Taxa de condomínios

Taxa de condomínios: como funciona e como calcular?

29 jun 2020
6min de leitura

Taxa de condomínios é composta por gastos ordinários, fundo de reserva e gastos extraordinários. Ela pode ser fixa, considerando uma previsão orçamentária anual, ou tomar como base as despesas do mês anterior. O cálculo é feito por divisão igualitária ou fração ideal.

Taxa de condomínios é uma obrigação do condômino, prevista no artigo 1336 do Código Civil. É com o dinheiro arrecadado que são mantidos serviços e áreas comuns. Conhecer o que está incluso no valor do condomínio e a forma como ele é calculado é fundamental para que os condôminos reconheçam a importância e os benefícios de estar em dia com a taxa. 

O que está incluso no valor de condomínio?

O que se paga em um condomínio é a soma das taxas ordinárias, fundo de reserva e taxas extraordinárias. 

A taxa ordinária compõe a maior parte do valor. Nela, entram todas as despesas do dia a dia como:

  • manutenção de instalações e equipamentos (elevador, câmeras, piscina etc);
  • material de limpeza;
  • água e luz de áreas comuns;
  • impostos e folha de pagamento de funcionários (zelador, porteiros etc). 

Já a taxa extraordinária corresponde às despesas com reformas de melhorias e investimentos na modernização de uma área, como a instalação de portaria virtual, por exemplo. Outra situação é o pagamento de rescisões de contratos ou processos. As despesas pagas pela taxa extraordinária são votadas e aprovadas previamente nas assembleias gerais do condomínio. Caso a despesa não faça parte do previsto no orçamento anual, ficam acordados nessas reuniões os valores que serão acrescidos nos próximos boletos. 

O fundo de reserva também pode ser cobrado no boleto conforme determinado na convenção de cada condomínio. Esse valor é a reserva de emergência do prédio. Normalmente, decide-se em assembleia um teto (2 ou 3 vezes o valor da média dos gastos ordinários mensais, por exemplo) e o valor é cobrado na taxa de condomínio até que seja constituído o fundo. Depois disso, o valor só volta a ser cobrado em casos de uso do dinheiro até que o fundo seja reposto.  

Taxa de condomínios: como funciona? 

A cobrança da taxa pode ser definida de dois modos. No primeiro, a taxa é o resultado da soma das despesas do mês anterior, variando de mês para mês. 

No segundo, é estipulada uma taxa fixa com base em uma previsão orçamentária anual. Essa estipulação é feita após um levantamento do histórico das despesas (normalmente, os últimos 12 meses). Com base nesses dados, calcula-se a média gasta com cada item e aplica-se um reajuste considerando um índice da inflação, como o IGPM. Também é indicado prever melhorias que serão feitas durante a gestão, reajustes salariais e uma margem de segurança para a inadimplência – levando em conta o histórico de não pagamento.  

A previsão precisa ser votada e aprovada na assembleia, assim como qualquer alteração no orçamento. É recomendado que ela seja feita com o auxílio de especialistas na área administrativa e contábil, evitando uma arrecadação insuficiente que prejudicará as despesas ao longo do ano e a gestão do síndico. 

Veja como funciona uma administração de condomínio e saiba como ela pode ajudar um síndico.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como é feito o cálculo da taxa de condomínios?

O Código Civil em seu artigo 1336 estipula que, caso não seja definida uma forma de divisão na convenção do condomínio, a taxa deve ser rateada por fração ideal. 

O condomínio tem a liberdade de escolher em Assembleia Geral, por exemplo, a divisão igualitária entre as unidades condominiais. Ou seja: dividir o valor das despesas entre o número de apartamentos, casas, lojas etc.

Como calcular a taxa de condomínios por fração ideal?

A fração ideal é um cálculo que toma como base o tamanho da propriedade de cada condômino. Para entender melhor, imagine que a área do condomínio é o todo e que cada unidade condominial (casa, apartamento, loja.) corresponde a uma parte (fração) desse todo. 

Imóveis maiores como uma cobertura, por exemplo, correspondem a uma fração maior. No cálculo da fração ideal, o proprietário deste imóvel deveria pagar um valor maior das despesas do condomínio. 

A divisão por fração ideal associa a taxa de condomínio ao tamanho do imóvel e, como dito anteriormente, é a forma de rateio indicada pelo Código Civil em casos em que a convenção condominial não estabelece um outro método.  

Alguns condomínios estabelecem em suas convenções um hibridismo da divisão igualitária e da fração ideal para o cálculo. Por exemplo, taxas ordinárias são divididas igualitariamente enquanto taxas extraordinárias de investimento e melhoria são divididas por fração ideal. 

Inquilinos precisam pagar taxa de condomínios?

As taxas de condomínio também costumam gerar dúvidas em inquilinos. A lei Nº 8.245/91 estabelece que as despesas ordinárias são de responsabilidade do inquilino. Já o fundo de reserva e despesas extraordinárias que configurem investimentos ou benfeitorias como pintura de fachada ou reformas (exclui-se por exemplo consertos emergenciais em serviços comuns) são de responsabilidade do dono do imóvel. 

Após receber o boleto da taxa de condomínio, possíveis descontos e reembolsos devem ser informados à imobiliária ou ao locador e resolvido entre as partes. Nessa hora, vale ficar atento ao que estabelece o contrato de locação.  

Taxa de condomínio é fundamental

A taxa de condomínio é necessária para que o edifício consiga oferecer qualidade aos seus moradores. E como previsto em lei, ela é uma obrigação que deve ser cumprida por todos os condôminos.

A convenção do condomínio deve ter um papel de destaque, estabelecendo a forma de divisão e cobrança. A reunião da assembleia geral também é importante. Nela são comunicadas as necessidades de gastos emergenciais e aprovados ajustes no orçamento ou eventuais mudanças na forma de rateio, por exemplo. 

Além disso, as reuniões são oportunidades de prestação de contas do orçamento e dos usos do valor arrecadado, fazendo com que os condôminos vejam de fato para onde onde o seu dinheiro está sendo investido.

É comum que os condomínios sintam dificuldade em manter um fluxo de caixa saudável. Os gastos com taxas, reformas ou melhorias, entre outros, pode exigir certa organização de sua parte.

Nesse momento é interessante buscar no mercado recursos financeiros. Aqui na CashMe temos uma linha de crédito exclusiva para condomínios muito vantajosa. Para pedir um empréstimo para condomínio aqui na CashMe não é preciso ter fiador ou garantias.

Diz aqui nos comentários se o nosso conteúdo te ajudou e esclareceu suas dúvidas, combinado? Depois compartilhe em suas redes sociais!

5/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade