquia e os royalties são duas formas diferentes de remuneração que as franqueadoras cobram dos seus franqueados.

A taxa de franquia é uma taxa única paga pelo franqueado à franqueadora no início do contrato de franquia. Essa taxa geralmente é paga no momento da assinatura do contrato e dá ao franqueado o direito de usar a marca e o sistema de negócios da franqueadora, além de receber treinamento e suporte inicial. 

A taxa de franquia é geralmente vista como um investimento inicial na franquia, que dá ao franqueado o direito de iniciar o negócio usando o sistema da franqueadora.

Já os royalties são uma taxa periódica paga pelo franqueado à franqueadora pelo uso contínuo da marca e do sistema de negócios da franquia. Essa taxa geralmente é um percentual da receita bruta da unidade franqueada e é paga mensalmente, trimestralmente ou anualmente. 

Os royalties são usados pela franqueadora para cobrir os custos contínuos de suporte ao franqueado, como treinamento contínuo, suporte operacional, marketing e desenvolvimento de produtos.

Posso financiar a taxa de franquia?

Sim, é possível financiar a taxa de franquia, mas a disponibilidade e os termos do financiamento variam de acordo com o franqueador e a instituição financeira.

Algumas franqueadoras podem ter acordos com instituições financeiras para oferecer opções de financiamento da taxa de franquia para seus potenciais franqueados. Nesses casos, a franqueadora pode oferecer condições especiais de financiamento aos candidatos qualificados.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo se o financiamento da taxa de franquia estiver disponível, isso não significa que seja a melhor opção para todos os candidatos. O financiamento pode incluir juros e outras taxas, aumentando o custo total da taxa de franquia

O candidato também deve considerar sua capacidade de pagar as parcelas do financiamento, além de outras despesas relacionadas à abertura e operação da franquia.

Antes de buscar opções de financiamento da taxa de franquia, o candidato deve conversar com o franqueador e obter todas as informações necessárias sobre o investimento total necessário para abrir e operar a franquia. 

Em seguida, é recomendável consultar um consultor financeiro ou um profissional de contabilidade para avaliar as opções de financiamento e decidir qual a melhor para sua situação financeira.



Precisa de uma ajuda financeira para abrir sua própria franquia? O empréstimo com garantia de imóvel pode ser a solução!





A taxa de franquia pode mudar ao longo do tempo?

A taxa de franquia geralmente é uma taxa fixa que é estabelecida no início do contrato de franquia e não muda durante o período do contrato. No entanto, em alguns casos, a franqueadora pode optar por mudar a taxa de franquia ao longo do tempo.

Existem algumas razões pelas quais a franqueadora pode optar por mudar a taxa de franquia. 

Por exemplo, se a franqueadora decidir expandir a marca para outros países ou regiões, ela pode ajustar a taxa de franquia para se adequar a diferentes mercados ou para atrair novos franqueados. 

Além disso, se a franqueadora fizer mudanças significativas no sistema de negócios, como a adição de novos produtos ou serviços, ela pode ajustar a taxa de franquia para refletir essas mudanças.

Contudo, a mudança na taxa de franquia não é algo comum e geralmente é comunicada claramente aos franqueados com antecedência, além de ser especificada no contrato de franquia. 

Os franqueados existentes normalmente não são obrigados a pagar a nova taxa de franquia, mas a taxa revisada pode se aplicar a novos candidatos que desejam ingressar na rede.

Conclusão

As franquias são um modelo de negócio excelente para empreendedores que desejam crescimento rápido. Isso porque as facilidades inerentes a este tipo de negócio são diversas. Afinal, a franquia consiste em modelo cujo direito de marca é transferido para o franqueado. 

Sendo assim, a marca já está consolidada no mercado e os esforços de marketing, bem como sua implementação, são menores, se compararmos com empresas que começam do zero. 

Contudo, dado a essa característica do modelo de negócio é comum haver encargos na contratação e durante a implementação do negócio. Desta forma, a taxa de franquia é um dos encargos cobrados na contratação do negócio. 

A taxa de franquia é um valor fixo cobrado pelo franqueador correspondente à concessão do direito de uso de marca. Logo, é um encargo que visa cobrir custos gerais do franqueador, podendo ser aqueles relacionados ao Marketing do negócio, suporte inicial, treinamentos, entre outros. 

Agora que você entende o que é taxa de franquia e outras informações importantes sobre o encargo, aproveite para conhecer o empréstimo com garantia de imóvel, uma solução financeira para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio com taxas de juros reduzidas e maior flexibilidade de pagamento.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade