Entenda como funciona uma reforma estrutural

Entenda como funciona uma reforma estrutural
ícone de calendario

Atualizado:
16/04/2021

ícone de calendario

Publicado:
22/04/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Personalizar seu imóvel de acordo com as necessidades e gostos da sua família é uma ótima ideia. Entretanto quando as modificações desejadas referem-se à reformas estruturais, as mesmas devem ser projetadas e executadas com muito cuidado e responsabilidade para não comprometer a segurança da edificação.

Acompanhe o texto a seguir e descubra quais cuidados são necessários ao realizar uma reforma estrutural!

Importância da estrutura nas edificações

A estrutura de uma edificação é um dos elementos mais importantes que a compõem, uma vez que sustenta e suporta todas as cargas internas e externas do projeto. Em decorrência disso, é popularmente conhecida como “esqueleto”, visto que exerce a mesma função que os ossos desempenham nos nossos corpos.

Vale ressaltar que qualquer sinal estranho ou desacordo percebidos na estrutura, deve ser imediatamente verificado e neutralizado, visto que consequências estruturais interferem diretamente na segurança dos usuários.

Como saber quais elementos da estrutura posso modificar?

Os elementos que compõe a estrutura da edificação não podem ser modificados ou retirados, visto que sustentam as cargas exercidas no imóvel e, caso sejam alteradas, podem comprometer a segurança do mesmo.

Dessa forma, para saber quais elementos podem ser modificados, é preciso saber qual método construtivo foi escolhido para executar o seu imóvel. Os três principais são:

  • Alvenaria estrutural: É executada com blocos estruturais e as paredes que compõem a edificação exercem a função de estrutura, ou seja, não podem ser alteradas;
  • Parede de concreto: As paredes são executadas com concreto armado (combinação de concreto e aço) e recebem cargas da edificação. Por conta disso, também não podem ser modificadas;
  • Concreto armado: É o método construtivo mais utilizado no Brasil atualmente e é composto pela estrutura (vigas, pilares e lajes) e pela alvenaria de vedação (paredes de blocos cerâmicos). Visto que as paredes exercem apenas função de vedação, e não de estrutura, podem ser modificadas.

Uma opção viável para modificar elementos estruturais que a princípio são classificados como inalteráveis, é contratar um profissional extremamente qualificado para verificar o seu projeto e calcular um reforço que não comprometa a segurança da edificação. Lembrando que esse cálculo possui muitas variáveis e cada caso precisa ser estudado individualmente!

O que pode ser personalizado em um imóvel?

As duas principais regras da personalização são: respeitar normas vigentes de segurança e ter muita criatividade. Ou seja, basicamente todos os elementos constituintes das edificações, que não envolvem a estrutura do imóvel, permitem modificações.

As principais reformas realizadas em edificações residenciais e comerciais são: 

  • Troca de revestimentos; 
  • Alteração das bancadas; 
  • Louças e metais (torneiras, etc); 
  • Instalação de ar condicionado; 
  • Pintura das paredes e tetos com novas cores. 

Esses pequenos detalhes resultam em um imóvel que combina exatamente com os seus desejos e gostos. Gerando, dessa forma, um ambiente confortável e exclusivo.

5 passos para realizar uma reforma estrutural com segurança

Para reformar seu imóvel com segurança e sem surpresas desagradáveis, siga os 5 passos apresentados a seguir:

Contratar profissionais competentes

É essencial que você contrate profissionais competentes para planejar, gerenciar e executar as modificações desejadas, pois isso determina a qualidade e sucesso do resultado final. Além de aumentar a durabilidade das modificações, uma vez que serviços executados com excelência tendem a durar mais.

Verificar os projetos estruturais

A etapa de projetos de uma edificação é extremamente estratégica, visto que é nessa fase de concepção que as principais decisões são tomadas, e são exatamente essas deliberações que determinam os custos da construção e o melhor aproveitamento do terreno.

Os projetos estruturais desempenham um papel decisivo no orçamento da obra, pois influenciam na otimização de materiais e diminuem as possibilidades de manutenções futuras. Lembrando que a estrutura representa uma das fases mais caras da construção. Dessa forma, qualquer economia nessa etapa é válida.

Por fim, arquivar os projetos estruturais é extremamente importante pois facilita o acesso a informações pertinentes em momentos oportunos, tais como reformas futuras.

Pesquisar normas vigentes

As normas devem ser respeitadas uma vez que aumentam a segurança e qualidade da sua obra. A principal norma referente à reforma é a NBR 16.280: Reformas em edificações – Sistemas de gestão de reformas – Requisitos, a qual normatiza os aspectos mais importantes do pré, durante e pós-reforma. 

Se o imóvel estiver dentro de um condomínio ou edifício, informar e pedir autorização aos responsáveis. Como responsável legal pelo condomínio, o síndico precisa ser informado de todas as fases da reforma e também cobrar todos os documentos especificados na NBR 16.280.

Utilizar sua imaginação e criatividade

Por fim, utilize toda a sua imaginação e reforme seu imóvel para deixá-lo exatamente da forma que você sempre sonhou! Lembrando apenas de respeitar os elementos estruturais e todas as normas vigentes.

Financiamento para reforma

É indescritível a sensação de ter um imóvel que combina exatamente com as suas necessidades, entretanto esse sonho muitas vezes é barrado pelo orçamento da reforma. Se você se encontra nessa situação, entenda como funciona o empréstimo para reforma e  contrate as melhores taxas do mercado! 

Saiba mais sobre financiamento para reformas em: Como financiar a reforma do seu imóvel sem se endividar?

CONCLUSÃO

É possível modificar seu imóvel e deixá-lo de acordo com as suas necessidades, e ainda manter a segurança de todos os moradores e vizinhos. O planejamento e a contratação de profissionais competentes fazem toda a diferença na qualidade do resultado final.

Se você possui planos de reformar seu imóvel e torná-lo ainda mais aconchegante, mas não possui crédito, faça uma simulação de crédito com a gente! A CashMe possui as propostas mais competitivas do mercado e tem a solução perfeita para o seu caso!

O texto te ajudou e esclareceu suas dúvidas? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *