O que é PLR? Saiba como funciona e quem recebe

O que é PLR? Saiba como funciona e quem recebe
ícone de calendario

Atualizado:
23/11/2021

ícone de calendario

Publicado:
23/11/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


PLR é a sigla para Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa. Este é um benefício adicional das organizações para seus colaboradores. Funciona como um bônus e não deve ser confundido com salário. As empresas não são obrigadas a conceder esse tipo de benefício.

No texto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor como funciona esse benefício oferecido pelas empresas e quem pode recebê-lo. Confira!

O que é PLR?

A PLR é um modelo de remuneração que tem como base a divisão dos lucros de uma empresa com seus colaboradores. Normalmente, está atrelado ao alcance de metas específicas estabelecidas ao longo de um certo período. Quando a meta é batida, os funcionários ganham o direito de receber uma quantia extra, além de seu salário normal. 

Não são todas as organizações que adotam esse tipo de programa, sendo mais comum que grandes corporações trabalhem desse modo. Essa é uma forma de a empresa oferecer um incentivo a mais para que seus colaboradores atinjam os resultados esperados.

Os valores e a frequência do benefício variam de acordo com os resultados financeiros da empresa. Pode haver variações de valores de acordo com o cargo, a produtividade e as metas individuais atingidas. O essencial é que a organização e os trabalhadores tenham as expectativas sempre alinhadas.

A Lei nº 10.101 é a responsável por regular a participação dos trabalhadores nos resultados e lucros das instituições. Ela determina que deve haver uma negociação entre o trabalhador e o empregador para acordar os valores e prazos por convenção coletiva ou comissão paritária, com presença do sindicato.

Quem tem direito a receber a PLR?

Esse benefício pode ser concedido de acordo com dois critérios:

Com base no resultado geral da empresa

Uma meta de lucro a ser atingida é estabelecida e, quando o resultado é alcançado, todos os colaboradores da empresa têm direito a receber uma porcentagem previamente determinada desses valores.

Com base no desempenho individual de cada funcionário

Nesse caso, quem consegue alcançar os objetivos estabelecidos individualmente conquista o direito a receber a PLR.

Qual é o valor da PLR?

O valor da PLR varia de acordo com cada empresa, que leva em consideração os índices de produtividade, a qualidade do serviço, a lucratividade da empresa e seus próprios programas de metas e resultados.

Embora todos os funcionários da empresa tenham o direito de receber a participação, nem todos vão receber o mesmo valor, já que ele pode variar de acordo com as metas, cargos, níveis hierárquicos e área de atuação, por exemplo.

Além de todos esses fatores, ainda há uma negociação entre o trabalhador, o empregador e o sindicato, que leva em consideração os objetivos e necessidades da empresa. A lei também não determina um valor, apenas que o valor da PLR deve ser pactuado com antecedência entre a empresa e os trabalhadores.

As empresas têm um grande benefício quando se trata da PLR: não há recolhimento de impostos sociais e trabalhistas sobre ela, já que essa é uma remuneração variável. Porém, os colaboradores precisam recolher o imposto de renda, de acordo com a tributação progressiva de 7,5% a 27,5% com base no valor recebido.

Quando a PLR deve ser paga?

A lei também não determina uma data ou período para que o benefício seja pago aos trabalhadores, fazendo com que o pagamento varie de acordo com a convenção ou acordo coletivo feito entre os trabalhadores e cada instituição.

Porém, o pagamento costuma acontecer depois da apuração das metas anuais, o que acontece no primeiro trimestre do ano seguinte. É só após esse período que o colaborador consegue saber com certeza o valor que ele irá receber. 

Por isso, mesmo que a empresa ofereça o benefício da PLR, o trabalhador precisa ser cauteloso e não contar com esse valor antes de recebê-lo, já que não é um pagamento previsível como o décimo terceiro salário.

Por outro lado, o trabalhador pode ficar tranquilo porque esse é um benefício garantido. Nenhuma empresa pode simplesmente suspendê-lo, a não ser que essa suspensão esteja prevista no acordo ou convenção coletiva.

Fique atento a essas questões

  • Todos os funcionários de uma empresa registrados em carteira, contratados para serviços temporários ou até os que estiverem em período de experiência têm direito a receber a PLR;
  • Nenhuma empresa é obrigada a conceder o benefício da PLR para seus colaboradores;
  • Se o trabalhador for demitido, ele ainda terá direito a receber a PLR proporcional aos meses em que trabalhou na empresa;
  • Caso os objetivos e metas combinados anteriormente não sejam alcançados, existe a possibilidade de que o pagamento não seja realizado, de forma legal, desde que isto esteja previsto no acordo apresentado pela empresa;
  • Esse é um benefício destinado de forma exclusiva aos trabalhadores do setor privado, e servidores públicos não têm direito a PLR.

Conclusão

A Participação nos Lucros e Resultados é um benefício que as empresas podem oferecer para incentivar seus colaboradores a atingir as metas financeiras estabelecidas. Existe uma lei para regular esse tipo de benefício e todos os colaboradores da instituição têm direito a recebê-lo, porém o valor que cada um recebe pode variar de acordo com as metas, o cargo, a área e outras questões.

Esse conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre a PLR? Conte para nós qual é sua opinião sobre isso nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *