Pessoa com um capacete de proteção e colete em frente a uma construção

Entenda se vale a pena financiar terreno e construção

1 fev 2024
4min de leitura

Quer construir sua casa própria e não sabe por onde começar? Saiba que é possível financiar o terreno e a construção na mesma operação. Assim, você já adquire a propriedade e tem crédito para todas as etapas da obra. Para isso, conheça os detalhes da linha de crédito e acompanhe todos os passos bem de perto.

Para te auxiliar no seu sonho, preparamos este artigo com todas as informações necessárias sobre este financiamento e outras opções de crédito que também podem ser vantajosas. Confira abaixo.

O que é a aquisição de terreno e construção?

Existem algumas formas de financiamento para quem sonha com a construção da casa própria. É possível fazer um empréstimo para a compra de um terreno, ou caso você já tenha esse bem, você pode solicitar o empréstimo para a construção. Em ambas as linhas de crédito, o valor do crédito oferecido pelas instituições financeiras chegam a até 80% do valor do custo.

Também é possível adquirir o terreno e a construção no mesmo financiamento. Mas, é preciso se atentar aos valores da propriedade, documentação e nivelação do espaço para ter uma ideia de quanto será o gasto total da aquisição e da obra.

Como funciona o financiamento para terreno e obra?

A linha de crédito mais conhecida nesse sentido é a da Caixa Econômica Federal, em que se pode utilizar o FGTS para comprar terreno e construir. Esse financiamento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação e possui o contrato de alienação fiduciária como garantia.

Outras instituições financeiras também oferecem essa linha de crédito, por isso, procure fazer simulações sobre o empréstimo e solicite o custo efetivo total (CET) para saber quanto você pagará pelo crédito e compare qual vale a pena para você.

Projeto da residência

Caso você opte pelo financiamento da Caixa Econômica, o projeto da casa deve ser apresentado e aprovado junto aos documentos solicitados. Por isso, procure um profissional que conheça os padrões da instituição financeira para lhe auxiliar com o projeto. Veja também quanto custa construir uma casa, conforme o estado.

Liberação do crédito

A Caixa Econômica libera o crédito de forma diferente do convencional. Nessa modalidade, o valor do terreno é liberado primeiro ao vendedor da propriedade. As parcelas seguintes são liberadas conforme o andamento da construção, o que te permite negociar a mão de obra e a compra dos materiais.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Vale a pena financiar terreno e construção?

Sim! Pode ser bastante vantajoso financiar o terreno e a construção juntos. Mas, é preciso acompanhar todos os trâmites de perto. Além disso, veja como economizar na construção da residência para investir nos móveis e na mudança.

Vantagens e desvantagens

Financiar terreno e construção é bastante vantajoso para quem não possui a propriedade e já tem ideia do projeto que deseja. Além disso, também vale a pena para quem deseja investir em imóveis, afinal é um investimento de baixo custo que tende a valorizar com o passar dos anos.

A desvantagem são as taxas de juros a longo prazo, pois quanto mais recursos você solicitar, maior será o prazo para pagamento com as taxas e os encargos. Por isso, pesquise outras linhas de crédito que possam oferecer alto valor de crédito e taxa de juros mais baixas, como o Home Equity, conhecido como Empréstimo com garantia de imóvel.

Quais são as etapas para o financiamento de terreno e construção?

Conheça as etapas para o financiamento do terreno e construção.

  1. Escolha do terreno;
  2. Definição do projeto;
  3. Avaliação da sua capacidade financeira;
  4. Escolha da Instituição Financeira;
  5. Análise de crédito e do projeto;
  6. Se aprovado, o terreno fica alienado;
  7. Início da construção;
  8. Liberação dos recursos em parcelas.

Outras linhas de crédito

Como dissemos anteriormente, existem outras linhas de crédito que também podem ser vantajosas e oferecer condições melhores para pagamento, como o Home Equity, conhecido como empréstimo com garantia de imóvel. Essa linha de crédito também conta com contrato de alienação fiduciária, logo, como existe uma garantia, as condições de pagamento são melhores.

Na CashMe, por exemplo, o valor do crédito pode chegar a até 60% do valor do imóvel e o prazo para pagamento em até 240 meses, além da taxa de juros mais baixas que outras linhas de crédito. Outra vantagem do Home Equity é poder utilizar o crédito para qualquer finalidade, assim, o projeto da sua casa dos sonhos não precisa de aprovação, como nas outras modalidades de empréstimo.

Concluindo, vale a pena financiar terreno e construção, mas faça simulações e compare também com outras linhas de crédito e não esqueça de solicitar o CET para saber quanto você vai pagar até o final das parcelas. Veja como fazer uma simulação de empréstimo com garantia de imóvel, com Letícia Martinez, Supervisora de treinamento da CashMe.

Agora que você já sabe se vale a pena financiar terreno e construção, continue navegando no nosso blog e confira também: Como fazer planejamento de obras? Até lá!

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade