6 características de um empreendedor: saiba como aperfeiçoá-las

6 características de um empreendedor: saiba como aperfeiçoá-las
ícone de calendario

Atualizado:
29/07/2021

ícone de calendario

Publicado:
29/07/2021

ícone de relógio

Leitura de
4 min

ícone de conversa

Comentarios
0

Redação CashMe

Redação CashMe


Empreender é o sonho de milhares de brasileiros, mas será que todas essas pessoas têm as características de um empreendedor? Essas habilidades podem determinar tanto o perfil de atuação, quanto a trajetória rumo ao sucesso. A boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas ou potencializadas com muito estudo e o apoio de mentores.

Desenvolver o espírito empreendedor é ter a capacidade de buscar soluções inovadoras para as dificuldades. Essa precisa ser uma constante no comportamento de quem quer montar ou solidificar seu negócio.

Por isso, hoje vamos falar sobre as características de um empreendedor e trazer dicas de como você pode desenvolvê-las. Pegue seu bloco de anotações e boa leitura!

O que é ser empreendedor? 

Empreender significa conseguir tirar suas ideias do papel com criatividade e buscar soluções inovadoras para os mais variados problemas. Seu papel é iniciar algo novo, enxergar o que outras pessoas não conseguem ver, antecipar decisões e transformar desejos ou necessidades em ações.

Os motivos que levam alguém a empreender vão desde a necessidade de geração de renda até a identificação de uma oportunidade imperdível. Independente da razão, o perfil de um empreendedor determina qual será seu papel no desenvolvimento econômico da sociedade. Criatividade e curiosidade são parte essencial de sua empreitada.

6 características de um empreendedor

1. Iniciativa

O empreendedor precisa ter muita iniciativa para colocar em prática a ideia de um negócio. Essa característica é essencial no processo de abertura de uma empresa, principalmente porque no começo, é você que estará à frente de tudo.

Mas, essa não é uma só iniciativa para o começo da empresa. Durante toda a sua jornada, é necessário identificar ideias e ter iniciativa para colocá-las em prática. Isso é essencial para acompanhar e até mesmo se antecipar às tendências, trazendo soluções inovadoras diante das necessidades do mercado. Isso significa criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.

Quem tem iniciativa também age com proatividade e está preparado para situações adversas. Também consegue progredir, mesmo diante de situações desconfortáveis como crises econômicas, por exemplo.

2. Planejamento

A capacidade de planejamento é uma característica que quem quer ser empreendedor precisa desenvolver, já que para tirar suas ideias do papel, é necessário estabelecer um plano com metas e prazos muito bem definidos. 

Desenvolver um plano de negócios é o primeiro passo para ter uma empresa bem sucedida. Além de ser um guia para onde você pode chegar, no planejamento você ainda estipula suas metas e define algumas estratégias para não ser pego de surpresa por determinadas situações. Um planejamento estratégico com informações sobre o seu nicho, análise da concorrência e detalhes do seu público-alvo vai direcionar sua atuação no mercado.

Dentre as características de um empreendedor de sucesso estão as habilidades de planejar, monitorar, avaliar se sua estratégia está dando certo, rever e corrigir seu plano para que ele traga os resultados esperados.

3. Liderança

O empreendedor precisa ter noções de gestão e ser um bom líder. Isso porque uma das suas principais atividades será cuidar da gestão de pessoas. Um bom líder tem a capacidade de selecionar colaboradores, dividir as funções, treiná-los, mediar conflitos, motivá-los e muitas outras coisas.

O responsável por fazer com que sua ideia saia do papel é o próprio empreendedor, e para alcançar esse objetivo, ele precisa ter uma boa capacidade de liderança. Saber ouvir e reconhecer a importância dos colaboradores também é essencial.

4. Perseverança

O empreendedor não é alguém que desiste com facilidade. A perseverança e a resiliência para continuar, mesmo diante de erros e grandes desafios são diferenciais que podem fazer o empreendedor se destacar no mercado.

Reavaliar metas, mudar planos e até mesmo o modelo de negócio ou o serviço ou produto que a empresa oferece pode ser necessário, mas desistir está fora de cogitação. O empreendedor precisa estar preparado para quando as dificuldades aparecerem. 

É necessário se adaptar ao mercado, diante dos concorrentes, às novas tecnologias e a todas as soluções que podem melhorar seu produto ou serviço.

5. Organização e boa gestão de tempo

Gerenciar uma empresa é sinônimo de realizar muitas funções e fazer várias escolhas ao longo do dia. Por isso, é necessário aprender a delegar tarefas e a gerir seu tempo da melhor forma possível. Organização é essencial para o empreendedor conseguir cuidar do negócio e da própria qualidade de vida.

6. Calcular riscos

O empreendedor precisa estar disposto a correr riscos e aprender a calcular quais riscos trazem chances reais de sucesso para o seu negócio. Isso significa ter a habilidade de avaliar todas as alternativas e assumir a responsabilidade pelos desafios que você assumir. 

Como desenvolver características empreendedoras?

Quase todas as habilidades que nós listamos acima podem ser desenvolvidas por quem quer ser empreendedor. Para isso, é necessário tempo, dedicação, paciência e resiliência

O empreendedor é alguém que nunca para de estudar para se aprimorar. Existem diversos livros, cursos e treinamentos que ajudam o empreendedor a desenvolver essas características. Além disso, existem soluções tecnológicas que podem te ajudar a automatizar muitos processos dentro do seu negócio.

Busque por mentorias e treinamentos que te ajudem a encarar seus medos, enfrentar suas limitações e tragam simulações de situações reais, com base em fundamentos científicos, e que te ajudarão nesse processo.

Conclusão

Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário desenvolver algumas habilidades, como liderança, planejamento, cálculo de riscos e perseverança. Essas características são essenciais tanto para quem quer começar a empreender quanto para quem já empreende há algum tempo. Mentorias e treinamentos são ótimas alternativas para ajudar o empreendedor a desenvolvê-las.

Se, além das características que citamos acima, você precisar de um incentivo financeiro para realizar os projetos do seu negócio, pode contar com nosso empréstimo para empresa, que possui taxas de juros reduzidas e prazo de pagamento estendido.

Com qual característica de um empreendedor você se identifica mais e qual você acha que ainda precisa trabalhar um pouco mais para desenvolver? Conte para nós nos comentários!


Redação CashMe

Escrito por Redação CashMe

Equipe de redação de CashMe. Todos os conteúdos são revisados por especialistas do ramo e atualizados periodicamente.


Separamos mais essas notícias para você:

Faça seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *