aluguel de equipamentos médicos

Aluguel de equipamentos médicos é mais vantajoso do que a compra?

4 jul 2023
8min de leitura

O aluguel de equipamentos médicos é uma modalidade em que uma empresa fornece máquinas e equipamentos médicos em troca do pagamento de mensalidades. Em muitos casos, a locação se torna mais viável do que a compra dos equipamentos.

A medicina está evoluindo constantemente e parte desses avanços estão nas máquinas e equipamentos usados pelos médicos.

 O problema é que conseguir capital para ter equipamentos de ponta pode ser um desafio para os empresários. Nesse caso, surge o aluguel de equipamentos médicos.

Aliás, você sabia que pessoas físicas também podem comprar equipamentos hospitalares?

Essa modalidade tem crescido bastante. Como qualquer escolha, traz vantagens e desvantagens — e é importante compreendê-las, pois o aluguel de equipamentos médicos pode não ser a melhor saída para a sua clínica, dependendo do tipo de equipamento.

Por isso, decidimos publicar este artigo analisando as principais características desse mercado tão interessante para o setor de Medicina.

Quais as vantagens do aluguel de equipamentos médicos?

A primeira vantagem é a redução de custo. Dependendo do equipamento e da empresa que o aluga, as parcelas pagas pela locação podem ser mais acessíveis do que a compra de um equipamento novo.

Além disso, o equipamento possibilitará à empresa a realização de atendimentos e exames que pagarão o investimento. Se o custo da locação for menor, esses pagamentos são feitos de forma mais fácil, aumentando a margem de lucro da clínica.

Redução de custo com manutenção

Em um contrato de aluguel de equipamentos médicos, cabe à empresa que loca os equipamentos a responsabilidade de mantê-los funcionando. Isso quer dizer que a clínica médica não terá custos com a manutenção.

Algumas empresas podem oferecer um equipamento substituto para a contratante. Isso é ótimo, pois evita que o negócio tenha prejuízos pela falta do equipamento e que o problema atinja também seus pacientes. Contudo, isso precisa constar em contrato.

Ao mesmo tempo, os colaboradores da clínica precisam cuidar dessas máquinas adequadamente.

Defeitos causados pelo mau uso podem isentar a locadora dos equipamentos de oferecer um substituto ou até mesmo gerar um custo para a clínica com essa manutenção.

Acesso a mais equipamentos de uma vez

Uma clínica médica pode precisar de muitos equipamentos para atender aos pacientes. A compra de tantas máquinas se trata de um investimento muito alto.

É comum que a empresa opte por comprar os mais necessários, postergando a compra dos outros — o que impede que determinados exames e tratamentos sejam oferecidos.

Contudo, a locação dá à empresa a oportunidade de alugar diversos equipamentos de uma única vez. Isso garante que esses procedimentos sejam realizados e dá mais dinamismo às atividades do empreendimento.

Dependendo da negociação com a locadora, alugar inúmeros equipamentos pode até ajudar a empresa a ter um desconto ou uma melhores condições de pagamento.

Atualização de tecnologia

Um hospital, por exemplo, pode ter feito um grande investimento na compra de equipamentos que, com o passar dos anos, se tornaram obsoletos. Repetir esse investimento sempre que a indústria de equipamentos avança pode ser muito ruim para o caixa da empresa.

Nesses casos, a locação garante que a marca tenha acesso a máquinas mais modernas, rapidamente. Isso ajuda a modernizar a operação comprometendo menos o financeiro.

Foco na atividade principal

Uma empresa que atua no mercado de Medicina tem como foco o atendimento médico. Quando ela precisa dedicar recursos para a manutenção de equipamentos, parte da energia dos colaboradores e do capital da marca é desviado para uma atividade que não é a atividade principal.

A terceirização de atividades se tornou comum dentro das empresas porque evita que recursos sejam drenados em processos paralelos. O aluguel de equipamentos médicos é um exemplo de como isso pode ser aplicado na prática.

Gestão de descarte do equipamento

Equipamentos médicos não podem ser descartados em qualquer lugar. É preciso que eles obedeçam à legislação sanitária e ambiental. Logo, livrar-se de uma máquina pode representar um custo à empresa.

Dependendo da região em que o empreendimento está, pode ser difícil contratar um serviço que destine adequadamente o equipamento a um aterro sanitário correto, por exemplo.

Ao contratar o aluguel de equipamentos médicos, esse problema de gestão é transferido ao locador que, por ter um volume grande de equipamentos, já conta com um suporte adequado.

Quais as desvantagens do aluguel de equipamentos médicos?

Agora, vamos entender quais os pontos negativos do aluguel de equipamentos médicos e como eles podem interferir na rotina dos profissionais de saúde e da empresa.

Limitação de equipamentos

Nem sempre as empresas de locação irão oferecer os mais modernos equipamentos, pois, determinadas máquinas podem representar um custo elevado até para esse tipo de negócio.

Isso significa que, dependendo da necessidade do empreendimento ter determinado equipamento, pode ser necessário comprá-lo.

Um outro ponto é que a empresa locadora pode ser parceira de determinado fabricante, oferecendo apenas produtos dessa marca. Isso também impõe uma limitação importante que pode ser prejudicial ao contratante — principalmente se o hospital ou a clínica não gostarem da qualidade dos produtos deste fabricante.

Contratos longos

Contratos B2B costumam ser longos e com cláusulas claras sobre as possibilidades de cancelamento. Em muitos casos, mesmo estando insatisfeita, a contratante precisa aguardar um período para poder cancelar sem o pagamento de multa.

Uma outra possibilidade é judicializar essa questão, obrigando a quebra de contrato a ocorrer, o que também representa um custo.

Por isso, algumas empresas do setor de saúde seguem comprando seus equipamentos, pois a relação com o fabricante pode ser mais fácil do que com a locadora.

Diminuição de autonomia

Para que o hospital tenha acesso a excelentes equipamentos locados e que receba suporte adequado, é necessário que a empresa locadora esteja sendo bem administrada — e isso foge do controle do contratante.

Suponhamos que a locadora declare falência, o que acontece com os hospitais, clínicas e consultórios que dependem do seu suporte?

Quando a empresa é dona do equipamento médico, ela tem autonomia para lidar com o suporte técnico, pode substituir o equipamento por outro, pode vendê-lo etc. — aliás, ele se torna um ativo do negócio.

Ao abrir mão dos custos que essas compras geram, optando pelo aluguel de equipamentos médicos, a marca também abre mão de uma autonomia que pode fazer falta, dependendo da situação vivenciada.

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Como conseguir capital para locar ou comprar equipamento médico?

Independentemente de qual seja a decisão da empresa, adquirir equipamentos médicos é um grande investimento e requer um volume considerável de capital.

A forma mais comum de conseguir levantar a quantia necessária para fazer o investimento é por meio de financiamento empresarial

Financiamento empresarial para compra de equipamentos médicos

Bancos públicos e privados mantêm linhas de crédito para que empresas comprem equipamentos e máquinas. Essas linhas não são específicas para o setor de saúde, mas nada impede que empresas desse segmento utilizem esses empréstimos.

Infelizmente, essas linhas não permitem que o dinheiro seja usado para o aluguel de equipamentos médicos. Apenas a compra é permitida.

Sendo assim, pode ser interessante aos empreendedores compararem os custos com o pagamento das parcelas dos empréstimos com o valor das mensalidades do aluguel dos equipamentos.

Ademais, não se esqueça de incluir nessa conta os custos com a manutenção.

É claro que esses valores serão repassados ao consumidor. Mas, dependendo do impacto que eles tiverem na composição do preço do exame ou consulta, os custos podem afastar pacientes e contribuir para que o negócio experimente prejuízos.

Capital societário

Outra forma de se conseguir dinheiro para a compra ou para o aluguel de equipamentos médicos é por meio do capital dos sócios da clínica, hospital ou consultório.

É natural que os sócios queiram que a empresa ofereça o maior número possível de possibilidades de atendimento e, dependendo do equipamento médico, o investimento pode se pagar com facilidade, seja ele comprado ou alugado.

Para que essa iniciativa funcione, é importante que os sócios e/ou investidores estejam cientes das possibilidades de retorno que o investimento trará.

Antes de optar por um equipamento médico, é preciso saber se há demanda para o atendimento prestado, se há pessoas treinadas para usá-lo etc.

Empréstimo para empresas

Uma saída muito comum para médicos queiram empreender, montando suas próprias clínicas e consultórios, é a busca por empréstimos. 

Nesses casos, a falta de determinados equipamentos torna essas empresas menos competitivas em relação aos grandes hospitais.

Todavia, é importante prestar muita atenção às taxas e às condições gerais do empréstimo. Algumas modalidades como o empréstimo com garantia de imóvel oferecem menores riscos às instituições financeiras e, consequentemente, as menores taxas de juros e os maiores prazos de pagamento do mercado.

Nessa modalidade de crédito, o empreendedor tem acesso a uma linha de crédito que poderá ajudá-lo a investir no seu negócio, com juros mais amigáveis, já que quem toma o empréstimo oferece um imóvel como garantia.

Além disso, existe uma carência de até três meses para que a primeira parcela seja paga — com opções pré e pós-fixadas.

Conclusão

O aluguel de equipamentos médicos pode, sim, ser uma opção muito mais vantajosa do que a compra desses itens. Todavia, isso não significa que essa modalidade elimine a necessidade de se fazer um investimento financeiro elevado. Tudo dependerá do tipo de equipamento que está sendo adquirido.

Além disso, as empresas precisam entender como a locadora se comporta quando os equipamentos apresentam falhas.

Existem muitas empresas que oferecem equipamentos substitutos ou que mantêm um time de técnicos a postos para ir ao local e tentar fazer a manutenção ali mesmo.

O aluguel de equipamentos médicos se torna uma péssima ideia quando a empresa dona das máquinas não se compromete adequadamente com o suporte técnico.

Ao mesmo tempo, esses instrumentos não são descartáveis. Fazendo sentido que quem alugue exija que a empresa locatária mantenha um rígido padrão de uso, cuidando dos equipamentos adequadamente. Essa é uma postura comum em um contrato de aluguel de equipamentos médicos.

Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade