Alvará de construção

Alvará de construção: como funciona e como conseguir

9 nov 2020
5min de leitura

Alvará de construção é um documento expedido pelas prefeituras certificando que uma obra está dentro das normas e parâmetros do município. 

Para tirar a licença, além de cópias da documentação do imóvel e do proprietário, também é preciso ter cópia do projeto arquitetônico e os dados do profissional técnico responsável pelo acompanhamento da obra.

Antes de iniciar uma obra ou reforma, existe uma série de medidas que um proprietário deve tomar para evitar problemas. Respeitar esses cuidados facilita a regularização do imóvel, ajudando no processo para tirar o Habite-se e, futuramente, vender o imóvel.

Precisando de dinheiro para acelerar sua obra? Conheça o Crédito com Garantia de Imóvel

Além disso, estar em dia com as licenças exigidas pela construção civil traz mais tranquilidade para o sonho de construir ou reformar. O alvará de construção é um dos passos iniciais necessários para começar a construir, reformar ou demolir. 

O que é alvará de construção

O alvará de construção é um documento expedido pela prefeitura que atesta a conformidade de uma obra com as normas e leis existentes. Ele mostra às autoridades e cidadãos que a obra foi autorizada pela prefeitura após uma análise e aprovação da documentação do imóvel, dos projetos e verificação de que as atividades executadas naquele local serão supervisionadas por um responsável técnico. 

É importante ressaltar o papel do município, afinal é ele quem emite e assina o alvará. O processo de obtenção, exigências, dispensa e isenção de taxa varia de acordo com o que cada localidade decide estabelecer. 

O próprio nome “alvará de construção” pode ser diferente de cidade para cidade, sendo chamado também de alvará de execução (como é o caso de São Paulo), licença de construção ou até especificando se o alvará é de construção, reforma ou demolição.   

Vai construir? Veja aqui 6 passos para evitar multa.

Quais obras precisam de alvará?

As prefeituras podem exigir alvará para edificações novas, reformas estruturais e até mesmo demolição. Não precisam dessa licença as reformas sem mudanças estruturais ou nas quais a área construída não será alterada. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

O que é preciso para tirar alvará de construção?

Como dito anteriormente, o alvará de construção é emitido pela prefeitura de cada município e, portanto, irá respeitar o processo organizacional do local. Em algumas situações, o documento pode ser requerido em subprefeituras, secretarias de habitação ou planejamento, departamentos responsáveis pela fiscalização de construções etc. 

Se você está bem preparado e conta com um profissional da área, os caminhos para obtenção do alvará serão indicados pelo responsável técnico da obra, simplificando a burocracia que, a princípio, parece estar envolvida no processo.

Além de conhecer as normas e parâmetros de construção do município – já adequando os projetos da obra à legislação -, esse profissional, saberá informar as documentações necessárias e a qual repartição pública o dono do imóvel deve se dirigir para obter o alvará de construção. 

Ainda assim, é possível se antecipar e checar com a sua prefeitura ou serviços de atendimento ao cidadão quais são os procedimentos para conseguir o alvará de construção. 

Muitos municípios disponibilizam essas informações em seus sites oficiais, inclusive realizando parte do processo ou seu acompanhamento de forma digital, como é o caso do Portal de Licenciamento da prefeitura de São Paulo.

No site da Secretaria de Licenciamento da cidade, é possível obter acesso a diversas guias de aprovação de alvará de execução que detalham o passo a passo do processo e as documentações que serão exigidas do proprietário, da obra, do imóvel e do responsável técnico.  

Ressaltando as particularidades que cada município estabelece, vamos listar a seguir os documentos necessários para tirar alvará de construção que são mais comumente solicitados aos donos de imóvel.

Documentos do(s) proprietário(s)

  • Documento de identificação e CPF.

Documentos do imóvel e do(s) responsáveis técnico(s)

  • Número de registro no CREA ou CAU dos responsáveis pela obra e projeto;
  • ART/ RRT de projeto e para execução da obra;
  • Projeto arquitetônico;
  • Carnê do IPTU;
  • Título da propriedade.

Quanto tempo dura o alvará de construção?

No alvará emitido pela prefeitura, constará o período de validade da licença, normalmente contabilizado em meses (válido por x meses). 

Após o período, é possível pedir a renovação do documento. Entretanto, não existe uma regra ou período geral para a duração, dependendo de cada situação  

O que acontece com a obra sem alvará?

Uma obra sem alvará é um risco para o dono do imóvel, vizinhança e profissionais envolvidos. Caso algum vizinho conteste as atividades, o dono do imóvel não terá respaldo legal. Da mesma forma, se a obra passar pela vistoria de um fiscal ela pode ser multada e até embargada. 

A obtenção de um alvará de construção traz a garantia da execução legal da obra e, claro, tranquilidade para o proprietário. 

A seriedade e complexidade que envolve as atividades da construção civil devem ser observadas, respeitando as exigências legais para dar segurança aos trabalhadores e à vizinhança envolvidos, conformidade à obra e, claro,  legalidade ao imóvel. 

Conclusão

O alvará de construção é um documento emitido pela prefeitura e atesta a conformidade da obra com a legislação. Além de documentos do proprietário e do imóvel, para conseguir o alvará de construção é preciso ter um profissional técnico acompanhando a obra e cópias do projeto aprovado. 

O passo a passo para conseguir alvará de construção e a documentação exigida variam de município para município, isso porque sua emissão é de responsabilidade de cada prefeitura e, portanto, irá respeitar o processo hierárquico e as normas de cada local. 

Uma obra sem alvará de construção, além de ilegal, pode receber uma multa e corre o risco de ser embargada caso seja visitada por um agente de fiscalização. Da mesma forma, se ela for denunciada ou contestada por vizinhos, o proprietário não terá respaldo legal da prefeitura.

Garanta a tranquilidade para o seu sonho de construir ou reformar e verifique com o responsável técnico pela obra como obter alvará de construção.



Se você precisa de dinheiro para começar ou concluir o projeto, conheça mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel. São as menores taxas de juros do mercado e os maiores prazos para pagamento. Conheça mais e surpreenda-se com os benefícios.





Avalie esse post
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Um pensamento sobre “Alvará de construção: como funciona e como conseguir

  1. Avatar
    Pamela diz:

    Boa tarde
    Fiz uma denúncia de uma obra residencial irregular
    A fiscalização da prefeitura veio e constatou irregularidade e não tem alvará de execução. Essa obra deve ser paralisada ou pode continuar?
    Att

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade