SisFIES

SisFies: saiba tudo sobre esse sistema

2 fev 2021
5min de leitura

SisFies é a sigla para Sistema Informatizado do Fies. Ele é utilizado por alunos, mantenedoras e faculdades envolvidas nos processos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As etapas para contratação do crédito passam pelo sistema, incluindo simulação de financiamento, adesão ao programa e aditamento.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal que concede financiamento para alunos em cursos superiores de faculdades privadas. As etapas desse processo acontecem e são gerenciadas através do SisFies (Sistema Informatizado do Fies). 

O que é o SisFies

O SisFies é um sistema criado pelo MEC (Ministério da Educação) para centralizar todos os processos do financiamento estudantil após a etapa da inscrição. Por lá, é possível que: 

  • O aluno complete o cadastro após passar na seleção inicial;
  • A faculdade se cadastre e faça adesão ao programa;
  • O aluno simule o financiamento; 
  • A dívida seja renegociada;
  • O aditamento do contrato seja solicitado;
  • A legislação e o contrato sejam consultados;
  • O aluno suspenda o financiamento. 

Quem usa o SisFies? 

Perceba que nessa lista tanto aluno como a faculdade têm possibilidades de atividades dentro do SisFies. Isso porque o sistema é voltado para eles, mantenedoras e o próprio MEC, que gerencia todo o processo do financiamento estudantil. É por isso que o sistema possui dois “links” ou “áreas” de acesso, que o MEC chama de módulos. 

SisFies-Aluno

O módulo dirigido ao estudante é chamado de SisFies Aluno. Quem for pré-selecionado na etapa de inscrição, vai utilizar esse site para dar prosseguimento à contratação do financiamento estudantil. 

Nele, o aluno pode completar seus dados cadastrais, fazer um cálculo aproximado do valor da dívida, conferir eventuais pagamentos mensais que ele deverá efetuar, renovar o financiamento a cada semestre (aditamento), solicitar renegociação do Fies e mais.

Para fazer a simulação de financiamento no SisFies, por exemplo, o aluno precisa informar o semestre de inscrição no programa, duração do curso, valor e data de vencimento da mensalidade, se tem bolsa Prouni, se já concluiu algum semestre e quantos por cento do curso deseja financiar. 

SisFies-Gestão

Do outro lado dessa relação de financiamento estudantil, estão as faculdades (IES – Instituições de Ensino) e as mantenedoras. Para elas, foi criado o segundo módulo, chamado de SisFies-Gestão.

Entre os processos que acontecem nele estão, adesão ao programa, acesso aos repasses e extratos, emissão de boletos para pagamento de impostos, consulta dos dados do estudante bem como da sua inscrição, atualização das situações de contrato etc. 

SisFies Portal

Além desses dois módulos, o SisFies conta com um portal ou página inicial. Por lá, é possível tirar dúvidas relacionadas ao Fies e à inscrição, consultar instituições participantes e verificar o abatimento de 1% disponível para médicos e professores graduados com o financiamento estudantil do programa. 

A legislação e dados de contato também estão disponíveis no portal. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como acessar o SisFies?

Ambos módulos utilizam dados de cadastro criados pelos usuários no momento dos seus primeiros acessos, com exceção das mantenedoras que devem utilizar o certificado digital e-CNPJ (A3).

Qual a diferença entre o SisFies e o Fies Seleção?

É importante entender que o SisFies será usado pelo aluno somente após ter sido pré-selecionado. Todo processo anterior de inscrição acontece no sistema Fies Seleção, um site à parte e com endereço eletrônico diferente. 

É nele que o estudante faz seu cadastro inicial, responde questões pessoais e sobre renda familiar, seleciona as opções de cursos e suas respectivas faculdades e envia sua candidatura ao MEC. 

Com a classificação encerrada, uma lista única dos pré-selecionados é divulgada e, só então, os relacionados irão utilizar o SisFies para analisar possibilidades de financiamento e contratação. 

O Fies Seleção é, portanto, o primeiro sistema a ser utilizado. Já o SisFies é um sistema pós-inscrição, destinado aos candidatos relacionados na lista única de pré-selecionados do Fies.  

Telefone de contato SisFies

Caso tenha dúvidas ou precise de informações sobre o SisFies, você pode entrar em contato com a central de atendimento destinada ao Fies: 0800 616161. Também é possível enviar uma mensagem através deste link.

Como funciona o Fies?

O crédito concedido pelo Fies usa o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como um critério de seleção. Seu público-alvo são estudantes vindos de famílias de baixa renda que não teriam acesso fácil a opções de empréstimo estudantil.

Com ele, o aluno consegue financiar de 50% a 100% dos estudos universitários. O saldo devedor começa a ser pago a partir do primeiro mês após a conclusão do curso. No decorrer da graduação o aluno deve pagar ao agente financeiro apenas a coparticipação (parcela dos encargos educacionais não financiada).

As inscrições são semestrais e respeitam os critérios de seleção e participação dos editais de cada edição. A cada novo processo, também mudam as condições das taxas de juros ofertadas, que costumam ir de 0% a 3% ao ano. 

Entretanto, para o primeiro semestre de 2021, o edital trouxe algumas mudanças. 

Neste ano, podem se inscrever estudantes que possuem renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Eles também devem ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, obtendo nota superior a quatrocentos e cinquenta pontos e maior que zero na redação. Para esses candidatos, o financiamento terá juros zero.

Conclusão

O SisFies é um sistema criado pelo MEC para reunir os processos relacionados à contratação e gestão do financiamento estudantil concedido pelo Fies. Ele é voltado para três tipos de usuários: estudantes pré-selecionados, mantenedoras e universidades. Por isso, o sistema está dividido em duas áreas (módulos) diferentes de acesso . 

As universidades e mantenedoras utilizam uma área chamada de SisFies-Gestão. Por lá, esses usuários podem consultar extratos, emitir comprovantes e boletos para pagamentos de tributos, verificar o andamento de novos financiamentos contratados, analisar a documentação dos estudantes e muitos mais. 

Já o SisFies-Aluno é direcionado aos estudantes que desejam, entre outras opções, simular o financiamento, consultar boletos, renegociar dívidas, solicitar aditamento, cancelar o financiamento etc.

Se você é um pré-selecionado do Fies, compreender o funcionamento desse sistema vai facilitar sua relação com as burocracias do financiamento estudantil.

Afinal de contas, o SisFies reunirá todas as etapas do financiamento. Se você não foi selecionado pelo programa, saiba que existem outras formas de obter um valor mais alto de crédito para realizar planos que exigem um investimento maior. Conheça o empréstimo com garantia de imóvel da CashMe e faça uma simulação!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade