aplicativos para empresas

Conheça os 13 melhores aplicativos para empresas

17 ago 2020
7min de leitura

Aplicativos para empresas ajudam na gestão de projetos, organizam finanças, melhoram a produtividade e fazem até o controle de vendas. Beneficie-se da tecnologia e adote alguns apps no dia a dia para otimizar a rotina do seu negócio.  

Com um celular e seus aplicativos para empresas, agora ficou mais fácil e menos burocrático gerir projetos, orientar equipes, produzir documentos, organizar finanças, compartilhar arquivos e muito mais!

A todo momento surgem novos apps para ajudar empresas a otimizar suas rotinas, dedicando menos tempo para tarefas repetitivas e mais tempo à criação, inovação e conexões humanas. Veja a seguir uma lista com 13 aplicativos para empresas. 

Aplicativos para empresas se comunicarem com os seus times

O diálogo é essencial para o trabalho em equipe, gestão de pessoas e alinhamento entre empresa e funcionários.

Nas atividades remotas ou presenciais, aplicativos para empresas podem funcionar como ferramentas de comunicação, facilitando o compartilhamento de informações, integrando times, aumentando a produtividade e evitando aquela reunião que poderia ser resolvida com uma mensagem.   

1. Slack

O Slack é usado em muitas empresas como a principal plataforma de comunicação privada ou em grupo. O app dá um tom profissional e mais oficial à troca de mensagens no ambiente de trabalho. Com o celular em mãos, é possível responder aos colegas de trabalho sem que a conversa se misture com outras mensagens pessoais, como costuma acontecer por WhatsApp Business.

O app permite a criação de grupos por projetos ou assunto, desativar ou ativar o recebimento de mensagens de acordo com o horário de trabalho, compartilhamento de documentos e integração com outros apps como o Google Drive e Asana. 

2. Hangouts

O aplicativo do Hangouts é uma opção para empresas que usam o Gmail como serviço de e-mail. Simples e sem excesso de recursos, ele reúne conversas individuais ou em grupo (até 150 pessoas) e permite realizar chamadas de vídeo, que estão limitadas até 10 ou 25 pessoas a depender do tipo de conta do usuário.  

Aplicativos para empresas otimizarem tarefas

O checklist das tarefas diárias também pode migrar para o celular. Os aplicativos de gestão de projetos atendem a propósitos pessoais de organização e otimização do tempo, facilitando a visualização das tarefas que precisam ser feitas na rotina de um empreendedor, por exemplo.

Muitas empresas usam esses aplicativos para criarem e gerirem projetos em grupo, pois seus quadros e funções permitem montar fluxos de trabalho detalhados, organizar etapas de desenvolvimento de produto e muito mais. 

3. Trello

O Trello é uma versão intuitiva e digital do método Kanban – sistema onde o fluxo de produção é visualizado por cartões de sinalização que são trocados de lugar conforme o avanço das etapas. No aplicativo, os projetos ficam organizados por quadros e listas que podem ser arrastados conforme o fluxo da atividade, aprovação da demanda etc.

É possível criar times e compartilhar informações com outros usuários. O app sinaliza o status dos prazos, permite anexar documentos e imagens – boa forma de aprovar artes, textos e afins – e deixar mensagens em cada tarefa. 

4. Asana

O Asana é uma excelente opção de aplicativo para empresas que precisam fazer a gestão de projetos mais complexos e equipes maiores.

Ele segue a mesma organização por listas, cartões e quadros do Trello, mas dispõe de mais ferramentas e suas funcionalidades são mais aprofundadas, especialmente em sua versão paga. Um exemplo é a possibilidade de gerar relatórios de progresso e analisar a produtividade dos membros da equipe. 

Banner Central Emprestimo com Garantia de imovel - Ago 2022

Aplicativos para empresas realizarem videoconferências

Videochamadas. O que antes era uma alternativa para encurtar distâncias, acabou virando regra para a continuidade das rotinas em muitas empresas devido ao distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus.

Com isso, apps de videoconferência viraram pré-requisito para reuniões, capacitação, recrutamento e até o happy hour da empresa. E a tendência é que esses aplicativos para empresas continuem sendo usados após a pandemia. 

5. Zoom

O aplicativo Zoom permite ao anfitrião a criação de chamadas individuais e salas para videoconferências. Nele o anfitrião pode convidar e permitir o acesso, bloquear e desbloquear o áudio e vídeo de participantes, gravar reuniões, incluir moderadores na sala, compartilhar arquivos etc.

Essas funções estão disponíveis em maior ou menor variedade de acordo com o plano pago pelo usuário. Sua versão gratuita limita a duração da reunião a 40 minutos e 100 participantes. Já os planos pagos chegam a permitir até 500 usuários em uma mesma sala.   

6. Skype

O Skype é um dos aplicativos mais tradicionais para reuniões por vídeo. Ele permite a gravação das reuniões, compartilhamento de tela, chat por mensagem durante a videoconferência, além de não limitar a duração da ligação.

Sua versão gratuita suporta até 50 pessoas em uma mesma chamada.  

Aplicativos financeiros para pequenas empresas

Os setores administrativo e financeiro também podem ser otimizados com alguns aplicativos para empresas, em especial no caso de autônomos e MEIs. Existem opções de apps para controle financeiro, emissão de boletos, acompanhamento de vendas e consulta de CNPJ.  

7. CNPJ

O aplicativo da Receita Federal permite consultar a situação de um CNPJ através do celular. Os dados vêm diretamente das bases da Receita e trazem informações como endereço, quadro societário, situação cadastral, opção pelo Simples Nacional, telefone etc. É possível cadastrar um CNPJ e receber alertas toda vez que algum dado da empresa for alterado. 

8. Controlle

O Controlle é um gerenciador financeiro para MEI e PME. O empreendedor tem, na palma da mão, uma visão geral das finanças da empresa, facilitando a organização e controle das entradas e saídas.

Entre os recursos do app estão lançamento de despesas, fluxo de caixa, receitas, transferências, relatórios gerenciais, acompanhamento das movimentações mês a mês e acesso a múltiplas contas da empresa.

9.SmartPOS

Esse aplicativo concentra em um mesmo lugar o controle de estoque, cadastro de produtos, registro, controle de caixa, contas dos clientes, emissão de nota fiscal e várias outras funções úteis para a administração e gestão das finanças da empresa.

A disponibilidade desses recursos varia de acordo com o plano solicitado pelo cliente. Na versão gratuita, é possível realizar o cadastro de clientes e produtos, mas não há o controle de estoque e caixa, por exemplo. 

Versão para Android

10. Asaas

Com o Asaas, o Microempreendedor ou autônomo pode gerar boletos, usar o celular como maquininha de cartão de crédito e emitir NFS-e. A emissão de boletos com geração de nota fiscal eletrônica facilita a cobrança e recebimento de contas de clientes. 

11. Controle de Vendas

O app Controle de Vendas é uma outra opção de aplicativos para empresas que querem  organizar vendas e cobranças no celular. Ele faz o cadastro de clientes, registra vendas por categoria e produto, notifica cobranças a serem feitas etc.

Os dados registrados podem gerar relatórios que facilitam o acompanhamento da evolução do negócio.

Versão para Android

Aplicativos para empresas compartilharem arquivos

Usar o celular para tarefas da empresa pode facilitar o envio de arquivos e, até mesmo, a edição simultânea de um documento com pessoas que estão em outros lugares.

Essas ferramentas facilitam o trabalho remoto e presencial de empresas que ainda não podem ou não precisam arcar com servidores próprios.  

12. Google Drive

A versão para celular do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem da Google e seus aplicativos complementares (Documentos Google, Planilhas Google, Apresentações Google, Google PDF etc) permite visualizar e editar documentos, planilhas e apresentações.

O app é uma boa solução para quando você precisa acessar seus arquivos, mas está fora de casa ou longe do computador da empresa. Cada conta tem direito a até 15 GB de armazenamento gratuito.   

13. DropBox

A versão para celulares do DropBox possibilita o armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos com outras pessoas. O app é uma boa forma de enviar e receber arquivos maiores – vídeos, pastas de foto, etc – sem a necessidade de um HD externo, cartão de memória ou Pen Drive.  

Conclusão

O celular é uma ferramenta que facilita, e muito, a rotina de um empreendedor. Os aplicativos para empresas ajudam a ter, na palma da mão, o controle das finanças, a gestão de projetos, a coordenação de times, o contato com clientes e funcionários e muito mais. Tudo isso sem precisar se deslocar, facilitando o trabalho remoto e a otimização do tempo. 

Invista na tecnologia para a sua empresa incluindo alguns aplicativos na sua rotina. O celular pode te ajudar, inclusive, na hora de conseguir mais crédito para realizar um sonho ou expandir seus negócios. Conheça mais sobre empréstimo online e faça uma simulação!

Gostou do texto? Compartilhe com outras pessoas que podem se beneficiar desses aplicativos para empresas.

4/5 - (1 avaliações)
A- A A+

Compartilhe este conteúdo:

Este artigo foi útil?

Comente o que você achou do artigo

Não se preocupe, o seu endereço de e-mail não será publicado.

A CashMe utiliza cookies para melhorar a funcionalidade e o desempenho deste site, personalizar o conteúdo proposto e dar a você a melhor experiência de navegação. Para mais informações acesse nosso Aviso de privacidade